Seja bem-vindo ao blog Empreender Bela!

Um Blog criado para quem deseja Ganhar Dinheiro Trabalhando em Casa e na Internet. Então vamos falar sobre o Marketing de Afiliados, Marketing de Mídia Social, Otimização de Site, Tráfego Orgânico e Pago, Renda Extra, Finanças e muito mais. Fique à vontade!

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

SEO para iniciantes – [O melhor tutorial] O passo a passo para otimizar seu site!

Para começar a ganhar dinheiro com seu blog ele precisa receber visitantes, então seu principal foco, pelo menos no início, deve ser gerar tráfego, por isso vamos falar sobre algumas técnicas de SEO para iniciantes.

Para gerar renda através de um blog é necessário que ele esteja preparado para quando os visitantes chegarem.

E uma das formas de realizar vendas com um blog é por meio da captura de leads e conversão. É por isso que na grande maioria dos blogs você ver banners oferecendo algo gratuito em troca de um contato.

Mas para conseguir o contato de alguém seu site precisa de tráfego e as principais fontes de tráfego são: SEO, branding, redes sociais e tráfego pago.

Como fazer vendas através de um blog

Para vender através de um blog o primeiro passo é começar a receber visitantes vindo de pesquisas no Google ou a partir de outras redes.

Em um blog é possível realizar venda direta, mas também por meio da captação de leads.

Para realizar vendas você precisa ter um blog profissional, capaz de encantar o usuário, responsivo e que tenha um bom carregamento.

Então vamos ver algumas dicas de SEO para quem está iniciando no marketing digital.

SEO para iniciantes

"Veja

SEO é a abreviação de Search Engine Optmization que traduzindo a grosso modo significa motor de otimização de busca, mas melhor dizendo é a otimização para os mecanismos de busca.

Diariamente muitos blogs são lançados somando com uma imensa quantidade de blogs já existentes.

Então o que fazer para que seu blog apareça no Google? Somente usando estratégias de SEO, pois elas vão deixar seu blog otimizado para os mecanismos de buscas.

Hoje o Google é o mecanismo de busca mais usado, por isso vamos focar em aplicar estratégias que atendam às exigências do Google.

Tudo que iremos estudar serve para blogs iniciantes e também para aqueles que querem continuar crescendo.

Alguns termos podem parecer complicado, mas não assuste, no decorrer do artigo vou explicando de forma simples e que facilite sua compreensão.

SEO para iniciantes – Principais Pontos

Usando essas estratégias de SEO você pode alcançar bons resultados, porém são estratégias que gera resultados a médio e longo prazo.

Hoje vamos falar sobre alguns conceitos básicos de SEO, além de como fazer as devidas configurações para seu blog receber tráfego orgânico.

Aplicando essas estratégias de SEO para iniciantes, você alcançará credibilidade, autoridade, relevância e satisfação do usuário.

Como funciona o rankeamento do Google

"Ainda

Desde que começou o Google vem aprimorando cada vez mais seus fatores de rankeamento e hoje existem mais de 200 fatores que influenciam diretamente no rankeamento de uma página.

Porém vamos falar apenas dos fatores mais básicos, mas que devem ser observados durante o processo de construção e crescimento do seu blog.

São fatores OnPage (Dentro do site) e Off Page (externos ao site), mas antes de falarmos sobre cada um deles vamos fazer algumas configurações iniciais.

Instale o Plugin Yoast SEO

Esse plugin serve para deixar sites que estão em uma plataforma WordPress mais otimizado e consequentemente aumentar o tráfego orgânico.

O Plugin Yoast SEO ajuda a fazer otimizações OnPage. Através dele é possível ajustar a URL, título SEO e a meta descrição, mas ele também ajuda na distribuição das palavras-chave de cada post, além de avaliar a legibilidade do seu conteúdo.

Com Plugin Yoast SEO você consegue gerar o arquivo XML do seu site, o sitemaps, mais na frente vamos falar mais sobre ele.

Essas são algumas funções do Plugin Yoast SEO, e a versão gratuita já é o suficiente para começar a ranquear seu site.

Para ganhar dinheiro através de um blog o conteúdo é tudo, por isso o plugin Yoast SEO é muito usado, pois ele ajuda a ajustar o conteúdo para o Google.

Lembrando que ele é um facilitador, o resultado acontecerá com uma junção de estratégias.

Instale o Plugin Header Footer Code Manager (HFCM)

Esse plugin é usado para colocar códigos de terceiros dentro de um site, através dele você tem a opção de colocar o código na posição que você desejar, em todo site ou também em páginas específicas.

Usando ele você consegue colocar códigos como pixel do facebook, Google Analytics , google ads e etc.

Para instalar basta ir em Plugins, adicionar novo e ativar.

Google Analytics

O Google Analytics é um sistema de análise do Google ele faz todo o monitoramento de um site, levantando dados sobre o tráfego.

Com essa ferramenta do Google você consegue saber por exemplo, quem é seu público, de onde eles são, qual a forma de acesso, e essas são apenas algumas opções, pois o Google Analytics ainda tem muito mais opções de análise.

Ter acesso a essas informações é importante para que você foque em criar conteúdo para o público certo, além de saber se sua estratégia está funcionando.

Para usar o Google Analytics você precisa ter uma conta no Gmail, mas é bem simples fazer as configurações, você encontra o passo a passo no próprio Google e também no YouTube.

Depois de criar a conta e fazer o passo a passo, já no final da configuração chega um momento em que deve ser instalado o código do Google Analytics em seu site, por isso copie o código.

Então clica no plugin Header Footer Code Manager e em adicionar novo, escolhe um nome para identificação ex. “Google Analytics”, configure para todo o site, em localização selecione header e por fim cole o código e salva.

Veja como Insirir o código do Google Analytics no plugin Header Footer Code Manager HFCM
Insira o código do Google Analytics no plugin Header Footer Code Manager HFCM

Pronto, a partir de agora o Google Analytics está analisando seu site.

SEO para iniciantes – Google Search Console

O Google Search Console é uma ferramenta fundamental para quem deseja posicionar um site no Google.

É através dessa ferramenta que você sabe a opinião do Google sobre seu site, por isso todo webmaster precisa usar.

Então você deve cadastrar seu site no Google Search Console.

Lembra que antes falei sobre o arquivo XML o Sitemaps? Pois é, você deve usar o plugin Yoast SEO para gerar seu arquivo e depois de gerado você deve adiciona-lo no Google Search Console.

Nesse post, “Como o Google Search Console pode ajudar Otimizar seu Site!” você encontra o passo a passo de como fazer esse cadastro.

Uptime Robot

O Uptime Robot é uma ferramenta gratuita que serve para monitorar se o seu site está no ar. Faça o cadastro e as devidas configurações, como por exemplo, coloque o tipo de monitor, o endereço do seu site e defina um tempo para ele verificar seu site.

Configure os Links permanentes

Saiba como configurar os links permanentes
SEO para iniciantes – Configure os Links permanentes

Essa é uma configuração muito simples e para fazer basta acessar a área administrativa do seu site WordPress, clicar em configurações, links permanentes e selecionar a opção nome do post.

Fez essas configurações? Então agora vamos falar sobre fatores OnPage, que também são configurações básicas de SEO que todos devem fazer.

Fatores OnPage (Fatores Interno)

Os fatores OnPage são trabalhados dentro do próprio site então é algo que você tem controle, por isso você deve empenhar para deixar em conformidade com as diretrizes do Google.

Vamos falar sobre cada um desses fatores.

Conteúdo de qualidade:

Seu conteúdo deve ser de qualidade e relevante e seu site precisa ter 4 tipos de conteúdo.

O de 1500 palavras focado em responder perguntas específicas.

Mas também precisa ter o conteúdo que é considerado o conteúdo padrão com em média 2500 palavras. Este tipo de conteúdo fica reservado para tópicos de maior pesquisa dentro do seu nicho.

O outro tipo de conteúdo é o pilar com em média 3500 palavras e o conteúdo super lista com 5000 palavras, ambos para assuntos de alta concorrência.

Título interno e título SEO:

"Vamos

Os títulos são importantes tanto para os mecanismos de pesquisa quanto para os leitores, porém título interno do post é diferente do título SEO.

Se você usa o WordPress e o plugin Yoast SEO o título principal fica na parte superior da edição do artigo, mas o plugin oferece a opção de ajustar seu título SEO, para ele ficar com um tamanho adequado ao aparecer nos mecanismos de pesquisa.

O título que aparece em sua postagem (H1) é diferente do título SEO. O título (H1) de uma postagem aparece para pessoas que já estão em seu site, mas o título SEO aparece para aqueles que ainda não acessaram seu site.

O objetivo de fazer essas configurações é chamar a atenção para que mais pessoas cliquem em seu snippet e vejam seu post.

Veja como deve ser organizado os títulos internos
SEO para iniciante – Título interno

Headding tag:

São os subtítulos dentro do seu artigo, o título do seu post é chamado de H1 e os outros ficam divididos em H2, H3 e H4.

Essa distribuição de títulos deve ser feita de forma adequada e eles devem ser interessantes, pois servem para orientar o leitor durante a leitura.

A maioria dos usuários gostam de ler o índice do texto para saber o assunto que será abordado, por isso você precisa elaborar bons títulos e que informe o que realmente será falado.

Além disso faça uma boa distribuição da palavra – chave em seus títulos, isso ajuda na otimização.

URLs amigável para SEO:

Uma URL amigável é aquela que tenha a palavra – chave, pois através da URL o usuário precisa ter um ideia do que trata o post.

É importante que ela não seja muito grande e evite usar “a”, “o”, “de” e etc., pois na URL isso não costuma adicionar nada de valor.

Tente deixar a sua URL o mais clara possível.

LSI – O uso da palavra – chave:

Em seu conteúdo também deve ter palavras similares a palavra – chave principal.

O excesso de repetições da palavra – chave pode atrapalhar a otimização do seu conteúdo, e os algoritmos do Google entende as palavras – chave similares.

O plugin yoast seo também auxilia na distribuição das palavras – chave, nos títulos e no conteúdo, por isso ele é tão importante.

Definição de Palavras – chave

Na maioria das vezes o objetivo de ter um blog é, responder perguntas do usuário através de conteúdo de valor, conquistar a confiança e realizar vendas.

Mas para seu marketing de conteúdo funcionar você precisa, fazer uma boa escolha de palavras-chave e para fazer isso o Google é nosso grande aliado, pois ele possui ferramentas que podem nos auxiliar.

Também podemos usar o próprio mecanismo de pesquisa do Google para assim encontrar muitas palavras – chave.

As ferramentas mais usadas é o planejador de palavras chave do Google, a extensão do Uberssuggest e Keywords.

O trabalho de escolher as palavras- chave começa com o levantamento das palavras mais fortes do seu nicho.

Então depois de saber quais são essas palavras foque fazer variações que ás deixe como cauda longa, pois são de menor concorrência.

Para escolher palavras cauda longa, você pode ir no Google e digitar a palavra principal e na frente digitar “a” por exemplo, vai aparecer uma quantidade de sugestões que inicia com a letra “a”.

Escolher boas palavras – chave de preferência de cauda longa, vai ajudar na otimização do seu site.

Tempo de permanência:

O Google analytics vai medir quanto tempo usuário permanece em seu site, quanto maior o tempo de permanência melhor.

No geral, o tempo em que o usuário permanece em um site, costumar ser menos de 1 minuto, no entanto esse tempo pode aumentar, mas para isso você precisa produzir um conteúdo que gere valor e que resolva o problema do seu público.

Otimização de imagens:

A otimização das imagens começa desde quando você salva em seu computador, por isso você deve salvar usando a palavra – chave e também palavras similares.

Depois de carregar sua imagem para seu site, você precisa colocar a palavra que deseja ranquear no campo Text Alt, pois o Google não ler imagens e sim o texto de referência delas.

Tamanho da Imagem:

Uma imagem pode sobrecarregar seu site, por isso tente usar imagens pequenas.

Designer Responsivo:

Seu site precisa ficar formatado mesmo que seja visto de um aparelho de celular ou tablete.

Isso é tão importante que no Google Search Console aparece as páginas que não são responsivas.

Para deixar seu site responsivo você precisa escolher um bom tema. Este tema que estou usando é o Wolf WP, de todos os temas que já usei ele foi o melhor.

Linkage Interna:

No seu conteúdo deve ter alguns links que leva o usuário para outros posts seu.

A linkage interna serve para melhorar a experiência do usuário e aumentar o tempo de permanência em seu site.

Tempo de carregamento:

Seu blog não deve demorar para carregar, pois isso faz com que o usuário desista de navegar e acessar suas páginas.

Uma ferramenta muito usada para avaliar o tempo de carregamento de um site é a PageSpeed Insights, se o site estiver lento ela mostra a causa e o que deve ser melhorado.

Botões de compartilhamento:

Alguns temas já vem com a opção de inserir os botões de compartilhamento, mas em outros você precisa baixar um plugin.

Os botões de compartilhamento serve para ajudar o usuário a compartilhar seu conteúdo e o Google também avalia o quanto um conteúdo está sendo compartilhado, por isso é importante incentivar que o usuário compartilhe seus posts.

Meta descrição:

Meta descrição é o texto que aparece nos mecanismos de pesquisa logo abaixo do título.

Esse texto deve conter a palavra – chave e chamar a atenção do usuário, na grande maioria das vezes é ele que vai influenciar o usuário a clicar em seu post.

Você percebeu como você pode trabalhar para melhorar os fatores OnPage? Essa é a parte que você tem total domínio, por isso deve trabalhar para fazer o melhor.

Agora vamos falar sobre os fatores externos ao seu site, os fatores Off Page.

Fatores Off Page (Externos ao site)

Vamos falar sobre os fatores Off Page externos ao site
Fatores Off Page Externos ao site

São fatores externos ao nosso site, são coisas que fazemos para fortalece – ló mas que não estão dentro dele.

Links building: é o processo de construção de links para o seu site, é fazer com que outros sites tenham links que indicam o seu, isso aumenta muito a autoridade do seu site.

Backlinks é um fator importante para que os mecanismos de pesquisa determine a classificação de um site para cada palavra – chave.

Para o Google se um site está sendo citado em outro site, significa que ele é um recurso de qualidade digno de citação.

Então, sites com bastante backlinks tendem a receber classificações mais alta.

Porém, esse backlink não pode vir de qualquer site, pois deve ser de sites que possuem autoridade.

Algumas pessoas tentam comprar esses links, porém essa não é uma forma legal, pois podem gerar penalidades para seu site.

Por isso o ideal é trabalhar para que você ganhe link building de forma orgânica e natural.

Autoridade (branding): Para construir a autoridade da sua marca e site, você deve trabalhar para produzir conteúdo relevante e de valor.

Além disso é essencial aplicar as técnicas de SEO e estar presente na redes sociais. Ganhar autoridade não é algo fácil que acontece da noite para o dia, você conquista a autoridade aplicando diversas técnicas.

Engajamento nas redes sociais: As redes sociais são importantes para alcançar seu público alvo e assim gerar autoridade.

Tráfego: Tudo que falamos até aqui é com a finalidade de gerar mais visitas para seu site.

Um site bem otimizado tende a aparecer nos mecanismos de pesquisas e consequentemente tem mais visitantes.

Esse conjunto de técnicas de SEO servem para gerar tráfego orgânico, pois um site que recebe mais visitas tende a gerar mais vendas.

SEO para iniciantes – Conclusão

Como falei no inicio a aplicação dessas técnicas é o que vai te ajudar a ter resultados, por isso dedique algumas horas do seu dia para colocar o que falamos em prática.

Então, espero que você tenha gostado e que esse conteúdo te ajude a deixar seu site mais otimizado.

Não esqueça de deixar um comentário dizendo o que você achou e fique a vontade para compartilhar.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante:

Nosso site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação.

Criado por WP RGPD Pro