Vender Tempero dá Dinheiro? Veja tudo que você precisa saber!
Vender tempero dá dinheiro? Já quero te responder que sim. Você pode faturar uma boa grana vendendo temperos caseiro. Para isso basta ter vontade e disposição para colocar a mão na massa.
Vender temperos é uma forma simples de ganhar dinheiro e você pode começar trabalhando em sua casa mesmo.
A maioria das pessoas, assim como eu, tem preferência por temperos caseiros. Eles são muito mais saborosos e saudáveis, pois não possuem aditivos químicos e possuem uma quantidade muito menor de sal em relação aos temperos industrializados.
Por estas e outras vantagens, vender tempero caseiro dá dinheiro. Então vamos começar falando sobre o que é necessário para começar a vender temperos caseiro.
O que saber antes de começar a vender temperos?
Para lucrar com a venda de temperos caseiro comece fazendo algumas pesquisas importantes.
Assim como para quem quer abrir qualquer outro tipo de negócio, aqui você também deve começar fazendo uma pesquisa de mercado. Pois assim, você consegue entender o que seu possível cliente precisa e quais são suas queixas.
Faça um levantamento sobre questões como:
- Tipos de temperos caseiro mais vendidos.
- Quem são seus concorrentes e veja o que eles estão fazendo de bom e em quais pontos estão deixando a desejar.
- A opinião dos consumidores sobre os produtos que já estão no mercado.
- Veja quais opções de temperos seu público alvo gostaria que tivesse.
Mesmo que seu plano seja começar um pequeno negócio em casa mesmo, é importante você fazer esse mapa do negócio.
Vender tempero caseiro é um tipo de negócio que tem um grande potencial de crescimento, por isso é importante fazer essas pesquisas.
Outro ponto importante é, faça um planejamento e deixe suas metas de curto, médio e longo prazo bem estabelecidas.
Um bom planejamento faz toda diferença, por isso comece fazendo um para o dia, semanal, mensal e anual.
Estabeleça metas com objetivo de crescimento.
Cuidado com as finanças do seu negócio, desde o início crie o hábito de fazer anotações de tudo que entra e sai. A vida financeira de um negócio é algo que você cuida e acompanha todos os dias. Esse zelo vai evitar grandes prejuízos. Falando nisso, veja o próximo tópico.
O ebook é dividido em seções que abrangem desde os temperos mais comuns, como sal, pimenta e alho, até opções mais exóticas, como curry, páprica e cominho. Também traz receitas de misturas de temperos, que podem ser utilizadas em diferentes tipos de preparação, como carnes, peixes, vegetais e massas. Além disso, você encontra os temperos mais são usados em cada região do Brasil
Como calcular o preço do seu tempero caseiro?
Essa é a dúvida de muitos que querem iniciar um negócio. Comece anotando o valor gasto em cada ingrediente, inclusive embalagens, rótulos e até mesmo com as divulgações pagas. Feito isso, some o quanto você gastou, multiplique por três e divida pela quantidade de itens que esses produtos renderam.
Exemplo, os itens ficaram 250 reais e renderam 50 unidades, então você pega o 250 X 3 = 750 e divide por 50. Você venderá cada pote por 15 reais. O valor gasto foi de 5 reais e seu lucro será de 10,00.
Existem outras formas de estipular esse valor, mas essa é bem simples. Você pode ter bastante prejuízo, caso esqueça de anotar o valor gasto para comprar cada item.
Então, use esse exemplo para adequar a sua realidade.
Legalização do seu negócio?
Até aqui o que você achou? Já está convencido de que vender tempero dá dinheiro?
É interessante legalizar tudo desde o início, para evitar problemas posteriores. Então, minha sugestão é você procurar um contador para ele fazer a abertura legal do seu negócio.
Para cada tipo de segmento de negócio existem diferentes exigências legais, por isso a importância de procurar um contador.
Você também pode buscar essas informações no Sebrae da sua cidade, pois eles conseguem ajudar bastante os empreendedores iniciantes.
O Sebrae pode auxiliar em diversas questões, além disso, eles oferecem diversos cursos sobre negócios.
Tenha um plano de divulgação de seus temperos caseiro
Comece criando uma conta no Instagram ou em outra rede social da sua preferência, mas já adianto que hoje, o Instagram é uma das melhores redes para divulgar.
Criou sua conta? Então, comece a postar fotos dos temperos e na descrição escreva sobre o que é e também o porque ele é bom.
Então, fale para seus amigos, vizinhos e familiares. Peça a eles que deixem comentários em suas postagens dizendo o que acharam do tempero.
Agora com os primeiros clientes e com prova social em suas redes sociais é hora de dar outro passo.
Graças ao WhatsApp e Facebook a gente consegue fazer parte de vários grupos de vendas da nossa cidade. Faça parte desses grupos e fale sobre seu trabalho e mostre depoimentos deixados nas redes sociais. Tem muita estratégia de vendas no Whatsapp, além disso fique atento às outras formas de vendas.
As redes sociais funcionam muito bem, mas você também deve oferecer seus temperos em restaurantes, padarias, para vendedores de marmitas. Veja os empreendimentos de comida que usam seu produto e ofereça.
Oferecer uma amostra para esses estabelecimentos experimentarem, também pode render muitos clientes.
Falei dessas estratégias de vendas, mas existem outras, essas são hoje as que mais funcionam e pela minha experiência acredito que não mudará tão cedo. Por isso, use elas para vender seus temperos e ganhar bastante dinheiro.
Alguns detalhes que não devem ser esquecidos
Existem alguns detalhes que você deve estar atento, desde a primeira produção de tempero. Por isso, veja:
- Escolha boas embalagens;
- Crie um logomarca;
- Rotulagens: Algumas informações são obrigatórias como por exemplo, a data de fabricação e de validade. Normalmente a validade de um tempero básico costuma ser de 90 dias.
Esses detalhes são importantes e influenciam na hora de concluir uma venda.
Como fazer um ótimo tempero caseiro?
Essas dicas são úteis para você ter uma ideia de como começar, no entanto é sempre bom deixar a criatividade rolar solta e acrescentar seus segredos. Mas veja como preparar um tempero básico:
Tempero básico:
- Alho
- Sal
- Cebola
- Óleo
Modo de preparo:
Primeiro você deve colocar o óleo e sal dentro de um liquidificador. Gradualmente coloque a cebola e o alho. Ele ficará cremoso.
Não é interessante colocar todos ingredientes de uma vez, pois pode estragar seu liquidificador. Depois de pronto coloque na embalagem e rótulo.
Você viu que receita básica? Mesmo que você crie outras e com outros ingredientes, é bom ter sempre uns potes dessa receita, pois nem todo mundo gosta de outros ingredientes.
Um tempero caseiro básico, com 500 gramas de alho, 250 ml de óleo e 250 gramas de sal, rende em média 1 quilo.
Veja essa listinha com alguns ingredientes que você pode usar e fazer diversas receitas.
- Orégano;
- Tempero em pó (Ex. baiano e etc)
- Colorau ou páprica doce
- Pimenta do reino
- Açafrão da terra
- Salva
- Manjericão
- Pimenta de cheiro
- Alecrim
E tantas outras, pois existem muitas opções boas de itens para fazer temperos. Use a sua criatividade, faça teste e produza bastante. Você já ouviu falar sobre o projeto Rêi dos Temperos? Não? então veja aqui em baixo um pouco sobre como funciona.
Vender tempero dá dinheiro? Minhas considerações finais
Vender tempero dá dinheiro, e mesmo quem começa pequeno tem muito potencial de crescimento.
Se você quer começar nesse ramo, meu conselho é, siga os passos que falei e use a sua imaginação e criatividade na hora de criar seus temperos.
Não ignore a parte financeira e tome cuidado para não ter prejuízo. Portanto, espero de verdade que você tenha gostado desse post e que ele tenha sido útil para você. Deixa sua opinião aqui nos comentários e compartilhe com outras pessoas.
2 Comentários
Obrigada por tantas informações, estou pensando seriamente em começar e suas dicas foram muito valiosas… obrigada..Bom dia
Fico feliz por ter gostado Ester. Sucesso em seus negócios!