Trabalhos freelance por onde começar
Está procurando ser um Freelancer? Mas, você sabe o que é um freelancer? Continue a leitura dessa matéria!
O que é um Freelancer?
É necessário que antes que você consiga conquistar seu primeiro trabalho como Freelancer, você entenda completamente o conceito de um “Freela”.
O termo é bastante popular, porém, muitas pessoas o confundem como se ele fosse um “Bico”, coisa que não é.
O Freelancer Profissional é um profissional que atua no mercado de forma independente. Ele presta serviços para uma ou mais empresas em paralelo, vendendo seus serviços com sua habilidade.
É comum encontrar Freelancers nas seguintes áreas: Redação, Jornalismo, Desenvolvimento de Software etc.
Mas, depois da pandemia houve um boom desse tipo de profissional disponível no mercado nas mais diversas áreas.
Mas, é importante entender que um Freela não é só um Bico, e sim, uma atividade dentro da sua área de conhecimento.
E através disso você vai criando uma reputação no seu trabalho, e assim, sendo indicado para pessoas e empresas.
Isso irá fazer toda a diferença, e é isso que irá fazer com que o profissional Freelancer tenha retorno financeiro recorrente.
A maioria dos freelancer procuram empreender com marketing digital, e assim conseguem trabalhar em Home Office e no que eles gostam.
Guia Para Trabalho Freelancers Novatos
O aumento de interesse na modalidade de trabalho como Freelancer é muito grande atualmente, mas existem desafios.
E muitas pessoas acabam por tropeçar nessas primeiras experiências como autônomo, pois não estão acostumadas.
Existem algumas burocracias e isso faz com que no começo não seja fácil a venda de seus produtos ou serviços.
Diferente de um trabalho físico, existe uma série de regras e disciplina que se deve tomar ao iniciar um trabalho remoto.
A mentalidade e disciplina de um trabalho remoto é totalmente diferente. E a pessoa precisa ter muita força de vontade para vender isso.
Principalmente por não haver horário de trabalho pré-determinado e nem um chefe te dando ordens, e sim, demanda de clientes.
Quero te convidar a conhecer minha loja virtua…
Para dar ao cliente mais opções de frete em conta, disponibilizamos dois sites para realizar a compra, fique a vontade para escolher aquele que melhor te atende.
Sendo assim, se você quer realmente se tornar um bom Freelancer, recomendamos que você siga o passo a passo abaixo para começar a fazer os seus Freelas:
1 – Escolha Uma Especialidade Sua
Existe uma gama de habilidades que muitas pessoas têm, sendo assim, para começar, recomendamos escolher uma em especial.
E depois disso é importante que você se especialize cada vez mais neste tipo de trabalho.
Procure atuar em um nicho em especial para se diferenciar dos seus concorrentes. Procure construir a rua reputação, para que você seja mais conhecido.
Isso irá te trazer reconhecimento e te ajudar a atuar sempre nessa área de forma recorrente.
Tente escolher algo que lhe dê prazer de fazer, e isso vai te ajudar a desenvolver as coisas com facilidade.
Isso irá te ajudar a conquistar reputação, pois você irá fazer isso cada vez melhor e com dedicação trazendo resultados aos clientes.
2 – Defina Seu Preço
Se você está começando na área de Freelancer, recomendamos que estipule um preço baixo no começo para conquistar alguns clientes.
E depois de um tempo você poderá ir aumentando até o preço correto e assim ter o retorno desejado.
Se você fizer isso, irá conquistar uma gama de clientes aos poucos e ter sempre trabalhos recorrentes.
Tente colocar na ponta do lápis os seus custos como Internet, material de trabalho e imposto a pagar em caso de emissão de nota.
3 – Planeje Bem Suas Finanças
Se você quer largar o seu trabalho atual e se dedicar 100% do seu tempo a se tornar um Freelancer, recomendamos que você tenha uma reserva financeira boa. Principalmente para começar, pois isso lhe trará calma para procurar seus clientes.
Procure ter 1 ano de reserva financeira, e procure fazer um levantamento dos seus gastos com imprevistos com seus equipamentos de trabalho. Outra coisa que você terá de entender é que não terá mais férias remuneradas.
Se puder, depois de uns meses atuando na área, procure tornar-se MEI. Principalmente para se precaver caso algum cliente seu peça nota fiscal.
Dessa forma o seu meio de trabalho estará legalizado e pagando os impostos necessários e de forma reduzida.
4 – Procure Clientes
Aqui é o ponto correto para você começar a procurar seus clientes. Procure entrar em grupos em comum com o que você trabalha.
Procure falar com os administradores a possibilidade de estar publicando sobre os seus serviços.
Existem algumas plataformas online que ajudam os profissionais Freelancers a encontrarem trabalhos.
Nessas plataformas, o cliente contratante seleciona o profissional com a melhor proposta, paga para a plataforma, e depois do serviço executado, ela irá pagar para o profissional.
5 – Tenha Rotina
Quando você se torna um profissional freelancer toda a sua rotina muda. E dessa forma, você terá de procurar ter disciplina no seu dia a dia.
Principalmente porque não terá horários pré-definidos, e isso pode trazer resultados negativos caso você seja indisciplinado.
Procure sempre estabelecer o horário de trabalho nas primeiras horas do dia. Principalmente porque é o momento onde você está com a mente limpa e descansado.
E se você conseguir a tempo terminar os trabalhos, ainda terá horas no dia livre para resolver as suas coisas.
Por isso, procure desenvolver uma rotina que te ajude a ter produtividade.
6 – Busque Companhia
A vida de um profissional autônomo muitas vezes é solitária. Dessa forma, procure mesmo com o Home Office se conectar com amizades no seu meio.
Procure também participar de coworking em sua cidade para te ajudar a se conectar com outros profissionais.
Procure de vez em quando, quando puder ir a um café ou escritório compartilhado. Isso irá te ajudar a se sentir um pouco mais próximo de profissionais de sua área ou de outras áreas.
Você poderá desenvolver amizade e até dividir projetos com outras pessoas ou desenvolver sociedade.
7 – Planeje Uma Transição
Se você deseja abandonar seu emprego e viver como Freela, poderá ir fazendo isso aos poucos e tendo uma segurança financeira.
Você poderá planejar uma transição de forma híbrida, e assim, conforme for possível procurar o tempo livre para desenvolver suas demandas.
0 Comentários