Trabalhe Sem Sair de Casa Com Papelaria Personalizada – Confira 5 dicas Super Simples
Já ouviu falar nas possibilidades de negócio com produtos personalizados? Pois é, se você deseja trabalhar sem precisar sair da sua casa e não sabe em que ramo começar, hoje vou te falar sobre um mercado repleto de oportunidades e ele está esperando por você.
Empreender com negócios personalizados é uma ótima opção para quem deseja trabalhar em um ramo rentável e flexível, pois você tem a possibilidade de faturar bem (com uma boa média de pedidos) e ainda consegue adaptar a sua rotina ao que funciona melhor para você.
Além de ser uma área versátil e repleta de possibilidades, a Papelaria Personalizada é uma área que, em geral, paga bem a quem se dedica a investir nela.
O que é Papelaria Personalizada?
A Papelaria Personalizada consiste basicamente na confecção exclusiva de produtos de papelaria para uma ocasião específica (como algum evento especial) ou um produto exclusivo inspirado na personalidade do cliente que a solicitou.
Resumidamente, os que escolhem trabalhar neste ramo, precisam ser bastante criativos e ter muita sensibilidade para captar o que mais combina com os clientes que contrataram seus serviços, para então produzir algo único inspirado nisso. Dito isso, vamos então às 5 dicas para você ingressar perfeitamente nesse mercado. Veja quais são os pontos importantes para começar a empreender nesta área e como garantir o retorno positivo com base nessas dicas. Vamos lá?
5 dicas sobre como empreender com Papelaria Personalizada
1 – Escolha uma área específica da Papelaria Personalizada e foque nela
Como já foi mencionado antes, a papelaria personalizada é uma área bem ampla. O mercado de personalizados possui inúmeras ramificações de trabalho, e por isso é tão promissor. Sendo assim, escolher uma área específica para explorar é sempre uma boa escolha.
Ao estudar melhor sobre a área, pesquise os segmentos que mais se encaixam no seu perfil e trabalhe neles. Algumas das áreas mais promissoras: encadernação (se deseja iniciar neste ramo, veja um kit para encadernação para iniciantes), lembrancinhas personalizadas, convites, artigos personalizados para festas (convites, menus, votos de casamento) e papelaria infantil.
Ser abrangente demais quando se está começando em algum negócio, além de ser mais difícil para administrar e se organizar, pode acabar sendo mais difícil para criar uma identidade única e excelente, o que consequentemente poderá reduzir as possibilidades de venda.
Por esse motivo, o aconselhável a quem está chegando agora nesse mercado é: especialize-se em um dos segmentos do nicho de personalizados e dedique-se ao máximo para se destacar nele.
2 – Estude o mercado
Pode parecer óbvio, mas acredite: é impossível começar um bom negócio sem antes estudar a fundo como funciona o mercado dele. Por isso, faça pesquisas de quais produtos estão em alta no segmento da papelaria personalizada que você escolheu, veja quem são as referências no mercado dentro deste segmento e os preços que podem ser cobrados.
Além disso, pesquise também inspirações para seus produtos em boas referências no nicho. Veja fotos, vídeos e algumas outras fontes de inspiração, você verá que isso te ajudará muito a ter cada vez mais insights. Feito isso, treine bastante até sentir-se segura para oferecer seus personalizados ao mercado.
Também é necessário que você entenda como funciona o público-alvo para que você consiga desenvolver bons planejamentos para atraí-los. Estude sobre a sua persona através de grupos temáticos nas redes sociais, veja o que mais é pedido por este público e desenvolva o seu plano de ação a partir disso.
Pesquise os materiais e equipamentos essenciais para o seu começo e faça uma lista das melhores opções para você escolher entre elas.
3 – Invista em materiais de qualidade desde o início
Já ouviu falar no “barato que saiu caro”? É isso que acontece quando tentamos economizar muito por estar começando.
É comum que tenhamos receio em gastar muito em um negócio novo, mas é necessário que o padrão de qualidade do seu trabalho já comece bem, para que se mantenha estável para se sustentar no mercado por muito tempo.
Por isso é importante que tenha um investimento justo para que haja um retorno à altura posteriormente. Por mais esforço e dedicação que você tenha, sem materiais de qualidade, é muito difícil conseguir produzir produtos que realmente sejam duráveis e de qualidade.
Sendo assim, pesquise os materiais que você vai precisar para ingressar no ramo, e procure os melhores fornecedores.
Se você deseja fidelizar os seus clientes, é importante que você invista em materiais que sejam capazes de transmitir todo o carinho que você dedica a eles.
4 – Mapeie quem serão os seus concorrentes
Apesar de você precisar garantir que os seus produtos tenham sempre originalidade e personalização, você não pode ignorar quem está no “mesmo barco” que você nesse ramo, não é mesmo?
Pois bem, muitas empreendedoras de personalizados pecam ao começar suas marcas por simplesmente ignorarem a existência de serviços similares aos delas no mercado. É necessário entender que o estudo da concorrência serve para entender onde eles acertam que você também pode acertar e também para saber como se distinguir deles.
Como foi falado no tópico 2, é preciso que você tenha um ponto de referência para saber como se destacar também. Então pesquise a concorrência, veja os preços e os métodos de trabalho, assim você já saberá por onde começar.
5 – Invista em redes sociais
Última dica, mas também tão importante quanto todas as outras: crie um perfil nas redes sociais para divulgar o seu empreendimento. O mundo atual é extremamente digital, portanto, investir nas redes sociais e em marketing digital para o seu negócio é praticamente vital para a sua marca.
Os recursos do Instagram, por exemplo, estão cada vez mais variados e podem contribuir muito com as suas vendas e também com sua exposição ao público-alvo. Publique resultados, feedbacks, processos criativos, insights e até mesmo experiências descontraídas vividas no ramo.
Crie conteúdos com base no estudo que você fez sobre o mercado e sobre a sua persona, publique com frequência e mantenha sempre o seu público aquecido. Por se tratar de Papelaria Personalizada, é interessante você publicar vídeos dos processos criativos, postar “antes e depois” de alguns dos seus melhores trabalhos e assim ir aumentando o interesse das pessoas pelos seus serviços.
À medida que for conseguindo investir mais em divulgações, é legal que você crie campanhas e anúncios patrocinados para aumentar o seu público e expandir a sua marca.
Sendo assim, seu empreendimento irá caminhar aos poucos para que, de degrau a degrau, você consiga chegar tão alto quanto deseja.
Com foco, estudo, investimento em bons materiais, boas referências e uso das plataformas de divulgação ao seu favor, sua marca de personalizados estará pronta para encarar o mercado.
Portanto, colocando em prática essas 5 dicas que coloquei para vocês aqui, vocês terão um bom negócio pela frente na Papelaria Personalizada, e o melhor: fará tudo isso sem precisar sair de casa.
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