Trabalhar por conta própria: 10 Ideias para começar
Você está desempregado ou quer trabalhar por conta própria? O empreendedorismo é um caminho que muitas vezes é percorrido por pessoas que buscam independência e uma renda extra. Além disso, trabalhar por conta própria é um caminho seguro e sem hora para acordar, algo que atrai muitos jovens hoje em dia!
Através dele podemos conseguir uma renda extra, fazer a diferença na internet e ter a liberdade de escolher como e quando queremos trabalhar. Mas iniciar um negócio próprio não é fácil, por isso resolvi fazer esse artigo. Aqui estão 10 ideias para você iniciar.
1. Comece um blog
Blogs são uma ótima maneira de compartilhar sua paixão com o mundo, seja sobre moda, culinária, viagens ou qualquer outra coisa. Todavia, além de ser um hobbie prazeroso, você pode ganhar dinheiro com ele ao afiliar-se a sites de anúncios e produtos.
É importante que você escolha um nicho para focar seu conteúdo e assim atrair mais leitores interessados. Pense sempre na qualidade e se seus artigos ajudam o seu leitor de alguma forma.
As melhores plataformas para começar o seu blog são WordPress, Blogger e Weebly. Contudo, algumas são gratuitas e outras com algumas funções pagas.
2. Venda produtos feitos à mão
Você é bom em artesanato ou tem algum talento especial para fazer algo? Por que não trabalhar por conta própria vendendo esses produtos online?
A princípio, a internet oferece inúmeras plataformas para divulgar e vender suas criações, basta pesquisar e encontrar a que melhor se adapta às suas necessidades. Seus produtos podem até mesmo ser vendidos em lojas físicas, em feiras e eventos.
Além disso, você pode vender para amigos e familiares e até mesmo pedir em comércios locais para deixarem seu produto exposto no estabelecimento e se vender o valor é dividido entre eles e você.
Eu também além de trabalhar na internet, trabalho com produto artesanal, faço aromatizantes de carro. É algo que faço e gosto bastante.
3. Torne-se um Instrutor Online
Uma das grandes vantagens da internet é a facilidade de conectar pessoas do mundo todo. Você pode usar isso a seu favor ensinando aquilo que domina para outras pessoas através de vídeos tutoriais, lives ou podcasts.
Seja didático e tenha paciência para explicar os conceitos de forma clara, assim você conquistará mais alunos dispostos a aprender com você! Ensinar online exige dedicação e organização, mas traz muita satisfação saber que está contribuindo para o conhecimento de outras pessoas.
4. Crie uma loja virtual
Se você tem um bom conhecimento de informática e gosta de trabalhar com a web, pode criar sua própria loja virtual e começar a vender produtos que sejam do seu interesse.
É importante escolher um nicho de mercado para focar suas vendas e assim atrair mais clientes potenciais. Pesquise bem os preços dos produtos que pretende vender e ofereça descontos atrativos para conquistar mais compradores!
Existem, portanto, inúmeras plataformas para você criar sua loja virtual, como Nuvemshop, Drupal, Shopify e Betalabs. Cada uma com suas particularidades e facilidades. Cabe a você decidir com qual se adapta melhor e qual atende suas necessidades.
5. Divulgue serviços nas redes sociais
As redes sociais são uma ótima maneira de divulgar serviços que você oferece, seja de design gráfico, edição de fotos ou até mesmo consultoria online.
Seus clientes podem ser pessoas físicas ou empresas, basta adaptar o seu conteúdo às necessidades de cada um. Invista em boas imagens e textos para chamar a atenção das pessoas nas redes sociais e assim conquistar mais clientes!
Além disso, é importante conhecer seu público e manter ele engajado com suas postagens. Não poste sempre a mesma coisa, aposte em conteúdos sobre a atualidade e com humor.
6. Preste serviços como freelancer
Ser freelancer é uma ótima opção para quem quer trabalhar por conta própria, mas não tem muito capital para investir em um negócio próprio.
Você pode oferecer diversos tipos de serviços, desde traduções à assistência técnica online, por exemplo. Basta pesquisar qual é a sua área de expertise e procurar por clientes dispostos a pagarem pelo seu trabalho.
O site Freelancer.com é uma ótima plataforma para encontrar esse tipo de clientela. Mas existem muitas outras plataformas também, como Workana, 99freelas e Vintepila, por exemplo.
7. Crie e venda cursos online
Você tem um conhecimento especializado que poderia ensinar para outras pessoas? Por que não criar um curso online e começar a vendê-lo? Os cursos podem ser ministrados de diversas formas, como vídeo aulas, apostilas ou até mesmo lives.
A internet certamente oferece inúmeras plataformas para divulgar e vender seus cursos, basta pesquisar e escolher aquela que melhor se adapta às suas necessidades. Seja didático e crie conteúdos de qualidade para conquistar mais alunos dispostos a aprender com você!
Você pode postar seu curso online em plataformas como Hotmart, Braip e Udemy por exemplo.
8. Crie vídeos para o Youtube
Se você gosta de falar na frente da câmera e tem algum talento especial para ensinar as pessoas, pode começar a trabalhar por conta própria criando vídeos tutoriais para o Youtube.
Escolha um nicho de mercado que tenha potencial para gerar visualizações e inscreva-se em canais relevantes para divulgar seus vídeos. Torne-se didático e crie conteúdos de qualidade para conquistar mais views e assim monetizar seu canal!
9. Venda produtos digitais
Se você tem um bom conhecimento de informática, pode começar a vender produtos digitais, como templates, e-books, audiobooks e etc. Existem diversas plataformas que permitem disponibilizar esses produtos à venda, basta escolher aquelas que mais gostar.
É importante não apenas oferecer descontos atrativos para conquistar mais clientes potenciais, como também, se ligar em datas comemorativas para eventos únicos e até recrutar afiliados.
10. Venda Produtos na OLX
Poucas pessoas sabem disso, mas muitas empresas pequenas vendem seus produtos na OLX e faturam um valor alto.
Você pode comprar eventualmente, produtos importados em quantidade e vender na OLX na sua região ou para o Brasil todo via correio e receber o dinheiro pelo OLXpay.
Vender na OLX como profissional é simples e pode te trazer uma boa renda extra, além de ser uma excelente forma de trabalhar por conta própria.
Conclusão
Por fim, espero que tenha gostado da nossa lista de 10 ideias para trabalhar por conta própria, peço que compartilhe este artigo nas suas redes sociais e se precisar de mais dicas, veja outros artigos que publicamos aqui no blog.
0 Comentários