Tipos de Marketing – Qual o mais indicado para divulgar um negócio?
Está em busca de saber quais são os tipos de marketing? Então é só continuar neste artigo que iremos falar sobre os principais detalhes desse tema.
Não há como negar que, nos dias de hoje, trabalhar com marketing é fundamental para poder fazer com que um negócio alcance o sucesso.
Mas, sabendo que existem diversos tipos de marketing, é comum que se sinta na dúvida a respeito de quais são os mais adequados.
Por isso, nos parágrafos seguintes iremos falar sobre tudo o que você precisa saber sobre os diferentes tipos de marketing. Sem mais delongas, vamos ao que importa!
O que é marketing?
Antes de falar sobre os diferentes tipos de marketing, vamos entender primeiro o que é essa estratégia tão essencial.
Em suma, marketing nada mais é que um conjunto de ações cujo objetivo é promover um produto ou serviço, criando valor e satisfazendo as necessidades dos clientes.
Ele envolve pesquisa de mercado, criação de campanhas publicitárias, gestão de redes sociais, entre outros aspectos.
O marketing pode ser feito por empresas de todos os tamanhos e em diferentes setores. Agora, vamos conhecer alguns tipos de marketing que podem ajudar a divulgar seu negócio.
Quais são os principais tipos de marketing para divulgar o seu negócio?
Existem vários tipos de marketing, mas, dentre os mais eficazes para divulgar o seu negócio, podemos mencionar os seguintes:
Marketing tradicional
É verdade que o marketing tradicional é um tanto remoto, mas isso não quer dizer que ele deixou de ser eficiente, mas bem pelo contrário.
O marketing tradicional é capaz de atender um público mais específico, como por exemplo pessoas mais velhas ou aqueles que não tem acesso a recursos mais avançados.
Mas, o que seria marketing tradicional? Dentre alguns exemplos mais práticos, podemos mencionar os seguintes:
- Jornais;
- Revistas;
- TV;
- Rádio;
- Outdoor;
- Evento institucional;
- Stand promocional;
- Panfleto etc.
Podemos chamar esse tipo de estratégia como “marketing offline”, haja vista que ele acontece em âmbitos que não requerem qualquer tipo de conectividade.
Ao falar sobre marketing tradicional, acaba sendo necessário também mencionar sobre os conceitos básicos e universais, como o famoso conceito popularizado por Philip Kotler, sobre os 4P’s:
- Praça;
- Produto;
- Preço;
- Promoção.
São esses quatro fatores que definem uma estratégia de marketing tradicional, mas que também serve de ideia central para os demais tipos que existe,
Marketing digital
Não existem maneiras de falar sobre os tipos de marketing e não citar esse, haja vista que é um dos mais populares da atualidade.
Até mesmo porque, nos dias de hoje, é indispensável que as empresas estejam presentes na internet para que se tornem mais relevantes no mercado. E uma das razões para que isso aconteça é a crescente relevância das mídias digitais na vida das pessoas.
Todas as empresas que resolvem não usar o marketing digital como parte das suas estratégias, estão praticamente fadando o seu negócio ao fracasso.
Afinal de contas, praticamente 100% das pessoas estão presentes em âmbito digital e, por isso, a sua empresa tem de estar presente no online.
Com o crescente desenvolvimento de tecnologias de análise e inteligência de dados, cada vez mais as marcas têm sido capazes de mapear a jornada do cliente.
Dessa forma, torna-se possível obter melhores informações sobre a sua persona e criar uma campanha mais assertiva e que cause maior impacto.
Por isso, não há como negar que esse é um dos melhores tipos de marketing para divulgar o seu negócio e conquistar o sucesso.
Inbound marketing
Nessa técnica, o intuito é criar um conteúdo que seja relevante e de alta qualidade para poder chamar a atenção do seu cliente e, por consequência, atrair para os seus principais canais comerciais da marca.
Ou seja, o intuito não é de levar um vendedor até a porta do cliente ou mesmo enviar mensagem oferecendo o produto, mas sim o contrário.
O inbound marketing tem por objetivo fazer com que o próprio consumidor já conheça a empresa e se convença de comprar algum produto por conta própria.
Agora, dentre algumas estratégias e canais que podem oferecer esse resultado, podemos citar os seguintes:
- Conteúdos informativos em redes sociais;
- Artigo para blog otimizado para SEO;
- Materiais ricos como ebooks, podcast, webinars etc.
Essas são ações capazes de fazer com que o seu público conheça a sua marca através dos conteúdos que irão despertar a sensação de urgência.
A partir daí, a marca se torna uma autoridade ou referência no assunto, fazendo com que o próprio cliente, por vontade própria, queira fechar negócio.
Algumas pessoas ainda chamam esse tipo de estratégia como “marketing de conteúdo“, mas independente disso, o fato é que ele é muito eficaz e relevante.
Um estudo feito pela Hubspot apontou que 82% dos profissionais de marketing usam conteúdo de forma ativa para que possam crescer no digital.
Outbound Marketing
Nada mais é que um dos tipos de marketing que vai na via contrário do que citamos anteriormente. Ou seja, nessa categoria, é a empresa quem deve procurar o cliente de maneira ativa.
Isso quer dizer que o interesse do consumidor deve nascer a partir de uma ação proativa por parte da marca, e não necessariamente por um interesse espontâneo do cliente.
Trata-se de uma estratégia que costuma estar sempre presente no marketing offline, mas também é possível adaptá-la ao meio digital.
O exemplo mais famoso do que estamos falando é o impulsionamento de anúncios pagos, como aqueles que aparecem no YouTube ou durante o intervalo de uma música no Spotify.
Existem empresas que resolvem apostar nesse tipo de marketing para que possam aparecer para o seu público-alvo, fazendo com que se torne ainda mais conhecido.
De acordo com o Statista, o impulsionamento de anúncios teve um investimento estimado em U$240 bilhões apenas em 2022.
Marketing de afiliados
Esse é um dos tipos de marketing que também podem ser bastante eficientes para divulgar o seu negócio sem muito investimento.
Afinal de contas, o marketing de afiliados consiste no fato de você disponibilizar o seu produto para que outras pessoas possam oferecer através de canais digitais, em troca de uma comissão.
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