Setores em que o empreendedorismo feminino está crescendo
Quer saber quais são os setores em que o empreendedorismo feminino está crescendo? Então é só continuar a sua leitura nos próximos parágrafos que iremos falar tudo o que precisa saber a esse respeito!
Não há como negar que, a cada dia que passa, as mulheres estão se tornando mais presentes no meio empreendedor.
É justamente por conta dessa representatividade que muitas mulheres se inspiram e procuram entender como podem empreender.
Diante desse contexto, é perfeitamente comum querer saber quais são os setores em que o empreendedorismo feminino está crescendo. É sobre isso que iremos falar neste artigo!
O cenário atual das empreendedoras brasileiras
De acordo com uma pesquisa, feita pelo Serasa Experian, estima-se que por volta de 40,5% das empresas são dirigidas por mulheres.
No entanto, trata-se de um número que está crescendo de forma exponencial. Mas, as mulheres que querem empreender ainda precisam enfrentar grandes obstáculos no mercado de trabalho, bem como:
- Falta de reconhecimento;
- Falta de apoio;
- Falta de acesso a recursos financeiros;
- Desigualdade salarial etc.
Além do mais, as mulheres costumam sofrer desafios adicionais, como a dupla jornada e dificuldade em equilibrar trabalho e vida pessoal.
Então, ainda que existam setores em que o empreendedorismo feminino está crescendo, não há como negar que ainda existe muito caminho a se trilhar.
Quero abrir um parenteses aqui para pedir o apoio de vocês, estou começando um negócio de aromatizantes de carro e ambientes, se puderem entrar em meu Instagram e começar a seguir-me ficarei muito grata @cheirinhodariqueza.
Quais são os setores em que o empreendedorismo feminino está crescendo?
As mulheres estão cada vez mais presentes em áreas que, até então, eram predominantes masculinas. Isso tem sido essencial para quebrar diversos paradigmas e inspirar suas semelhantes.
Mas, falando sobre os setores em que o empreendedorismo feminino está crescendo, podemos destacar os seguintes:
Alimentação Saudável
A pandemia, cruel e impiedosa, fez com que todas as pessoas abrissem os olhos. Agora, vemos a importância de sermos saudáveis.
Com esse novo foco, a indústria de alimentos saudáveis está em ascensão. Empreender, ainda mais para as mulheres, é uma ótima ideia!
Várias franquias encontraram sucesso nesse mercado. A demanda por alimentos saudáveis aumenta, as pessoas desejam uma vida melhor, uma vida mais longa.
O setor de alimentação saudável não é uma estrada única, é uma autoestrada com múltiplas faixas! Alimentos orgânicos, suplementos nutricionais, refeições pré-preparadas focadas na saúde… a escolha é sua.
Mas, as mulheres têm mais do que uma chance. Elas têm a oportunidade de inovar! Criar produtos alimentícios únicos, oferecer serviços de entrega de refeições saudáveis, abrir restaurantes ou lanchonetes com menus saudáveis. As opções são infinitas.
Brechós
Usado? Sim, usado. Mas não confunda com velho. Usado é a nova tendência, é o novo fresco. A venda de itens usados está em alta.
Economia circular, conscientização ambiental, o impacto da moda… tudo isso está impulsionando o setor de brechós.
Vender roupas e itens usados não é apenas uma forma de economizar recursos. É uma maneira de oferecer aos consumidores a oportunidade de encontrar peças únicas a preços acessíveis.
E para as mulheres empreendedoras? É uma porta aberta para um mercado com baixo investimento inicial. Uma loja física, uma plataforma online… é uma chance de fazer algo grande.
Comércio Eletrônico
Com quase R$170 bilhões em vendas e mais de 360 milhões de pedidos, o e-commerce também é uma excelente oportunidade para empreender e melhorar a qualidade de vida, inclusive para as mulheres.
Além disso, não há como negar que o e-commerce tem se tornado cada vez mais popular, especialmente devido à conveniência e ao alcance global que oferece.
Sendo assim, empreendedoras podem criar lojas online para vender uma variedade de produtos, desde roupas e acessórios, até produtos artesanais, livros, eletrônicos, etc.
A possibilidade de segmentação de mercado e a facilidade de operação tornam o e-commerce uma opção atraente para mulheres empreendedoras.
Cosméticos
O mundo dos cosméticos é literalmente uma galáxia de cores, texturas e aromas que encanta e atrai. As vendas desse setor estão em alta, com uma previsão de crescimento que faz os olhos brilharem: mais de R$27 bilhões até 2025! E as mulheres estão dominando o cenário.
O mercado de cosméticos é um universo em constante expansão. Uma infinidade de nichos aguardam para serem explorados: cosméticos veganos, produtos naturais, itens personalizados… a escolha é vasta. Salões de beleza, spas, clínicas de estética. A beleza não é só produto, é serviço também.
Tecnologia
Não há como negar que a tecnologia é um setor em constante ebulição, com inovações surgindo a cada segundo.
E as mulheres, fazendo história, se fazendo presentes, criando soluções tecnológicas, aplicativos, plataformas de e-commerce, inteligência artificial! A verdade é que as possibilidades são infinitas.
Educação tecnológica, consultoria em TI, marketing digital etc. Tudo isso aguarda as empreendedoras de visão.
Moda
As oportunidades de empreender nesse setor são como as tendências: sempre surgindo. Criar e vender roupas, consultoria de imagem, criação de acessórios, moda sustentável, tecnologia na moda.
A passarela do empreendedorismo é longa e cheia de possibilidades, e as mulheres estão se tornando cada vez mais presentes e influentes no mundo da moda.
Mas, além de criar e vender roupas, as empreendedoras podem explorar áreas como consultoria de imagem, criação de acessórios, moda sustentável e até tecnologia na moda, como roupas inteligentes.
Bem-estar, Beleza e Estética
Ao falar sobre setores em que o empreendedorismo feminino está crescendo, obrigatoriamente temos de falar dessa categoria.
Afinal de contas, estamos nos referindo a um setor em alta, promissor, onde as empreendedoras têm a oportunidade de brilhar cada vez mais.
Yoga, meditação, massagens, terapias alternativas, procedimentos estéticos são apenas alguns exemplos de setores que as mulheres estão se mostrando mais relevantes.
Serviços personalizados, atendimento em estúdios, clínicas, online, a domicílio etc. O que importa é atender às necessidades específicas de cada cliente.
As empreendedoras têm a oportunidade de oferecer serviços personalizados que atendam às necessidades específicas de seus clientes, seja através de estúdios físicos, clínicas, ou mesmo serviços online e a domicílio.
O que ainda precisa mudar?
Por mais que estejamos vivendo uma evolução do empreendedorismo feminino mundial, não há como deixar de citar que ainda existem alguns problemas.
Afinal, é claro o quanto as mulheres ainda sofrem de desigualdade se formos comparar com os homens no âmbito profissional e empreendedor.
Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), durante os anos de 2012 e 2018, mostrou que as mulheres recebiam cerca de 22% menos, mesmo tendo um nível acadêmico mais alto e exercendo as mesmas funções.
Além disso, muitas mulheres sofrem de alguns problemas relacionados à licença-maternidade. Trata-se de um direito previsto em lei, mas que ainda assim pode atrasar os objetivos de carreira da mulher devido a falta de preparo do mercado para lidar com essa situação.
0 Comentários