Saiba o que é SCR e as principais diferenças com SPC e Serasa
Cada vez mais os brasileiros têm buscado mais conhecimento sobre organização financeira e tentando alavancar suas finanças. Por isso, entender sobre SCR e temas como consultar SPC e Serasa é tão importante.
De modo geral, o SCR é uma maneira do Banco Central apresentar todas as informações de transações financeiras como empréstimos e financiamentos realizados no país. Por isso, é um importante banco de dados que apresenta o poder econômico do brasileiro.
Pensando nisso, preparamos o conteúdo a seguir com tudo o que você precisa saber sobre SCR. Confira também como consultar o SCR e entenda as principais diferenças entre esse sistema, SPC e Serasa.
O que é SCR?

Muito provavelmente se você utiliza um cartão de crédito seu nome e informações das suas compras estejam no SCR. O SCR é a sigla para Sistema de Informações de Crédito do Banco Central do Brasil.
Com isso, é um sistema, um banco de dados, que comporta todas as informações sobre operações de crédito, sejam empréstimos, financiamentos ou parcelamentos. Além disso, também controla os limites de crédito liberados pelos bancos aos seus clientes.
O SCR é atualizado mensalmente e agrega todas as informações de crédito com valores superiores a 200 reais. Vale destacar que o sistema apresenta tanto as operações que estão para vencer como as atrasadas.
O SCR funciona a partir do envio mensal de todos as instituições financeiras sobre as situações contábeis de seus clientes. Com isso, as informações podem ser tanto faturas de cartão de crédito, como empréstimos.
Além disso, não tem como excluir ou alterar as informações contidas no SCR, o que pode ser feito é atualizar as informações à medida que novos pagamentos sejam realizados.
Qual o objetivo do SCR?
Ao entender o que é o SCR é possível compreender um pouco do seu objetivo. Com isso, ele tem a função de funcionar como um registro de acompanhamento das operações de crédito no país.
Além disso, os dados apresentados pelo sistema também podem ser utilizados pelas próprias instituições financeiras para analisar riscos ao conceder crédito a clientes.
Entretanto, é importante destacar que diferente do SPC e Serasa, estar no SCR não impede a rotina de concessão de crédito dos brasileiros. De modo geral, ele tem o objetivo de proporcionar operações mais transparentes para clientes e bancos.
Logo, trabalhar como semeador da boa organização financeira, apresentando aos milhões de brasileiros as capacidades financeiras de cada um. Com isso, proporciona um melhor entendimento sobre as necessidades e maneira obter crédito
Veja também:
Reserva de emergência: entenda o que é e como elaborar a sua
Finanças Pessoais – Prejuízos de Gastar Mais Do Que Se Ganha!
Finanças Pessoais – Como Organizar Suas Finanças e Livrar das Dívidas
Diferenças entre SCR, SPC e Serasa
Como citado anteriormente, o SCR possui claras diferenças para o SPC e o Serasa. Antes de entender a grande diferença entre os principais banco de dados sobre finanças do país, conheça mais sobre o que é o Serasa e o SPC.
O Serasa é uma empresa que controla a partir de seu sistema de informações consegue analisar os comportamentos financeiros dos brasileiros. Portanto, o Serasa cadastra brasileiros com dívidas, mostrando os valores e as empresas.
Ao ter seu nome cadastrado no Serasa é possível que você tenha mais dificuldades para obter empréstimos, financiamentos e até mesmo abrir contas em bancos. O Serasa auxilia diversas empresas e bancos a entender o comportamento do consumidor.
Já o SPC está diretamente ligado aos milhares de lojistas do país. Com isso, é um sistema no qual os próprios lojistas colocam os clientes. Para isso, o lojista primeiro precisa avisar ao cliente sobre a dívida para tentar a negociação.
Caso não surta efeito, o lojista pode colocar o nome do consumidor no SPC. Com isso, outros lojistas podem ter acesso às condições desses consumidores e evitarem transações com esses inadimplentes.
Portanto, diferente do SPC e Serasa, o SCR é um sistema que indica todas as transações financeiras realizadas pelos brasileiros. Ou seja, um banco de armazenamento que não apresenta apenas os brasileiros negativos e inadimplentes.
Como consultar o SCR?
Agora que você já sabe do que se trata o SCR, que tal aprender como consultar as informações do banco de dados? Para isso, é preciso acessar o Registrato, ou seja, o Extrato do Registro de Informações.
O Registrato pode ser acessado pela internet e também por telefone com as centrais de atendimento do Banco Central. Vale lembrar que as informações podem ser acessadas por você, pelo Banco Central e por outros bancos.
Entretanto, essa consulta só pode ser feita caso você autorize durante a assinatura de termos de compra. Além disso, ao consultar o SCR, o sistema disponibiliza informações de até dois anos.
Informações erradas no SCR, o que fazer?
Como dito anteriormente, não é possível excluir, ocultar ou alterar as informações contidas no sistema. Entretanto, o consumidor que achar alguma inconsistência pode registrar uma Manifestação de Discordância.
Essa manifestação pode ser realizada de 5 maneiras diferentes, são elas: existência de operação, valor da operação, prazo, taxa de juros e custos e estado inadimplente da operação.
Com a manifestação o consumidor consegue colocar uma espécie de adendo a informação, sem que seja alterada, mostrando que pode existir um equívoco na informação apresentada.
Para realizar a manifestação, basta entrar em contato com sua instituição financeira e solicitar que faça o registro no SCR.
Conclusão
Com todas as informações apresentadas no texto é possível entender o que é o SCR e como esse sistema de crédito do Banco Central auxilia nas finanças dos brasileiros.
Diferente de sistemas como SPC e Serasa, o SCR apresenta todas as operações de crédito de cada consumidor. Portanto, ele apresenta faturas de cartão, empréstimos, financiamentos e quaisquer outras transações financeiras.
Para consultar o SCR é preciso acessar o site do Banco Central ou entrar em contato com os canais de atendimento. Caso encontre alguma informação errada, mesmo que não possa realizar alterações, é possível registrar uma Manifestação de Discordância.Ao contrário do SPC e Serasa, estar no SCR não indica necessariamente uma situação ruim para o consumidor. Com isso, não é determinante para atrapalhar novas transações e compras dos brasileiros. Consulte o SCR e veja sua condição!
0 Comentários