Saiba Como Divulgar Seu Blog Para Receber Mais Tráfego

Por muitas vezes eu já falei aqui que o conteúdo de um blog é rei e que ele é altamente impactante no sucesso, mas é lamentável dizer que mesmo com o melhor conteúdo dentro do seu nicho, ele tem pouca chance de alcançar mais leitores se você não aprender como divulgar seu blog e alcançar seu público alvo.

Por causa disso, muitos blogueiros desistem logo que começam seus blogs, pois não conquistam os resultados que tanto querem. No entanto, é fundamental começar sabendo qual é a realidade.

Trabalhar em um blog não é o tipo de negócio onde você enriquece de forma instantânea. Leva tempo, por isso você precisa ser consistente e determinado a colocar em prática as estratégias que realmente funcionam para divulgar seu blog.

A verdade é que, antes de ganhar dinheiro com seu blog, é preciso ter um fluxo constante de leitores. Por isso, se você já tem habilidade especialmente para escrever conteúdo de qualidade, a próxima etapa é encontrar a maneira certa para divulgar e trazer visitantes para o seu blog.

Então para ajudar você e todas as mães empreendedoras digitais, aqui estão as minhas dicas comprovadas de como divulgar o seu blog e ter mais visitantes.

6 Dicas de Como Divulgar o Seu Blog

Leio esse texto e Saiba Como divulgar seu blog para receber mais tráfego
Como divulgar seu Blog para receber mais tráfego

1. Otimize o SEO do seu blog para o mecanismo de pesquisa do Google

Provavelmente você já ouviu isso algumas vezes, seu blog precisa estar otimizado. Mas porque estou falando de otimização em um conteúdo onde o objetivo é aprender como divulgar seu blog? Porque para ter resultado com as divulgações você também precisa otimizar o SEO. São pontos que estão ligados.

Mas o que exatamente significa “otimizar o SEO” no contexto de divulgação do seu blog e como alcançar a supremacia de SEO em um cenário tão competitivo?

Otimização significa usar a palavra chave em todas as frases? Ou escrever conteúdo apenas para alcançar uma boa classificação para receber visitantes?

De fato, para as duas perguntas a resposta é, não. O excesso de repetições de palavras-chave, fora do contexto, faz seu conteúdo parecer insincero. E escrever muito conteúdo sem ter nenhum interesse, apenas para alcançar uma classificação vai fazer você chutar o balde mais rápido do que você imagina.

Como já falei, você não tem resultados com blog de forma rápida, agora imagina escrever todos os dias sobre um nicho que você não tenha interesse pessoal?

Dito isso, a forma mais tangível de gerar tráfego constante, é tendo uma classificação alta, dentro do seu nicho, nos mecanismos de busca do Google. Então otimização para SEO, está totalmente ligado a estratégias de divulgação do seu blog.

Postagens nas redes sociais são uma ótima forma de divulgação e vamos falar sobre elas mais na frente, mas com o tempo elas acabam desaparecendo.

Mas se você focar em alcançar classificações orgânicas você terá um fluxo constante de visitantes.

Pensando assim, quais os melhores métodos de SEO para você usar e ter bons resultados? Bom, vou te mostrar uma lista rápida para poder ajudá-lo.

Pesquisa de Palavras-chaves

Sempre que falarmos de otimização vamos falar de palavras-chave, pois elas são uma dos critérios para otimização.

Então, o primeiro passo para a otimização do seu blog é saber como fazer uma pesquisa de palavras-chave.

Ao fazer uma pesquisa de palavras-chave você encontra as palavras ou frases que seu público já está pesquisando nos mecanismos de busca.

Usando essa técnica você consegue criar um ótimo conteúdo, usando palavras-chave com consultas comprovadas.

Como resultado disso, você consegue classificação nas primeiras posições dos resultados de busca e consequentemente mais tráfego. É por isso que focar em otimização é sem dúvida a melhor forma de divulgar o seu blog.

Escolher palavras-chaves de cauda longa e média

No início do Google e dos blogs, era possível segmentar qualquer palavra-chave e ela seria classificada. Hoje, é muito difícil conseguir classificar uma palavra-chave de uma única palavra.

Torna muito mais fácil classificar uma palavra chave mais longa, que tenha uma intenção de pesquisa bem clara, do que classificar uma única palavra. Chamamos isso de palavra-chave cauda longa ou média.

Por mais que uma palavra chave cauda longa tenha menos buscas, usando elas você consegue se posicionar nos resultados de pesquisa orgânica e conseguir um resultado significativo muito mais rápido. Por isso, vale a pena definir uma palavra chave: cauda longa, bem específica.

Certifique-se que seu conteúdo atende os quesitos de SEO

Depois de fazer uma lista com as principais palavras chave de cauda média ou longa, pode começar o processo de redação.

Lembrando que encher seu post com palavras-chave não é legal, pois elas devem ser inseridas de maneira adequada e contextual.

Você então precisa escrever um conteúdo que aplique técnicas de SEO e também ter um blog otimizado.

Uma dica, sempre crie um conteúdo que seja lido de forma natural falando diretamente com o leitor. Não esqueça de incluir a palavra-chave no título e em alguns subtítulos.

Existem muitos outros detalhes que fazem com que um conteúdo e um blog estejam otimizados, por isso, vou deixar alguns links aqui embaixo para que você leia.

Mas por favor, essa parte da otimização é muito importante, por isso não deixe de ler e estudar mais sobre como deixar o seu blog otimizado.

RELACIONADO: SEO para iniciantes – [O melhor tutorial] O passo a passo para otimizar seu site!

2. Pesquisa de concorrência

Pesquisa de concorrência
Pesquisa de concorrência

Antes mesmo de começar a divulgar o seu blog fortemente, faça uma análise e veja o que seu blog pode oferecer de diferente dos outros.

Faça uma pesquisa completa, observando quais são os tópicos abordados por seus concorrentes, qual a linguagem de escrita que eles usam. Mas ao fazer essa análise você precisa responder algumas perguntas:

  • Você consegue saber o que está funcionando e o que está dando errado nos principais blogs do seu nicho?
  • O que o seu blog pode acrescentar e fazer de forma única?
  • Quais as habilidades você possui que o torna diferente dos outros?
  • Existem lacunas nos blogs de seus concorrentes que você pode preencher?

Depois de fazer essa avaliação comece a trabalhar, sempre com o objetivo de entregar conteúdo de valor para seu público.

Quando você faz um conteúdo bom e que ajuda pessoas, elas tendem a compartilhar nas redes sociais, e fazem essa divulgação para você.

3. Aprenda como divulgar o seu blog para seu público alvo

Quase todos blogueiros começam a blogar sem ter clareza sobre quem é seu público alvo, mas permanecer assim, torna tudo muito mais difícil, principalmente se o seu objetivo é ter sucesso dentro de determinado nicho.

É importante definir um nicho de mercado e sua persona antes mesmo de começar a produzir conteúdo.

Mas você realmente só terá uma clareza sobre quem é seu público alvo e no que ele está interessado depois de começar.

Depois de descobrir isso, as coisas vão fluir muito mais rápido, pois você poderá falar diretamente com eles, evitando aqueles que não tem interesse em seu conteúdo.

Por isso, aqui vão alguns passos para te ajudar a determinar para quem você realmente está blogando e como fazer para que eles vejam e se importem com seus conteúdos.

Quem é seu público alvo?

Se você for relativamente um blogueiro iniciante, pode não ter uma ideia clara de quem é seu público alvo, isso é normal. Se esse for o seu caso, comece imaginando quem você deseja que seja o seus leitores.

Existem algumas perguntas que você deve fazer a si mesmo:

  • O que você acha que os usuários da web vão apreciar em seu blog?
  • Quais são suas experiências fortes e como você pode usá-las para ajudá-los?
  • Porque eles voltariam em seu blog?

Encontrar essas respostas vai te ajudar a começar a entender quem é seu público alvo.

Tentar atrair qualquer tipo de pessoa para seu blog pode até funcionar a curto prazo, porém essa abordagem é imprópria e a longo prazo pode trazer alguns prejuízos.

Mesmo que você a princípio não tenha clareza sobre quem é seu público alvo, você deve continuar e ir procurando definir ele.

E para fazer isso você pode contar com ferramentas como o Google Analytics, pois ela ajuda a ter um visão clara de quem são os visitantes do seu blog, de onde eles vêm e quais são as páginas e palavras-chave que mais visitam e pesquisam. Mas além disso, o Google Analytics oferece muitas outras informações importantes.

Onde seu público alvo fica mais tempo?

Agora que você já tem uma noção de quem é seu público alvo, comece a pensar sobre onde eles passam o tempo.

Para isso, responda questões sobre:

  • Demografia: idade, sexo, ondem eles moram (localização) e profissões.
  • Psicografia: informações como, interesses, atitudes, crenças, entre outros.

Faça também uma análise de quais são as redes sociais e aplicativos que eles mais usam. Pois, todas essas informações são úteis na hora de promover seu blog.

Qual conteúdo seu público gosta de compartilhar com outras pessoas?

Aparecer nos resultados de pesquisa orgânica é uma forma eficaz de promover o seu blog, mas além disso, você também deve fazer conteúdo que seu público gosta de compartilhar com outras pessoas. Essa é uma forma de divulgar seu blog.

Por isso, busque saber, por exemplo, sobre qual tipo de conteúdo farão eles sentirem o desejo de compartilhar. E para facilitar esse compartilhamento coloque botões das redes sociais dentro do seu blog.

Quais são as principais dores do seu público e veja como você pode resolver

Todo público alvo tem um ponto fraco ou uma dor, ajudá-los nessas questões é uma maneira de ter sempre visitantes em seu site, pois eles saberão onde as respostas que buscam.

Respostas que estão dentro do nicho do seu blog. Por isso, oferecer conteúdo de qualidade e que ajuda pessoas é uma forma eficaz de divulgar seu blog.

4. Guest post na promoção do seu blog

Os guests post realmente é uma das melhores estratégias de divulgação de um blog. 

Mas você tem uma ideia do que é guest post? Se não sabe, eu vou te explicar. Guest post é quando você publica conteúdo em outro blog, e dentro desse conteúdo ou na biografia tem link para o seu site.

Essa estratégia serve para gerar autoridade e mais tráfego de referência para o seu site.

A publicação de guest post é uma estratégia muito eficaz e traz uma grande recompensa a longo prazo, principalmente quando você consegue publicar em sites com autoridade e tráfego.

No entanto, existem algumas observações importantes que devem ser levadas em consideração. Você precisa escolher um blog para guest post, onde posicionar seu link etc.

Aqui no site, tem um post falando de forma muito clara sobre o que é guest post e qual a sua importância. Esse post  é muito interessante, pois você pode aprender muito mais sobre como divulgar o seu blog usando essa estratégia.

RELACIONADO: O Que é Guest Post e Qual a Sua Importância?

5. E-mail marketing para divulgar seu blog

E-mail marketing para divulgar seu blog
E-mail marketing para divulgar seu blog

Com todos os meios de divulgação que existem hoje, você pode até pensar que a estratégia de e-mail marketing não existe mais.

No entanto, o e-mail marketing continua sendo uma fonte ativa de tráfego. Ele beneficia mesmo aqueles que estão começando e tem apenas uma pequena lista de contato.

Através do e-mail marketing você pode avisar seu público sobre novidades e ainda falar sobre produtos que você promove.

Mas como aplicar essa estratégia de e-mail marketing?

O primeiro passo é escolher uma empresa provedora de serviços de e-mail marketing. Esses provedores são fundamentais, sem eles é complicado fazer um e-mail marketing.

Com elas você consegue gerenciar sua lista de assinantes, enviando e-mail em massa de uma só vez ou mesmo através de agendamentos. Veja algumas empresas:

  • Leadlovers
  • Mailchimp
  • MailerLite
  • E-goi

No início de um blog eu sei que não tem muito lucro, por isso é interessante começar usando uma empresa provedora de serviços de e-mail marketing que tenha planos grátis e só depois fazer upgrade para um plano pago ou procurar outra empresa.

Mas depois de contratar esse serviço, ainda existe outra questão: Como aumentar o número de assinantes da sua lista? Bom, a forma mais usada para conseguir novos assinantes é oferecendo algo atraente em troca de um contato.

Essa isca digital pode ser um e-book, curso gratuito, ou participar de um evento e etc.

RELACIONADO: O Que é E-mail Marketing e Como Essa Estratégia Pode Aumentar Suas Vendas?

Seja prudente na hora de fazer suas campanhas de e-mail marketing, pense sempre em ajudar seu leitor.

6. Divulgue o seu blog na mídias social

A mídia social ajuda bastante na hora de divulgar seu blog. Mas antigamente era bem mais fácil divulgar seu blog sem pagar nada, hoje isso é bem mais complicado.

O Facebook e Instagram tem opções de anúncios pagos, onde você consegue um bom retorno, mas já o engajamento de forma orgânica é bem baixo.

É possível, mas demanda bastante tempo e constância. Por isso, o recomendado é escolher uma ou duas mídias sociais, a não ser que você esteja pagando.

Cada plataforma de mídia social funciona de uma forma, por isso você deve saber, qual delas o seu público mais usa e qual a melhor forma de divulgar o seu blog:

Como divulgar seu blog no pinterest:

Muitos blogueiros ignoram o poder do Pinterest, mas ele é uma das redes sociais mais valiosas. Principalmente para blogueiros iniciantes.

Hoje, o Pinterest tem mais de 322 milhões de pessoas conectadas por mês. Ele é uma mídia social bastante populosa, principalmente pelo público feminino. Por isso, tenho algumas dicas importantes para te ajudar a começar a divulgar seu blog no Pinterest:

  • Faça um conta comercial: com uma conta comercial no Pinterest você consegue visualizar o desempenho de seus pins, a quantidade de impressões e cliques. Ter acesso a esses dados é importante para você saber se o seu trabalho de divulgação está indo bem.
  • Imagens para o Pinterest: Tem como você, com uma extensão do google, colocar suas imagens do blog no Pinterest. Mas, para ter resultados, o ideal é você colocar imagens que sejam específicas para o Pinterest. A proporção da imagem deve ser de 2:3 e você deve incluir a marca do seu blog nela. Para criar seus designs você pode usar o canva, pois ele é uma ótima ferramenta de criação de designs.
  • Use o Pinterest SEO: Assim como é possível otimizar seu conteúdo para o Google, também é possível otimizar no Pinterest. Então, para ter uma boa classificação no Pinterest, use as técnicas recomendadas de SEO. Então procure fazer títulos atraentes que tenham a palavra chave e na descrição coloque informações úteis. Além disso, você deve reivindicar seu site no Pinterest, ser constante nas publicações e habilitar os pinos ricos. Normalmente os resultados vêm a médio e longo prazo.

Como divulgar seu blog no Facebook

Acredite, hoje o Facebook tem mais de 1,62 bilhões de usuários diariamente. Uma das maiores razões para divulgar seu blog nessa rede social é a sua popularidade. Isso permite que você alcance um público muito grande.

Mas a grande desvantagem do Facebook é o número baixo de alcance, principalmente para páginas ou grupos novos.

Mas a vantagem é que se você estiver disposto a pagar para anunciar, o valor costuma ser baixo e tem bastante retorno.

No entanto, ainda tem como atrair de forma orgânica um público para seu blog, por isso vou falar algumas delas aqui, porém, isso requer consistência:

  • Faça parte de grupos que sejam do seu nicho: Ingressar em grupos é uma excelente forma de divulgar o seu blog. Mas atenção, leia as regras do grupo e veja se você tem permissão para divulgar seu blog. Envolva nas postagens de outras pessoas, curtindo, comentando e compartilhando. Isso é bom, pois as pessoas tendem a fazer o mesmo em suas publicações.
  • Crie seu próprio grupo: mesmo participando do grupo de outras pessoas, é importante que você comece seu próprio grupo. Nele você tem total autonomia e liberdade para fazer quaisquer publicações e também para conversar com os integrantes.
  • Página de negócios: crie uma página de negócios e nela coloque todas informações sobre seu blog. Com um uma página de negócios você consegue ter acesso a dados importantes de suas postagens como por exemplo, número de pessoas alcançadas e sobre a interação do público.
  • Envolva com seu público: crie postagens que envolvam seu público. Por isso, faça perguntas relacionadas a seu nicho, publique atualizações sobre seu blog, poste vídeos e notícias sobre seu nicho e etc. E o mais importante, não esqueça de responder os comentários e seja sempre prestativo.

Então agora vamos falar sobre a próxima mídia social.

Divulgue seu blog no Instagram

Divulgue seu blog no Instagram
Divulgue seu blog no Instagram

Desde o início do Instagram em 2010, ele só cresce, é uma mídia social predominantemente de imagens. Todo mês cerca de 1 bilhão de pessoas usam o aplicativo. Os usuários gastam em média 28 minutos por dia na plataforma.

Assim como no Facebook, pode ser difícil conseguir tráfego orgânico. Mas diferente do Facebook no Instagram você consegue mais controle sobre seu público e consegue se conectar com pessoas que tenham interesse por seu nicho.

Algumas dicas para ajudá-lo a divulgar seu blog no Instagram:

  • Capriche na biografia: Ela é onde as pessoas saberão quem você é, então com palavras simples e direta fale sobre quem é você e o que você faz. E não esqueça de colocar seu link na bio.
  • Uma página com links: No Instagram você pode colocar um link, então estrategicamente, muitas pessoas criam uma página e nela coloca os links mais importantes. Por exemplo, se você tem um blog e vende produtos como afiliado, tem um canal no YouTube, então faça uma página e nela inclua botões que levam o usuário para a sua página.
  • Faça postagens de imagens de qualidade: como o Instagram é composto por imagens, é difícil aumentar o número de seguidores sem imagens que chamem a atenção dos seus seguidores. Por isso, procure tirar boas fotos ou use banco de imagens de qualidade.
  • Envolvimento com seu público: Assim como nas outras redes sociais, no Instagram também é essencial criar um envolvimento com seu público, sempre respondendo os comentários e também participando das publicações deles.

Existem outras redes sociais e plataformas onde você pode divulgar o seu blog, podemos citar aqui o, Twitter, TikTok e YouTube.

A regra para todas elas é, além da constância nas publicações, criar perfis que falam sobre o que você faz e com links para seu blog.

Considerações finais sobre como divulgar seu blog

Seguindo esses passos de forma consistente, você conseguirá ter resultados com a divulgação do seu blog.

Além de tudo o que falamos você ainda deve colocar em seu blog, botões de compartilhamento nas redes sociais. Eles ajudam muitos, principalmente na divulgação daqueles conteúdos virais.

Sempre use as ferramentas de análises como o Google analytics, Google Search Console e os resultados de análises das próprias plataformas de mídia social.

A divulgação do seu blog, não é feita de uma única forma, existem várias estratégias que você deve seguir e hoje falamos sobre as principais.

Pense sempre que muito dos resultados não vão acontecer imediatamente, mas a médio e longo prazo. O importante é manter sempre a consistência.

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