Finanças Pessoais – Prejuízos de Gastar Mais Do Que Se Ganha!
Você já parou para pensar sobre o que faz as pessoas gastarem mais do que ganham? Porque temos tanta dificuldade de cuidar das nossas finanças.
A maioria das pessoas, não levam suas finanças pessoais como algo sério e acabam gastando muito mais do que ganham, e por consequência não tem um controle financeiro, não conseguem estabelecer metas e não fazem um planejamento.
Se você faz parte desse grupo, provavelmente muito dos seus sonhos não são realizados e isso vai gerando uma frustração que é um dos primeiros prejuízos por gastar mais do que se ganha.
A decepção por uma sequência de sonhos que você não consegue realizar pode levar a uma profunda tristeza e desmotivação.
Por isso é muito importante criar novos hábitos e colocar o que será falado sobre finanças pessoais em prática e assim, não viver as consequências de gastar mais do que ganha.
Para iniciar é super importante atentar aos pequenos gastos e aqueles que parecem insignificantes, pois normalmente são eles que te impede de fechar as contas.
O Que é Gestão de Finanças Pessoais.
Você sabe o que é finanças pessoais? Finanças pessoais é todo financeiro de uma pessoa física, porém usando todo conceito financeiro empresa.
A falta de cuidado com as finanças pessoais pode trazer serias consequências.
Fazendo uma boa gestão financeira você pode alcançar seus objetivos, pois cada passo será planejado desde o que você ganha, a forma como economiza e até o que investe.
Hoje existe uma facilidade muito grande em comprar parcelado e com isso o orçamento mensal pode até estar no azul, mas isso não significa que ele realmente está positivo.
Com isso qualquer falha te fará perder o controle de tudo e fora os juros que você paga por comprar parcelado.
Então é preciso fazer um controle financeiro das suas finanças pessoais, isso vai trazer muitos benéficos e você estará no controle do seu dinheiro e não ao contrário.
Quando eu era criança…
Quando eu era criança meu pai trabalhava como pedreiro e minha mãe cuidava de mim e mais dois irmãos.
Como todos sabem pedreiro não tem serviço toda época do ano e principalmente no período chuvoso.
Então é necessário muito controle financeiro, além de gastar menos que ganha é preciso poupar para os períodos que falta serviço.
Porém não era isso que acontecia.
Meu pai pegava os serviços e na maioria das vezes ganhava bem, pois na época ele era bem conhecido.
No entanto quando ficava sem serviço agente passava muita dificuldade e tudo isso podia ser diferente se houvesse um planejamento.
Ele não gastava dinheiro esnobando ou em coisas desnecessárias, mas não tinha um bom planejamento.
Por muito tempo eu não gostei do final de ano por causa das festividades, pois era um período de chuva e meu pai ficava sem emprego.
É um período onde todo mundo está festejando e nós em um arrocho danado.
Graças a Deus hoje não tenho mais esse sentimento e isso me motivou a cuidar das minhas finanças pessoais.
Hoje tenho um sonho de ajudar as pessoas como meu pai a entender a importância de ter um controle financeiro e gastar menos do que se ganha.
Se houvesse planejamento e um controle das finanças pessoais, provavelmente muitas dificuldades teria sido evitada.
Um dos prejuízos de você gastar mais do que ganha, é que não afeta apenas você e sim toda família.
A importância de entender sua finança pessoal e evitar gastos e prejuízos desnecessários
Você precisa de dinheiro para praticamente tudo, desde as necessidades básicas ao laser.
Ter conhecimento da sua finança pessoal evita que você se torne vítima do sistema que mantem as pessoas endividadas.
Muitas pessoas até aparentam ser ricas, pois costumam andar em carrões e usam roupas de marca e gostam de casas luxuosas e etc., mas nem sempre isso significa que elas tem condições de viver assim.
Aliás esse é um hábito comum de pessoas pobres, pois não podem ganhar um aumento que vão lá e faz uma dívida que dura o resto da vida.
E assim acabam tendo prejuízos, pois gastam mais do que ganham fazendo compras parceladas e o salário vai todo para pagar juros.
Veja também…
Finanças Pessoais – Como Definir Metas Financeiras Alcançáveis
Como Gastar menos do que se ganha…
Gastar menos do que se ganha vai te ajudar a viver bem melhor e construir patrimônios.
Tem pessoas que não tem a menor noção de quanto ganham e nem o quanto gastam.
Muitos o salário cai na conta bancaria e ainda tem alguns débitos automáticos e com isso acabam não fazendo acompanhamento do que e em que estão gastando.
Para gastar menos do que se ganha é fundamental ter esse controle e para isso você precisa olhar com frequência sua conta bancária.
Faça anotações dos seus gastos
Outro passo importante é ANOTAR tudo que você compra, desde uma balinha até gastos maiores.
Essas as anotações podem ser em papel, planilhas ou aplicativos o importante é anotar.
Isso te ajudará a identificar seus gastos e possíveis desperdícios e quando identifica-los corte ou tente reduzi-los, pois existem alguns gastos que devem ser revisados como o plano celular, internet entre outros.
Muito desses gastos podem ser diminuídos ou trocados por custos menores.
Um dos prejuízos de gastar mais do que se ganha é a falta de qualidade de vida. Quando na verdade você poderia viver bem e dentro do que você recebe.
Ex.: Será que você consome tudo que você paga por um plano de celular ou internet? Se não o ideal é trocar por um plano mais barato.
Em alguns lugares não daria para você ir de a pé ou de bicicleta? Será que você usa todos os canais de TV ou assiste apenas alguns?
Então essa analise te ajudará a cortar bastante gastos e com o passar do tempo isso será rotina e com essa atitude você conseguirá saber exatamente o quanto ganha e seus gastos.
Você já ouviu falar da regra dos 50 – 15 – 35%? Ela te ajudará a não gastar mais do que você ganha
Controle suas finanças usando a regra dos 50 – 15 – 35 % e evite os prejuízos de gastar mais do que se ganha.
Se você nunca ouviu falar dessa regra vou te falar agora.
Ela serve para te nortear sobre quantos percentuais da sua renda será destinado a cada tipo de gasto e com isso você evita ter prejuízos por comprar mais do que se pode.
Os 50% será destinado aos gastos básicos como moradia ou alimentação e etc.
Já os 15% será usado para no início se você tiver endividado para o pagamento dessas dívidas, mas depois que as contas estiverem pagas, você usará os 15% para investimentos e construção de patrimônio.
Leia também o artigo: Descubra Agora 3 Formas de Construir Uma Renda Residual.
Restam 35% da sua renda você usará com coisas que você gosta, como passeios ou outros Hobbies.
Essa regra é necessária para você saber exatamente o que deve ser feito com o que você ganha, imagina se você viver a vida toda trabalhando apenas para pagar contas e ficar sempre endividado?
Seria totalmente sem sentido viver dessa forma, por isso a importância de ter o controle das finanças pessoais, evitando gastar mais do que você pode gastar.
Finanças pessoais – Como aumentar seus ganhos?
Se você fez uma análise das suas finanças e cortou alguns gastos, mas seus ganhos ainda são insuficientes provavelmente é hora de encontrar uma forma de aumentar sua renda.
E hoje existem muitas formas de ganhar uma renda extra, seja usando a internet ou não.
Mas tem um detalhe, essa nova renda extra tem como objetivo te ajudar a colocar sua vida financeira em ordem, pois não vai adiantar ganhar mais e aumentar seus gastos.
Uma dica que acho muito interessante é encontrar uma forma de ganhar dinheiro na internet.
Trabalhando na internet você consegue por exemplo ficar mais próximo da família e até automatizar parte do trabalho.
Se por exemplo, você quiser aumentar seus ganhos vendendo cachorro quente na porta de faculdades, você vai trabalhar muito mais, e ter um grande desgaste físico.
Para gerar renda trabalhando na internet também será necessário um certo sacrifício, mas não como o do exemplo citado.
Você pode nas horas vagas trabalhar com o marketing de afiliados, marketing de conteúdo, marketing de mídia social, em fim existem diversas formas de fazer um extra trabalhando online.
São negócios que não necessitam de praticamente nenhum investimento financeiro, basta dedicar um tempo e escolher uma estratégia.
Veja também…
Marketing de Afiliados – Como fazer sem ter um site?
Mantenha o foco em gastar menos do que ganha
Mesmo com uma renda extra você não pode perder o foco e começar a gastar mais do que você ganha.
Para chegar a ter que buscar uma forma de gerar uma renda extra creio que você já vivenciou os prejuízos de gastar mais do que ganha, então defina uma estratégia e siga as dicas que falamos.
A princípio use essa renda extra para negociar suas dívidas, e depois de quitadas e se tiver tranquilo comece a fazer investimentos, ou fique apenas com um emprego.
Mas seja firme em fazer a gestão financeira do seu dinheiro.
Bom se você gostou desse texto e se ele te ajudou fique à vontade para compartilhar com seus amigos e também para se inscrever em minha lista VIP onde você receberá novidades.
0 Comentários