O que é SEO – Por Que Ele é Tão Importante Para seu Sucesso Online

Quando você faz uma pesquisa na internet, saiba que os primeiros resultados que aparecem estão muito bem otimizados com técnicas de SEO e por isso são os que têm mais autoridade na internet.

Quem trabalha na área de Marketing Digital sabe que não é fácil manter bons resultados, pois produzir conteúdo para a internet não consiste apenas em compartilhar informações, porque a forma como a informação é fornecida também é muito importante.

O Empreender Bela quer te ajudar a empoderar o seu negócio e hoje traz esse tutorial para você entender a importância do SEO e aprender bombar seu site/blog com uma boa otimização.

O que é SEO?

O que é SEO – Por Que Ele é Tão Importante Para seu Sucesso Online
O que é SEO – Por Que Ele é Tão Importante Para seu Sucesso Online

SEO (Search Engine Optimization) são técnicas usadas para rankear sites e blogs em mecanismos de busca.

Essa sigla traduzindo para português significa “otimização para mecanismos de busca”, e basicamente essa otimização serve que as pessoas consigam encontrar o seu conteúdo na internet.

Por que SEO é importante para o seu crescimento?

Os mecanismos de busca estão sempre se atualizando para melhorar ao máximo a experiência do usuário e suprir suas necessidades.

As técnicas SEO acompanham os novos critérios de forma a fazer com que esses mecanismos e principalmente os usuários reconheçam conteúdos na internet.

Quanto mais otimizada for uma página, melhor será sua colocação, o que significa que mais pessoas vão interagir com o seu conteúdo, consequentemente te transformando em uma autoridade. 

Entendendo como o SEO funciona

Você pode ser muito talentosa, mas se não produzir um conteúdo com uma otimização no mínimo adequada, dificilmente conseguirá uma boa audiência.

Veja agora como funciona o SEO e a importância dos fatores de ranqueamento que podem ser divididos em SEO on page e off page, que são respectivamente as ações dentro e fora das páginas.

On Page 

Qualidade

A qualidade é o principal fator de rankeamento, mas vamos combinar que isso também se aplica a nossa vida, não é mesmo?

Os mecanismos de busca analisam entre muitas coisas o tipo e a duração de interação que uma pessoa faz após clicar em um link.

Usando o Google bot ou robô do Google, como exemplo, podemos dizer que esse bot vai rankear melhor sites e blogs que prendem a atenção do usuário e que recebem bastante compartilhamento, pois isso mostra que o conteúdo tem qualidade.

Meta tag

Meta tag são como etiquetas dentro de um código web.

Ao escrever um título para um post, automaticamente uma heading tag será adicionada ao código fonte de sua página, pois é assim que os mecanismos entendem o que é um título e como o seu conteúdo é organizado.

Essas etiquetas são muito importantes para rankear o seu site, mas dependendo de plataforma que você usa, não precisa mexer diretamente com as tags.

No entanto para checar se estão corretas, você pode contratar um técnico em SEO ou checar pelo Google Search Console.

Tittle tag: É o título que aparece em azul ao fazer uma pesquisa no Google, essa tag é muito importante pois vai ser o primeiro contato do usuário com  o link de sua página.

Heading tag: são as tags que ajudam aos mecanismos a identificar à organização do texto, por exemplo, as headings tags h1,h2 indicam o título e o subtítulo.

Links internos

Quando você cria um blog, é importante fazer linkagem interna. Percebeu? Eu acabei de fazer uma linkagem interna sugerindo um link de um conteúdo relacionado aqui dentro desse blog, que no caso é “criar um blog”.

Os links internos são distribuídos em um artigo para sugerir ao usuário outros conteúdo de um site.

Essa técnica serve para manter o usuário dentro de um site por mais tempo.

Otimização de imagens

Os mecanismos de busca ainda não entendem uma imagem, então a forma que esse bots leem uma imagem é através do SEO.

Para otimizar uma imagem, tudo começa quando você a salva no seu computador com as palavras-chaves à que a imagem corresponde.

Acesse esse post completo da rockcontent para saber como otimizar imagens.

 Keyword (Palavra-chave)

Sem definição de palavra-chave, o SEO do seu site não estaria completo e seria impossível se posicionar nos mecanismos de busca..

Por exemplo, se você pesquisar no Google “ 4 formas de trabalho online”, ele te vai rankear apenas os resultados que tenham essa palavra-chave ao longo do conteúdo. 

Off Page 

Redes sociais

As redes sociais são importantes fatores de off page, pois lá onde você pode anunciar o seu conteúdo e direcionar pessoas para o seu site ou blog. 

 Link building

Link building é uma das técnicas mais importantes para o crescimento do seu negócio. Funciona dessa forma: você faz uma parceria com outros produtores de conteúdo, de forma que eles vão recomendar os seus links nos sites deles e vice versa.

Dicas de otimização SEO

Pesquisa de palavra chave 

É importante pesquisar por palavras chave antes de coloca-las em um conteúdo. Os fatores considerados são:

Short Tail (cauda curta) ou Long Tail (cauda longa): Short Tail são palavras-chaves curtas como “emagrecimento”, a desvantagem desse tipo de palavra-chave é que geralmente tem alta concorrência mas é mais fácil trabalhar com elas.

Por outro lado, Long Tail  tem menos concorrência por ser mais específica, por exemplo “Emagrecer sem ir pra academia”, mas é mais difícil trabalhar com ela, pois não tem muitos sinônimos e repetir mais de uma vez tira a qualidade do texto.

Densidade: A densidade de palavra-chave é quantas vezes ela é repetida.

Exemplificando: se você escreve um texto de 300 palavras, repetindo a keyword 3 vezes, à densidade é de 1%.

O ideal para evitar punições é ter uma densidade de 1% à 3%.

Volume de busca: Mostra se a palavra-chave é ou não procurada pelos usuários.

Não adianta evitar concorrência usando palavras-chave com baixo volume de busca, o ideal é encontrar um meio termo.

As ferramentas mais populares para fazer pesquisa de palavra-chave são SEMrush e o Keyword Planner do Google

Link Building

Agora que você já sabe o que é link building, é hora de buscar a sua parceria através do e-mail ou redes sociais.

É importante procurar produtores confiáveis cujo o conteúdo seja relevante para o seu blog ou site.

Design profissional

Você tem que apresentar um visual profissional para evitar perder potenciais clientes.

Quando um site tem uma aparência inadequada, as pessoas podem não achar aquilo confiável, e isso vai prejudicar o seu crescimento.

Aposte em um design que converse com o seu nicho e passe autoridade para os visitantes.

O tema que eu gosto por já ser otimizado e também deixar o seu site muito profissional é o Avenger.

Acompanhe o desempenho

Acompanhe o desempenho
Acompanhe o desempenho

Não basta apenas otimizar. Acompanhe o desempenho do seu site para fazer atualizações quando for preciso.

Dessa forma você aprende a ser mais assertiva e cultiva bons resultados!

Esse foi o post de hoje, se você gostou compartilhe e me siga nas redes sociais! Até a próxima!

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