O Que é Marketing de Conteúdo? Como Criar Uma Estratégia Que Gere Alto Desempenho?
O marketing de conteúdo é uma das estratégias utilizada no marketing digital e consiste na criação de conteúdo para a web.
O marketing digital é hoje a forma mais eficiente de crescer no mercado, visto que é a partir das estratégias corretas que as empresas alcançam maior visibilidade e público.
Assim, marketing de conteúdo é:
Uma forma de atrair o público para seu negócio através de conteúdo de boa qualidade, que não necessariamente tem a intenção de vender, mas sim de informar, e criar a confiança necessária para que ele continue buscando a solução de seus problemas em sua empresa.
Nesse artigo você vê mais sobre o marketing de conteúdo e como criar boas estratégias. Continue acompanhando!
Os principais objetivos do marketing de conteúdo

Atrair o público alvo
O principal objetivo do marketing de conteúdo é atrair o público para o serviço, seja ele qual for.
No entanto, tem a missão de atrair um público específico, que realmente pode se interessar por aquilo que sua empresa oferece.
A atração se dá oferecendo produtos que as pessoas precisam na hora que elas precisam.
Oferecer conteúdo de qualidade
Em muitos casos, o público não chega ao seu conteúdo pensando em comprar algo, mas sim ler um conteúdo de seu interesse. Dessa forma, criar um bom conteúdo é fundamental.
Se forem imagens, certificar-se de que estão em boa qualidade faz toda a diferença. O mesmo vale para vídeos.
Para os textos, a organização na escrita e a busca por informações relevantes é essencial para que o público permaneça em seu blog ou rede social e depois compre seu serviço.
Resolver um problema
Em geral, as pessoas buscam através da internet tirar dúvidas e resolver problemas.
O marketing de conteúdo tem como um dos objetivos trazer a solução (que as vezes a pessoa nem sabia que precisava) para um problema específico (que ela nem sabia que tinha).
A partir do momento em que a pessoa se sente contemplada pelo conteúdo, certamente compartilha com outros.
Criar uma visão positiva
A visão positiva do seu negócio é criada a partir da resolução de um problema, que gera confiança no seu conteúdo.
Assim, as pessoas passam a recomendar aquilo que você produz porque acredita que aquele conteúdo será importante em outras ocasiões e para outras pessoas também.
Os benefícios de fazer marketing de conteúdo
Maior tráfego no seu site

Quando você produz um bom conteúdo e que atenda à necessidades do cliente, fica nas primeiras páginas do Google, o que é ótimo porque outras pessoas encontram seu site com mais facilidade.
Assim, mais pessoas visitam seu site e conhecem seu serviço.
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Familiarização do público com a sua marca
Principalmente se sua marca for pequena, produzir conteúdo para a internet explicando o que você faz, para que serve seu produto e em que pode ajudar na vida das pessoas é fundamental para que o público se familiarize com o produto, mesmo que não esteja querendo comprar.
Gera leads
Um dos principais benefícios do marketing de conteúdo é a geração de leads.
O lead é aquele cliente em potencial. Isso acontece porque, se uma pessoa lê seu conteúdo é porque tem interesse naquele nicho.
Assim, é possível fazer uma análise de quem são estas pessoas e criar conteúdo específico para elas.
Gera vendas
Apesar de o objetivo principal do marketing de conteúdo não ser a venda, ela acaba acontecendo devido ao interesse que o conteúdo gera no cliente, além da familiarização e confiança, coisas das quais já falamos anteriormente.
Como criar uma estratégia de sucesso
Como você já viu, o marketing de conteúdo consiste na criação de conteúdo para atrair e engajar o público.
No entanto, não se baseia apenas na escrita de conteúdo. Para que o conteúdo realmente cumpra seus objetivos, uma boa estratégia é fundamental.
Assim, para gerar alto desempenho é preciso:
- Definir a persona
A persona não é seu público alvo e sim uma pessoa real e específica para a qual você direciona seu conteúdo.
Assim, sabendo que, por exemplo, você produz conteúdo para o João, de 23 anos, estudante de informático, deve criar o conteúdo que esta persona precisa.
Para definir a persona você pode utilizar questionários, observar as métricas do site, entre outros.
- Funil de vendas
O funil de vendas define os passos que o cliente faz até fazer a compra de um produto.
Assim, é preciso decidir se o conteúdo será focado no topo do funil (apresentação da pergunta), meio do funil (apresentação da resposta) ou fundo do funil (solução do problema), para criar textos ainda mais específicos.
- Canal
A última dica é escolher o melhor canal para a publicação do conteúdo, onde você atinge mais personas. Seja um blog ou redes sociais, o ideal é que funcione para a sua marca.
Nesse artigo você viu o que é marketing de conteúdo e como criar uma estratégia de sucesso para a sua empresa.
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