O que é LinkedIn? Como usar a plataforma profissionalmente!
É bem provável que você já tenha ouvido falar dessa plataforma, mas será que você entende de fato o que é LinkedIn?
A verdade é que muitas pessoas ainda tendem a achar que se trata de uma rede social para interagir com outras pessoas, assim como outras que já existem no mercado.
Se essa é a sua concepção, saiba que é preciso entender um pouco mais sobre o que é LinkedIn, haja vista que detém uma proposta um pouco diferente.
Então, se você quer entender um pouco mais sobre esse assunto, além de saber como usar essa plataforma, é só continuar nesse artigo que iremos falar tudo a respeito.
Então, sem mais delongas, vamos ao que realmente importa!
O que é LinkedIn?

Hoje em dia, essa rede social detém mais de 300 milhões de membros, o que faz com que se torne a maior rede social profissional existente.
Bem como outras mídias digitais, como o Facebook ou Twitter, o LinkedIn também oferece a chance de interagir com outras pessoas e empresas.
No entanto, o grande diferencial desta plataforma é o fato de que todas essas interações podem influenciar a carreira, tanto de forma negativa quanto positiva.
Além disso, a plataforma tem várias finalidades, mas hoje em dia tem um papel muito considerável nas contratações.
Inclusive, de acordo com uma pesquisa feita no ano de 2014, realizada por uma empresa de software de contratação, cerca de 79% dos recrutadores que foram entrevistados afirmaram que já foram contratados pelo LinkedIn.
E, à medida que a tecnologia se torna cada vez mais comum entre os espaços, relações pessoais e até em contratações, espera-se que a comunidade e o contato profissional dentro dessa plataforma se torne cada vez maior.
Sendo assim, além de saber o que é LinkedIn, também é importante entender como usar essa ferramenta a seu favor, gerando ótimas oportunidades.
Como funciona o LinkedIn?
A verdade é que, em vários aspectos, o LinkedIn se torna bem parecido com o Facebook, mas o intuito se diversifica em diversos pontos.
Então, ao fazer uso dessa rede social, é vital entender e ter muito bem estabelecido em sua mente que se trata de um meio profissional.
O passo primordial é fazer um perfil e, nele, é preciso constar os seus dados pessoais, contatos, suas informações profissionais e acadêmicas.
Além disso, é ideal adicionar um resumo da sua carreira, links para seu site e blog (se houver) e anexar as publicações externas.
Assim que tiver finalizado o seu perfil, é hora de começar a procurar por conexões, que é como se chama os contatos.
Nessa etapa, o ideal é que você adicione quais são as pessoas que você conhece diretamente ou mesmo quem gostaria de conhecer.
No entanto, tenha o cuidado de adicionar apenas pessoas que estão ligadas ao ramo, empresa ou indústria da qual você gostaria de estar.
Para o que serve o LinkedIn? As principais funções da plataforma
Agora que você já entendeu o que é LinkedIn, também é importante saber quais são as principais funções da plataforma, até mesmo para melhor se organizar e aproveitar tudo o que ela tem a oferecer. Então, dentre as principais funções, podemos citar as seguintes:
Networking
Independente de em qual momento profissional você está, saiba que é sempre vital manter a sua rede de contatos aquecida.
E, nesse ponto, o LinkedIn é uma grande ferramenta. Através dela, torna-se possível conversar com os seus conhecidos e manter sempre uma relação pelo menos amistosa.
Fora isso, ainda há chance de fazer novas conexões, o que vai lhe possibilitar novas possibilidades. Então, tente procurar por pessoas que seriam uma boa adição em seu network. Um jeito de fazer isso é averiguar grupos ligados à sua profissão ou setor.
Fortalecer sua credibilidade profissional
À medida que novos contratantes consultam o seu perfil, ele pode acabar lhe ajudando a se estabelecer como um excelente profissional.
Mas, para facilitar esse fator, a dica é aproveitar as comunidades que o LinkedIn é capaz de lhe oferecer. Através dela, além de conseguir informações, você pode criar posts e interagir com outros.
Além disso, cada perfil tem um espaço para recomendação, o que faz com que você possa pedir para amigos, colegas, antigos chefes etc.
O melhor é que eles ficam visíveis, o que pode lhe ajudar a criar uma boa impressão aos que visitam a sua página.
Mas, para manter e fortalecer a sua credibilidade na rede, a dica é sempre se demonstrar ativo, como curtir e publicar bons textos, contatos etc.
Procurar emprego
Como já dito sobre o que é LinkedIn, a plataforma é uma ótima forma de buscar oportunidades de trabalho.
Inclusive, diversos recrutadores checam os perfis de seus candidatos nessa rede. Mas, além disso, diversas empresas postam vagas pelo próprio LinkedIn.
A dica para conseguir empregos com um pouco mais de facilidade é garantir que o seu perfil se mantenha visível para todos.
Também não deixe de colocar palavras-chaves ou expressões que são mais relevantes dentro da sua área de atuação.
Quanto maior e mais precisas forem as keywords, mais fácil vai ser encontrá-las na rede social. Caso queira encontrar emprego, vá até a aba “Vagas”, onde é possível pesquisar por função, setor e localidade.
Dicas para ter um perfil bom e com destaque nas buscas
Agora que já sabe o que é LinkedIn e quais são as suas principais funções, é hora de saber o que fazer para que o seu perfil tenha destaque. Dentre nossas dicas, podemos citar:
-
Coloque foto
Perfis sem fotos são catorze vezes menos vistos e, por isso, é vital colocar alguma em seu perfil. A foto não precisa ser formal, mas saiba que é quase como um ambiente de trabalho.
-
Invista em um bom resumo
Busque responder às seguintes perguntas, em poucas linhas:
- O que você já fez?
- O que gosta de fazer?
- Quais são as suas experiências mais importantes?
-
Preencha todas as seções possíveis
Preencha campos como organizações filantrópicas, causas e projetos voluntários.
-
Personalize sua URL
Isso vai fazer com que o seu perfil apareça antes no Google. Para editar, é só selecionar o ícone de ajuste, ao lado da URL, abaixo da foto.
0 Comentários