O que é Leads? Porque são tão importantes para realização de vendas
Muita gente vem se perguntando: “leads o que é?” E a verdade é que esse é um dos termos que mais se fala quanto o assunto é inbound marketing.
No entanto, por mais que muito se fale da sua importância, muitos ainda não sabem o que é leads e o porquê tamanha relevância para as empresas.
Não é segredo para ninguém que o maior objetivo de uma empresa é justamente conseguir novos clientes e gerar lucros.
Para tal, deve-se fazer uma boa estratégia para conquistar possíveis compradores. Isso é gerar leads. Ele é capaz de prospectar possíveis clientes.
Entender “leads o que é” acaba se tornando uma forma de compreender como fazer com que o seu negócio se torne mais lucrativo.
Mesmo porque, para que uma empresa aumente o seu faturamento e consiga atingir os seus objetivos, é necessário manter as estratégias de captação ativa, bem como um bom relacionamento com possíveis clientes.
Então, se você quer entender melhor sobre leads o que é, basta continuar nesse artigo que iremos falar tudo a respeito.
Leads o que é?

Em suma, um lead nada mais é que um consumidor em potencial que, de alguma forma, mostrou estar interessado em algum serviço ou produto.
Dentro do universo do marketing digital, ele demonstra interesse através de conversões. Ou seja, cede informações pessoais ou profissionais, bem como:
- Nome;
- E-mail;
- Telefone etc.
Em troca dessas informações, a empresa oferece algum conteúdo exclusivo ou alguma outra oferta de valor.
Isso pode ser desde o fato de oferecer o download de um e-book ou até um teste grátis de 30 dias, por exemplo.
Em qualquer das situações, o usuário deve fornecer as suas informações para que possa adquirir a oferta.
Portanto, deve-se tratar os leads como potenciais clientes, haja vista que deram informações pessoais em troca de conteúdo ou oferta.
Ou seja, isso quer dizer que ele buscou pelo seu negócio, que tem interesse por ele. Isso o torna mais suscetível a adquirir algum produto ou serviço seu ou da sua empresa.
Mas, uma vez que se inicia esse contato, o lead deve seguir um funil de marketing da sua empresa, sempre guiado por ações e estratégias de marketing, até consumar uma venda.
Qual a diferença entre lead e visitante?
Já falamos sobre o que é leads, no entanto, pode ser que você ainda se pergunte sobre o que diferencia de um simples visitante.
Quanto a isso, pode-se afirmar que todo lead é um visitante, mas nem todo visitante é um lead. Parece confuso?
O que estamos querendo dizer é que os visitantes são usuários gerais, os quais navegam por alguma página de seu site ou em qualquer outro canal online de sua empresa.
Em contrapartida, os leads são pessoas que se interessam pela sua solução e que, por consequência, fazem alguma conversão no canal digital em questão, o qual pode ser site, blog etc.
Isso quer dizer que um visitante apenas acessa as páginas, enquanto o lead fornece alguns dados para a empresa.
Dentro do inbound marketing, o que se espera é que os visitantes se tornem lead, fazendo com que eles convertam e comecem um relacionamento.
É por essa razão que uma métrica de grande importância é a taxa de conversão de visitantes em leads.
Lead ou cliente?
Outra coisa que você deve saber é que lead não é a mesma coisa que cliente. Na verdade, eles ocupam status diferentes dentro do funil de vendas.
Em ambos os casos, a empresa tem acesso ao e-mail, mas o lead ainda não efetuou nenhum tipo de compra.
Então, dentro do funil de vendas, o lead vem antes do cliente. É somente depois que o lead faz alguma compra em sua loja que ele se torna cliente, mas as coisas não terminam por aí.
Mesmo porque clientes satisfeitos tendem a fazer compras de novo. Portanto, é vital que o seu negócio tenha um processo de pós-venda, quase que o tratando como se fosse um lead de novo.
Diferença entre lead e lead qualificado
Outra coisa que você deve saber sobre leads o que é, diz respeito à diferença entre o que é qualificado e o que não é.
Em suma, o lead qualificado nada mais é que está mais disposto à venda, entendendo o problema que enfrenta e a forma com que a empresa soluciona.
Ou seja, são leads que já tiveram algum relacionamento com a sua marca. Porém, saiba que nem todo lead vai se tornar qualificado.
Isso quer dizer que nem todo usuário que converte vai estar de fato interessado em iniciar o processo de negociação de compra.
Um exemplo disso é quando um lead faz o login para usar a versão trail de uma ferramenta, mas não fez a compra.
Isso pode ocorrer por diversos motivos, como falta de recurso ou porque não viu valor no produto em questão.
O que é captação de leads?
Captar leads é a base de qualquer negócio, e há diversas formas de converter um visitante comum em um lead.
É possível fazer isso por meio de um formulário em algum artigo do seu blog, landing page ou pop-ups espalhados em seu site.
A única coisa que não pode faltar são locais em que o usuário se sinta atraído pela sua oferta ou conteúdo, a ponto de deixar as informações para adquirir um produto.
O que é qualificação de leads?
Ao converter um visitante em lead, saiba que ainda pode haver um longo caminho até que ele realize alguma compra em seu site.
De acordo com Chet Holmes, em seu livro “The Ultimate Sales Machine”, ele explica que, no mercado todo, apenas 3% das pessoas de fato querem comprar algo.
7% estão à disposição para ouvir falar sobre, 30% não pensam sobre isso, 30% acreditam não estar interessados e mais 30% não se interessa pelo produto.
É nesse contexto que existe o que se chama “jornada do cliente”, que é o processo de maturação do usuário dentro do funil, até chegar nos 3%.
Por que gerar lead é tão importante?
Gerar lead é um processo importante porque ele é vital para o crescimento geral das empresas, uma vez que seu foco é gerar vendas.
Mesmo porque, se apenas 3% dos visitantes de fato estão preparados para a compra, desperdiçar os 97% não é nada nem um pouco estratégico.
A partir do momento em que uma empresa faz ações de captação de leads, e oferece conteúdos e ofertas em troca de dados como e-mail, acaba que essa venda se torna muito mais concreta.
0 Comentários