O que é growth hacking e como usá-lo para crescer seu negócio
Você sabe o que é growth hacking? Se você quer entender um pouco melhor sobre esse assunto, basta continuar a sua leitura nos parágrafos seguintes que iremos falar tudo a seguir.
Com o mundo dos negócios em constante evolução, é essencial que as empresas se adaptem e inovem para se manterem competitivas.
Uma das estratégias que ganhou destaque nos últimos anos é o growth hacking, uma abordagem focada em acelerar o crescimento de um negócio por meio de experimentos rápidos e estratégicos.
Mas, você sabe o que exatamente é growth hacking e como ele pode ser usado para expandir seu negócio?
Neste artigo, vamos desvendar o conceito de growth hacking, explorar sua origem e entender por que ele é tão eficaz para impulsionar o crescimento.
Além disso, discutiremos algumas das melhores práticas e estratégias que você pode implementar em seu próprio negócio para aproveitar o poder do growth hacking.
Seja você um empreendedor em início de carreira, um líder de uma startup em rápido crescimento ou um executivo de uma empresa estabelecida, às insights de growth hacking podem fornecer a vantagem competitiva de que você precisa para se destacar. Então, vamos começar?
O que é Growth Hacking?
Em suma, o Growth hacking nada mais é que uma estratégia focada no crescimento do seu negócio, baseada na construção empírica de melhores práticas a partir de hipóteses e experimentos.
Não é sobre ter uma ideia genial que vai revolucionar sua empresa, mas sobre identificar o principal problema ou alavanca do seu negócio e focar esforços nele.
Sendo assim, o intuito é pensar em melhorias, priorizar as melhores ideias, modelar a forma mais simples de testar essa nova ideia e aplicá-la, aprender com os sucessos e insucessos e usar esse aprendizado para gerar novos testes.
De onde surgiu o termo Growth Hacking?
O termo “growth hacking” foi cunhado em 2010 por Sean Ellis, ex-líder de Growth do Dropbox e do LogMeIn e fundador do Qualaroo e do GrowthHackers.
Ao analisar empresas com crescimento acelerado, Ellis identificou alguns pontos em comum: elas evitavam o marketing tradicional, buscando formas inovadoras de promover sua marca e produto.
Além disso, Ellis também notou que possuíam equipes dedicadas a growth com uma formação bem heterogênea e realizavam otimizações rigorosas baseadas em análises e dados, sem espaço para suposições sem embasamento.
Premissas do Growth Hacking
Para que você possa entender ainda melhor sobre o que é growth hacking, é necessário saber quais são as premissas desse conceito.
Quanto a esse respeito, podemos mencionar as seguintes:
Crescimento
A premissa mais básica e fundamental do growth hacking é o crescimento.
Mas, para poder alcançar esse intuito, o processo precisa envolver diversas expertises, que vão desde a aquisição, ativação, receita, retenção até a indicação de usuários (referral).
Métrica Norte
Essa é a métrica que define o que significa crescimento para sua empresa ou qual problema você vai resolver.
No entanto, é preciso ter em mente que a métrica norte não pode ser simplesmente vender mais ou ter mais lucro.
Na verdade, ela precisa estar alinhada com o que define o sucesso do seu modelo de negócio, como o número de usuários ativos, leads qualificados, número de clientes, NMRR, entre outros.
Portanto, é indispensável que essa métrica seja clara e óbvia para manter o foco nas ações que realmente importam.
Experimentos
Os experimentos são o motor da operação de growth hacking. Por meio deles, é possível descobrir o que realmente funciona e o que não funciona.
Exemplos comuns são os Testes de Otimização ou Testes A/B, usados para otimizar algo já existente de uma forma mais rápida.
Outro exemplo são os Testes de Descoberta, que são tentativas de algo nunca feito e que pode valer a pena na estratégia de crescimento.
Como utilizar o Growth Hacking para crescer seu negócio?
Usar o growth hacking para impulsionar seu negócio envolve uma série de etapas estratégicas, mas que certamente serão muito eficazes.
Mas, dentre as nossas principais dicas sobre como você pode usar o growth hacking para crescer o seu negócio, mencionamos as seguintes técnicas:
Identifique a Métrica Norte
Como mencionado anteriormente, a Métrica Norte é uma métrica que define o que significa crescimento para sua empresa ou algum problema que você está tentando resolver.
Essa métrica deve estar alinhada com o que define o sucesso do seu modelo de negócio, como o número de usuários ativos, leads qualificados, número de clientes, NMRR, entre outros.
A melhor coisa que você pode fazer é identificar essa métrica e utilizá-la para orientar suas ações e decisões de growth hacking.
Monte uma equipe multidisciplinar
Uma equipe de growth hacking bem-sucedida não é composta apenas por profissionais de marketing, mas outras especialidades também.
Ela deve incluir membros com uma variedade de habilidades e especialidades, incluindo análise de dados, desenvolvimento de produtos, engenharia, design e mais.
Essa diversidade permite que sua equipe aborde problemas e oportunidades de vários ângulos e ofereça soluções inovadoras.
Crie e teste hipóteses
A magia do growth hacking reside na arte da experimentação. É um processo iterativo, onde construímos hipóteses sobre o que poderia ser o combustível para o crescimento do seu negócio.
Suponha, por exemplo, que há um recurso particular que você acredita que possa alavancar a retenção do usuário.
Pode ser uma ferramenta de personalização do produto, um novo layout da interface do usuário ou até mesmo um programa de recompensas.
Você poderia, então, desenhar um experimento. Neste experimento, esse recurso seria introduzido para um grupo de usuários, enquanto um grupo de controle ficaria sem.
Aprenda com os resultados e reitere
Mas não basta apenas executar experimentos. A verdadeira sabedoria vem da análise dos resultados e do aprendizado obtido com eles.
Se um experimento se mostra bem-sucedido, não descanse em seus louros. Pense em como você pode ampliar o que funcionou.
Por outro lado, se um experimento não deu certo, não se desespere. Pergunte-se por que e o que você pode fazer de maneira diferente no futuro.
O objetivo não é acertar todas as vezes. Em vez disso, trata-se de aprender continuamente e de aprimorar seus produtos e estratégias com base nesse aprendizado.
Invista em otimização
Outra faceta vital do growth hacking é a otimização. Os testes de otimização, como os Testes A/B, são uma ferramenta valiosa que você precisa valorizar.
Eles permitem que você compare duas versões de uma página, um recurso, uma estratégia de marketing.
Use-os para refinar continuamente suas estratégias e fazer melhorias incrementais que, ao longo do tempo, podem se transformar em grandes saltos de crescimento.
Explore novas ideias
Por fim, não tenha medo de explorar novas ideias. O growth hacking é tanto sobre inovação quanto sobre otimização.
Testes de descoberta, que são tentativas de algo nunca antes feito, podem abrir novas portas para o crescimento. Portanto, esteja sempre aberto a novas ideias e disposto a correr riscos calculados para testá-las.
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