O Que é E-mail Marketing e Como Essa Estratégia Pode Aumentar Suas Vendas?

O e-mail marketing é uma estratégia muito poderosa do marketing digital, que diferente do que muita gente pensa, ainda gera ótimos resultados.

Hoje em dia, muita gente utiliza o e-mail como principal ferramenta de contato, assim, o e-mail marketing é uma ótima estratégia para engajar e fidelizar clientes.

Mas, o que é o e-mail marketing?

Em resumo, o e-mail marketing cria uma comunicação mais direta e personalizada entre a empresa e o cliente e tem como objetivo estabelecer uma relação duradoura entre estes dois, para que o cliente siga utilizando ou comprando os serviços e produtos de uma empresa.

Se você quer entender melhor essa estratégia, continue lendo o post pois nele explicamos as principais vantagens dela.

Como Funciona o E-mail Marketing?

O Que é E-mail Marketing e Como Essa Estratégia Pode Aumentar Suas Vendas?
O Que é E-mail Marketing e Como Essa Estratégia Pode Aumentar Suas Vendas?

O e-mail marketing é uma estratégia muito simples e para fazê-la, a empresa só precisa de uma lista de e-mails de seus clientes.

A lista de e-mails pode ser formada de várias maneiras e o melhor é que terá a relação dos clientes divididos por interesse e estágio do funil.

A partir do momento em que tem a lista, a empresa precisa decidir o que vai enviar para cada pessoa, considerando que sempre serão e-mails personalizados de acordo com a persona, e então dispará-los, utilizando um software.

Como Conquistar a Lista de Contatos

Conquistar a lista de e-mails pode ser uma parte difícil, no entanto, é muito confiável porque os clientes que deixam seus e-mails de certa forma têm interesse no produto.

Além disso, não é imposto o recebimento de e-mails, mas respeita a vontade de o cliente receber ou não.

Para conquistar essa lista você pode deixar um espaço de inscrição no site, oferecendo uma newsletter ou o download de um e-book, por exemplo.

Assim, as pessoas que se interessarem em receber esse conteúdo já entram na sua lista.

Como Enviar os E-mails

O envio dos e-mails pode ser feito com a ajuda de um software.

Através de programas especializados, você dispara os e-mails com facilidade e ainda tem a chance de conferir quem são as pessoas que realmente leem, quem marca como spam, entre outras coisas.

Objetivos do E-mail Marketing

Engajamento de Leads

O marketing de conteúdo é responsável por gerar leads e o e-mail marketing como estratégia serve para manter estes leads engajados.

Assim, com os e-mails os clientes em potencial sentem-se mais confiantes com a empresa e criam intimidade com o produto.

De acordo com a pesquisa Content Trends 2017, cerca de 64,7% das empresas apontam que o principal objetivo do marketing de conteúdo é gerar leads.

Enviar Conteúdo

O e-mail pode servir para enviar conteúdo de qualidade sobre sua marca com a intenção de divulga-la.

Através do e-mail é possível criar texto, inserir imagens e vídeos, o que facilita a leitura e aumenta o engajamento com aquela leitura.

Como conteúdo, é possível enviar dicas, uma newsletter, produtos, informações, entre outros.

Vender Produtos e Serviços

Como a comunicação do e-mail marketing é muito direta, ao enviar produtos para os contatos a chance de eles comprarem aumenta muito.

Assim, apostar em anunciar lançamentos ou promoções, por exemplo, aumenta muito a chance de venda.

Veja também…

Funil de Vendas – Como Fazer de Forma que Funcione?

Aproximação Com os Clientes

Com o e-mail marketing é possível manter uma relação com o pública, além de estreitá-la com o tempo.

Já é comprovado que os clientes sentem mais vontade de abrir um e-mail que o trata diretamente por seu nome, com se o conhecesse.

Assim, a empresa e o cliente acabam ficando “íntimos” e isso é muito bom para as vendas.

Vantagens do E-mail Marketing

Mesmo que o e-mail pareça obsoleto, todo mundo tem um. Assim, entre as vantagens está o alcance, já que pode ser enviado rapidamente para um grande número de pessoas.

Outra vantagem é que o e-mail marketing permite qualquer layout. Assim, é possível criar um formato mais atrativo para cada persona e aumentar ainda mais o engajamento.

Além disso, o e-mail marketing é uma estratégia relativamente barata, então o investimento a ser feito é menor. Apesar do baixo investimento, o resultado é sempre muito bom.

Se você assim como eu ganha dinheiro trabalhando em casa e na internet, tenha certeza que o e-mail marketing é uma estratégia que aumentará seus resultados.

Tipos de E-mail Marketing

veja os Tipos de E-mail Marketing
Tipos de E-mail Marketing

Como já dito antes, para que a estratégia funcione bem é melhor saber qual mensagem será enviada para quem e como.

Assim, é fundamental conhecer a persona e entender que tipo de mensagem será mais atrativa para ela.

A seguir você vê alguns formatos de e-mail para utilizar na estratégia.

Newsletter: A newsletter é enviada apenas para quem se inscreve, assim, a comunicação com a empresa pode ser mais próxima. A newsletter é utilizada para enviar textos informativos, mais descontraídos, e de interesse do cliente.

Promocional: O e-mail promocional, como já diz o nome, serve para enviar ofertas ou produtos para download e venda.

E-mail sazonal: Utilizado em algumas ocasiões apenas para manter o contato com o cliente.

Convites: O e-mail pode ser utilizado para divulgar eventos da empresa e convidar os clientes, despertando seu interesse.

Nesse artigo você viu tudo sobre o e-mail marketing e como ele ajuda você a aumentar as vendas de sua empresa. Agora, é só partir para colocar a estratégia em ação!

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