O que é Backlink? Qual a Sua Importância?
Se você tem um site, acredito que já tenha escutado ou visto algo sobre Backlink, mas afinal você sabe o que é um Backlink e o que faz dele algo tão importante?
Backlink são links que estão dentro de uma página que indicam para outro site, então digamos que um site cria um link indicando para seu site, então, você terá um Backlink. Mas se você linkar para outro site eles terão um Backlink do seu site.
Por que os Backlinks são tão importantes?
Eles são muito importantes pois influenciam em três coisas principais:
1° Classificação
Os mecanismos de pesquisa enxergam os Backlinks como um voto de confiança, sendo assim para eles quanto mais votos uma página na web tiver, maior a autoridade desta página logo, aumenta consideravelmente a sua chance de estar em uma boa posição nos resultados de pesquisa.
No entanto, como chegamos a essa conclusão?
Existem muitos fatores que influenciam na classificação de uma página, no entanto ao observar as páginas que estão bem classificadas podemos encontrar um número considerável de Backlink de sites exclusivos. Essas páginas tendem a ter um número bem alto de tráfego orgânico.
2° Detecção
Todos os dias os mecanismos de pesquisa visitam as páginas na web que são mais populares para averiguar se existem novos links. Por isso, quando você recebe um link de uma página mais popular, eles descobrem seu conteúdo mais rapidamente.
3° Tráfego de referência
Um Backlink serve para ajudar o usuário que está vendo um conteúdo, por isso eles são clicáveis. Então, o tráfego de referência é quando alguém chega até o seu site porque clicou em algum link externo.
Como saber se um Backlink é bom?
Apesar de parecer que é tudo a mesma coisa, nem todos os Backlinks são feitos iguais, por isso nem todos têm a mesma relevância. Então, vejamos o que faz um Backlink ser de qualidade e relevante.
1° Relevância
Para o Google um Backlink é relevante quando as pessoas estão propensas a clicarem nele.
Exemplo, se uma maquiadora tiver um Backlink de uma página de um pedreiro e o outro de um salão de beleza, é bem provável que o último link seja mais valioso.
Em qual situação você acha que o Backlink foi mais útil? No último exemplo, não é verdade? Logo ele é mais relevante. No primeiro exemplo, apesar de ser um Banklink, veio de um site onde os públicos são totalmente diferentes.
2° Autoridade
Os Backlinks de sites ou páginas na web fortes, costumam passar mais autoridade do que os de páginas fracas.
E conforme estudos e pesquisas autoridade tem muita relação com a quantidade de tráfego orgânico, no entanto não é o único fator.
Parece simples, não é mesmo? Mas não é.
Sabemos que o Backlink é importante para gerar autoridade, mas o Google também possui outros fatores que dizem o valor de um Backlink.
Apesar de não parecer importante, os Backlink internos também aumentam a autoridade de uma página. Por isso, procure sempre colocar links seus e seu conteúdo.
3° Tráfego
Sem sombra de dúvida o Backlink de uma página com bastante tráfego tende a enviar tráfego de referência para aqueles com menor tráfego.
Mas a grande questão é, será que os Backlinks de páginas com muito tráfego influenciam de forma positiva na classificação de uma página com pouco tráfego?
A Ahrefs fez uma pesquisa para tentar responder essa pergunta e a conclusão foi que há uma pequena correlação. No entanto, essa pesquisa também mostrou que muitos Backlinks de sites exclusivos e a autoridade da página, parecem ser mais importantes.
4° Posição do Backlink
A posição do link é a forma como ele está destacado, influência na autoridade do site, por isso você deve considerar isso ao buscar por links e parcerias.
Dê preferência a links que estão no início dos posts ou páginas, nunca estejam nos rodapés.
5° Dofollow e Nofollow
Links Dofollow é quando um site diz: pode seguir esse link, mas Nofollow é o contrário.
Por isso, Backlink Nofollow não costuma influenciar na classificação de uma página.
Então se você está trabalhando para conseguir Backlink, concentre seus esforços em links Dofollow. Se conseguir links Nofollow não se estresse, eles ainda podem gerar algum valor para SEO.
6° Texto âncora
Sabe aquelas palavras clicáveis? pois é, elas são o texto âncora e formam os Backlink.
Segundo o Google o texto âncora influencia completamente em sua classificação, por isso a importância de estar atento aos textos âncoras. Eles devem ter relação com o conteúdo e com o link.
Como você verifica os Backlinks de um site?
Se você é proprietário de um site é possível ver seus Backlinks na sua conta do Google Search Console. Agora, para ver Backlinks de outros sites, você pode usar ferramentas como o Ubersuggest ou Ahrefs.
Então, para você ver seus Backlinks comece acessando sua conta no Google Search Console.
Em seguida, na barra lateral você encontra o menu “links”. Feito isso, aparecerá o número total de backlinks exclusivos para seu site.
Além dos links externos você também encontra as principais páginas vinculadas a seu site, os principais os sites que mais tem Backlinks para seu site (Principais sites com links) e também o texto link superior, que são as âncoras mais usadas para o seu site.
Se você não tem muita experiência ou é novo no Google Console, minha sugestão é fazer esses passos e clicar nas alternativas, pois tenho certeza que será de grande valia.
Ferramentas de terceiros para verificar sites
O verificador de Backlinks da Ahrefs é uma ótima ferramenta para você verificar Backlinks de outros sites. Por isso, acesse a ferramenta e coloque o domínio no espaço para links e depois clique em verificar.
Logo aparecerá a quantidade de Backlinks que aquele domínio tem, os domínios de referência e os 100 principais Backlinks. Mas, você ainda encontra bastante informações relevantes como, página de referência, tráfego, autoridade do domínio, entre outros.
Outra ferramenta que você pode usar para verificar Backlinks de outros sites é o Ubersuggest. Apesar do designer ser diferente, a função é a mesma e também é bem simples de usar.
Coloque no espaço em branco o link a ser verificado e clique em buscar, então aparecerá os Backlinks, bem como informações como número de palavras chaves, quantidade de tráfego orgânica, autoridade do domínio e etc.
Como conseguir mais Backlinks
Você pode fazer isso de 3 maneiras:
Ganhando Backlinks
Essa é a forma mais natural. É quando o proprietário de um site encontra seu conteúdo e cria um link para uma página sua.
Sendo assim você consegue esse tipo de Backlinks criando conteúdo de valor e otimizando seu site para que ele apareça nos resultados de pesquisas e também através das mídias sociais..
Criando Backlinks
Você cria Backlinks quando, por exemplo, participa de fórum, faz comentários em blogs e deixa o link para seu site ou até compartilhando seu conteúdo nas redes sociais.
Construindo Backlinks
Não é de forma natural mas deve ser feito para parecer que foi natural.
Portanto, para construir Backlinks você deve entrar em contato com os donos de outros sites e pedir para que eles criem links para o seu site.
Mas apesar de parecer algo simples, não é, por isso, para funcionar você deve ter uma proposta clara e, usar táticas de links building.
Essas táticas incluem por exemplo oferecer para escrever de graça em outro site, pesquisar por links quebrados e oferecer um post seu que substitua ou até fazer trocas de guestpost.
A forma mais rápida de ter autoridade em seu domínio é construindo Backlinks.
Concluindo
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