Marketing no Instagram – 8 Dicas Para Usar e Alavancar o Negócio
O número de empresas que estão incorporando o marketing no Instagram como parte de suas estratégias vem aumentando. Aprenda e aumente as vendas.
De acordo com dados, no ano de 2016 pouco mais da metade dos empreendedores americanos investiam em divulgação via Instagram, mas o esperado para este ano é que 75% das marcas passem a investir nessa plataforma.
Não é nenhuma surprese: o Instagram atualmente possui mais de 1 bilhão de usuários ativos mensalmente e também um público de publicidade de aproximadamente 900 milhões.
Sendo assim, se você precisa aumentar as vendas e alavancar seu negócio, confira a seguir dicas de estratégias online específicas para essa rede social.
Você verá neste post:
- Use um perfil comercial
- Defina seus objetivos
- Defina seu público-alvo
- Otimize o perfil da empresa
- Escolha uma foto atraente e profissional
- Crie conteúdo visualmente atraente
- Estabeleça o visual da marca
- Escreva boas legendas
- Utilize as hashtags com sabedoria
- Envolva
Então, você está preparado para começar a elevar seu negócio físico ou online ao próximo nível? Venha comigo!
Configurando Um Perfil Instagram Para Empresas
Antes de começarmos com as dicas de estratégias de marketing no Instagram, veja um passo a passo simples de como criar sua conta.
A priori, é possível criar e mudar seu perfil para comercial ou como criador de conteúdo, mas vejas um guia completo.
Faça o download do aplicativo
Inscreva-se
- Em seguida, abra seu aplicativo, toque em “criar nova conta” ou inscreva-se usando uma conta de e-mail ou número de celular;
- Depois de digitar e-mail ou celular crie um nome de usuário e senha;
- Por fim, preencha as informações solicitadas do seu perfil e clique em “concluído”;
Alterne para conta comercial
- Agora vá até seu perfil, toque no ícone do canto superior direito, clique em configurações e, em seguida, em “conta”;
- Depois, conecte a conta à página de negócios do Facebook, caso tenha uma e adicione detalhes sobre a empresa;
- Por fim, clique em “concluído”;
Com sua conta devidamente criada, já pode começar a pensar em como executar estratégias de marketing no Instagram.
Conheça 8 Estratégias de Marketing no Instagram
1. Use Uma Conta Comercial e Comece o Marketing no Instagram
Caso tenha pulado as etapas anteriores e resolva usar uma conta pessoal, será necessário fazer algumas reconsiderações.
Por conseguinte, uma conta comercial oferece recursos que você não verá na versão pessoal, incluindo:
- Insights do Instagram
- Anúncios
- Compras
- Informações de contanto e também um botão call to action no perfil
Desse modo, uma conta de criador de conteúdo traz seus próprios benefícios para influenciadores.
No entanto, para a maioria dos profissionais de marketing, a melhor opção é mesmo a versão 100% comercial. Experimente e tenha todas as ferramentas de crescimento de negócios.
2. Defina Seus Objetivos de Marketing no Instagram
Em tese, todas as redes sociais são ferramentas de divulgação, mas não se deve utilizar tais ferramentas efetivamente, a menos que se saiba o que está tentando construir.
O marketing no Instagram pode significar coisas distintas, então, pense bem e descubra quais são seus objetivos com estas ações:
- Deseja aumentar a visibilidade da sua marca?
- Precisa obter novos leads?
- Almeja fazer com que sua marca seja líder no mercado?
- Deseja aumentar as vendas?
É possível trabalhar para conseguir um dos objetivos, um conjunto ou todos eles. O importante mesmo é saber onde deseja chegar.
Um dos erros mais comuns cometidos por empreendedores iniciantes ou experientes na hora de aplicar marketing no Instagram é sair executando tudo o que lhe recomendam sem analisar seu empreendimento.
Portanto, não cometa esse tipo de falha e tenha bem claro em mente o que deseja alcançar.
3. Marketing no Instagram – Defina Seu Público
A realização de uma simples pesquisa preliminar pode ajudar a descobrir quem você pode alcançar com melhor índice de carto ao implementar marketing no Instagram.
Por exemplo, de acordo com dado sobre esta plataforma, 61% dos usuários que a acessam no Brasil é do gênero feminino, o equivalente a 9,7 milhões de mulheres.
Mas isso não significa que você deva investir seus esforços apenas nesse público. Em vez disso, você deve definir seu público-alvo com intuito de criar conteúdo que fale assertivamente com ele.
Lembre-se disso também no momento de escolher alternativas de segmentação de anúncios do Instagram.
Querendo ir um pouco mais fundo e aumentar as chances de acertar o alvo, sugiro que encontre sua persona, ou seja, seu cliente ideal.
Assim, poderá trabalhar com mais de um público paralelamente, criando conteúdos variados e atendendo a grupos maiores.
4. Otimize o Perfil
Usando apenas 150 caracteres, a biografia do Instagram precisa impactar positivamente no primeiro contato.
O texto precisa transmitir a personalidade da marca e ainda dizer às pessoas por quais motivos elas devem seguir sua conta.
Decerto, deve estar pensando que é pouco espaço para dizer tantas coisas.
Felizmente, ainda temos outros campos onde podemos mostrar mais sobre a marca e assim, facilitar a experiência dos consumidores quando pesquisarem sobre o nicho. Confira estes outros espaços:
- Nome: espaço disponível de 30 caracteres;
- Nome de usuário: também possibilita 30 caracteres;
- Seu site: nesse campo é possível incluir uma URL clicável;
- Categoria: este é um recurso comercial que te permite dizer o ramo da empresa, mas sem precisar escrever;
- Informações de contato: diga às pessoas onde elas podem encontrá-lo;
- Botões de apelo à ação: enfim, ofereça aos instagrammers uma forma de interagir com você diretamente;
Em resumo, o que quero dizer é que devemos aproveitar ao máximo todos os campos disponíveis.
5. Escolha Uma Foto Atraente e Profissional
Em se tratando de marketing no Instagram, a recomendação é que as empresas utilizem como foto de perfil sua própria logomarca.
Isso, com toda a certeza, ajudará a aumentar a credibilidade da empresa e ainda permite que os visitantes vejam rapidamente em qual área ela atua.
Desse modo, evite colocar fotos de lugares bonitos ou de pessoas interessantes. O que o público deseja ver é profissionalismo e uma logomarca confere isso.
Em suma, as imagens de perfil são exibidas em tamanho de 110 por 110 pixels e recortadas em formato de círculo.
Entretanto, a mesma é armazenada em 320 por 320 pixels. Por isso, devemos carregar uma imagem com o tamanho máximo para que a mesmo fique com uma qualidade melhor.
Caso sua fotografia seja quadrada, deverá diminuir o zoom a fim de garantir que todo o conteúdo permaneça dentro do círculo.
Embora, isso não pareça ser importante, inserir uma logomarca que fique cortada ou compartes importantes faltando passa falta de profissionalismo.
O ideal mesmo é que o empreendedor contrate um profissional designer gráfico, pois ele criará algo com o máximo de qualidade e com o tamanho adequado.
6. Crie Conteúdo Visualmente Atraente de Marketing no Instagram
A princípio, essa rede social é um meio visual, logo, é necessário se preocupar em criar fotografias de qualidade.
Por certo, não é vital ter uma câmera cara e um sistema de iluminação profissional, mas suas fotos precisam ser nítidas, bem iluminadas e perfeitamente focadas.
Contudo, não é apenas beleza. O conteúdo criado precisa ser atraente, ou seja, deve chamar atenção dos visitantes.
Elas devem vir com uma história ou necessitam ter o poder de deixarem os espectadores empolgados e com vontade de interagir.
Ainda não sabe o que publicar? Aqui vão algumas sugestões:
- Posts dos bastidores: deixe que seus seguidores vejam um pouco do seu processo de criação;
- Citações e imagens baseados em texto: também é possível brincar um pouco com o texto, deixando-o visualmente interessante e sem a necessidade de imagens;
- Conteúdos do usuário: outro tipo de post que vem fazendo muito sucesso é aquele construído pelos próprios seguidores, então, selecione os melhores e divulgue;
- Posts instrutivos: ensine algo aos seguidores, certamente isso estreitará o relacionamento e aumentará o nível de engajamento;
- Vídeos: a duração máxima de um post de vídeo no Instagram é de 60 segundos, mas podemos usar mais no IGTV;
7. Estabeleça o Visual da Marca
Após decidir qual tipo de conteúdo publicar, decida como será sua aparência. Sabia que a cor interfere na decisão de compra?
Por isso, sua aparência nessa rede social tem que apresentar consistência em todas as postagens, ajudando os seguidores a reconhecerem mais facilmente o conteúdo da marca em feeds.
Crie uma paleta de cores que tenha a ver com sua logo e utilize-a e todas as publicações.
Ainda podemos utilizar algumas variações das cores principais da paleta, mas procure manter a consistência sempre.
Com toda a certeza os consumidores ficarão com seu negócio na mente e sempre que surgir uma dúvida ou necessidade de comprar algo você será a primeira opção.
1. Escreva Boas Legendas
É verdade que acabei de falar que o Instagram é uma rede social visual, mas isso não significa que devemos negligenciar as legendas.
Tenha em mente que a voz da sua marca é tão importante quanto a aparência dela, e da mesma forma que o visual, ela precisa ser consistente entres os posts.
Todavia, as legendas da plataforma podem conter até 2.200 caracteres. Utilize o espaço para contar uma história, piada, faça uma pergunta, etc.
Dito isto, saiba que apenas as duas primeiras linhas da legenda aparecem no feed de notícias.
No entanto, pensando em descomplicar eu recomendo a seguir o melhor tamanho de legendas dentro do marketing no Instagram:
- Posts orgânicos: de 138 até 150 caracteres;
- Anúncios: 125 caracteres;
Gostou destas dicas? Então, continue acompanhando o blog e confira mais sugestões de marketing no Instagram!
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