Marketing Digital Para Instagram – Conheça as Principais Estratégias
O Instagram é hoje uma plataforma extremamente eficaz para alavancar negócios. Veja dicas de marketing digital para Instagram e aumente suas vendas.
Desde que foi lançado no ano de 2010, o Instagram vem ganhando cada vez mais popularidade em todo o mundo. Parece mesmo que todo mundo se mudou para lá e até seu animal de estimação faz parte da comunidade.
Você também deve ter notado o aumento de marcas que marcam presença na plataforma. Mas será mesmo que o Instagram vale o gasto de tempo e o investimento de capital?
Sem dúvida, a resposta é sim, e aqui está o porquê:
- A plataforma possui mais de 1 bilhão de usuários ativos por mês e 500 milhões de stories publicados por dia;
- 60% dos indivíduos adultos online possuem uma conta e utilizam o Instagram;
- Atualmente existem mais de 25 milhões de perfis de negócios nessa rede social;
- Por fim, 80% dos usuários do Instagram segue pelo menos uma empresa, e 72% dos usuários afirmam que compraram um produto que viram na plataforma;
Apesar de ainda ser uma rede de socialização digital, temos aqui uma ferramenta de marketing digital poderosíssima!
Estamos diante de um ambiente que permite que marcas humanizem seu conteúdo, exibam produtos, recrutem novos talentos e inspirem sua audiência.
Além disso, os usuários do Instagram não são apenas ativos como acontece em outras mídias sociais – eles são envolvidos, engajados.
Isso significa que mais da metade das pessoas que usam esta rede visitam a plataforma diariamente e destes, 35% afirmam que acessam mais de uma vez por dia.
O Instagram também pode ajuda-lo a aumentar o reconhecimento da sua empresa, já que grande parte das pessoas pesquisa por marcas nesse ambiente.
Veja a Seguir Como Fazer Marketing Digital Para Instagram
Agora confira esse guia prático para iniciantes e aprenda como começar a fazer marketing digital para Instagram.
1. Crie Uma Conta Comercial
A primeira etapa é criar uma conta comercial no Instagram, mas tendo sempre em mente que esta é uma mídia destinada a conteúdo instantâneo.
Sendo assim, para permanecer relevante é fundamental se manter relevante para o público.
Significa que você terá que investir os recursos necessários para fazer publicações regularmente.
Ao abrir a rede social, você terá duas opções para criar sua conta: inscrever-se usando o Facebook ou com e-mail e senha.
Caso opte pela segunda opção, certifique-se de cadastrar um e-mail comercial para que sua conta não fique vinculada à conta do Facebook.
Em seguida, insira as informações solicitadas:
- Nome completo da empresa para que seja reconhecido pelo público. Esse não é o nome de usuário;
- Nome de usuário exclusivo, relacionado ao seu nicho e fácil de encontrar. Pode ser alterado futuramente;
2. Marketing Digital Para Instagram – Otimize Sua Conta
Agora é hora de começar a dar uma cara ao seu perfil profissional, então comece escolhendo uma boa foto de perfil. Sua foto de perfil será sua primeira impressão, por isso, opte por uma imagem consistente e original. Considere utilizar seu logotipo.
Vale salientar que as fotos do Instagram são cortadas automaticamente em círculo, então, deixe espaço nos cantos da mesma.
Em seguida, escreva sua biografia que podem ter no máximo 150 caracteres, portanto seu objetivo aqui é escrever uma mensagem direta e concisa sobre seu negócio ou sobre você.
As biografias não são pesquisáveis, então você não precisa se preocupar em trabalhar palavra-chave. O importante mesmo é imprimir personalidade ao texto. Veja algumas dicas:
- Use a biografia para incentivar os usuários a executarem uma ação específica, por exemplo: visite meu canal no YouTube;
- Insira link que leve até um produto novo ou que esteja em promoção. Use um encurtador de URL;
Após terminar essa tarefa, é prudente gerenciar as configurações. Para isso, clique nas 3 linhas empilhadas no canto superior direito do perfil e depois clique em “configurações” na parte inferior da janela que se abre.
Aqui você poderá fazer as seguintes coisas:
- Alterar senha
- Ver postagens que gostou
- Ativar as notificações
- Gerenciar que pode ver e responder às suas histórias
- Alternar para conta comercial
- Relacionar o perfil com conta do Facebook
- Verificar informações de perfil
- Ocultar comentários usando determinadas palavras-chave
- Outros
3. Marketing Digital Para Instagram – Tipos de Postagens
Com sua conta criada é hora de pensar em qual tipo de conteúdo disponibilizar. O Instagram permite que postemos diversos tipos de conteúdo, incluindo vídeos, fotos e stories.
Sendo assim, vamos falar um pouco sobre cada um dos tipos de posts e algumas práticas recomendadas e que incentivam o engajamento.
Imagens
A postagem mais comum nessa rede social é a imagem. Ao postar imagens, pense em variedade, pois a diversificação mostrará que sua empresa é eficiente e atrairá mais visitantes.
Também é importante lembrar que em se tratando de marketing digital para Instagram, é necessário ter em mente que as pessoas ali estão sempre procurando por originalidade.
Desse modo, não foque em postar fotos de propagandas flagrantes.
Em vez disso, procure mostrar seus funcionários, acontecimentos dos bastidores e demonstre seu estilo.
O ideal é que apenas 20% das imagens postadas sejam de propagandas de produtos ou serviços.
Bastidores
Revelar bastidores vai te ajudar a criar um relacionamento íntimo e sólido com seu público-alvo e isso é muito valioso, já que facilita a conversão e a fidelização dos clientes.
Portanto, selecione momentos agradáveis, curiosos e divertidos, afinal, seus clientes em potencial precisam sentir que fazem parte dessa família.
Isso também pode servir para mostrar aos mesmos o quanto sua empresa trabalha para oferecer o melhor.
Conteúdo educacional
Este tipo de post é, sem dúvida, o mais importante. Não existe melhor maneira de conseguir que um visitante realiza alguma ação do que lhe oferecer algo primeiro.
O consumidor moderno tem um comportamento bem diferente e não aceita ser visto apenas como um consumidor, ele quer se sentir parte do processo, deseja se sentir importante. Desse modo, poste conteúdos educacionais relevantes.
Por exemplo, um empreendedor do ramo de hambúrgueres pode disponibilizar receitas de molhos, pode indicar onde comprar carne, etc.
Você pode pensar que estará entregando seus segredos, mas não é necessário mostrar o pulo do gato.
Lembre-se também que o consumidor atual prioriza a praticidade, então, na maioria das vezes ele vai preferir comprara a fazer.
Marketing Digital Para Instagram Com Influenciadores
Outra estratégia eficiente é a utilização de influenciadores para fazer suas propagandas.
Na verdade, não estamos falando em propaganda propriamente dita, e sim em posts que influenciam as pessoas.
Por exemplo, empresas de cosméticos e cremes de cabelo contratam o influenciador digital para fazer reviews dos seus produtos. Então o profissional mostra, usa e fala sobre os resultados.
Geralmente estes profissionais possuem uma boa audiência e realmente conseguem interferir na decisão de compra dos usuários.
Sendo assim, você pode escolher o tipo de influenciador que atenda às suas necessidades. Veja alguns tipos:
- Pequeno porte: influenciador com aproximadamente 5.000 seguidores;
- Médio porte: aqueles que possuem a parir de 100.000 seguidores;
- Grande porte: são os mais requisitados e possuem em média 1 milhão de seguidores;
Contudo, não considere apenas a quantidade, pois o que realmente importa é o poder de influenciar, então o que você precisa é de um influenciador com fãs engajados.
Gerado por Seguidores
Mais uma estratégia de marketing digital para instagram é usar os posts gerados por seguidores da marca.
Sempre que alguém citar sua empresa ou postar seus produtos, faça um repost e mostre que aquilo foi importante. Por certo, seu público se sentirá muito especial.
1. Utilize o Stories
Enfim, vamos falar sobre como utilizar o stories no marketing.
É possível usar os stories para se manter sempre presente na mente dos consumidores, mas não é apenas isso. Os empreendedores estão utilizando este campo como meio de deixar informações salvas.
Os chamados destaques que são as histórias que ficam salvas após as 24 horas servem como uma biblioteca para os seguidores e, além disso, ajudam a guardar histórias marcantes que podem ser publicadas futuramente.
O que mais vimos atualmente são os destaques sendo usados como menus inserindo informações como:
- Horário de funcionamento;
- Novos produtos;
- Promoções;
- Dúvidas frequentes;
- Membros da equipe;
- Localização e contatos;
Em suma, os destaques funcionam como uma extensão da sua biografia, então aproveite!
2. Live – Marketing Digital Para Instagram
As lives são a maior sensação e aproximam ainda mais o público da marca. A ferramenta requer um pouco mais de produção e tempo, mas os resultados são incríveis!
Podem ser utilizados com o intuito de passar tutoriais, tirar dúvidas, fazer culturais e muito mais.
Embora, as versões de lives simples e menos trabalhadas também faça bastante sucesso, quem investe um pouco mais pode sair na frente da concorrência.
Vale analisar o engajamento do público-alvo e descobrir temas que sejam relevantes, assim atrairá mais visitantes em suas produções.
3. IGTV
Não dá para falar em marketing digital para Instagram sem citar o IGTV, sua TV no Instagram.
Aqui podemos postar vídeos maiores e é perfeito para postar material explicativo e educacional.
Como não possui tempo limite de gravação e pode ficar lá de forma permanente, também acaba virando uma espécie de biblioteca da marca.
Estas são as principais estratégias de marketing digital para Instagram, pesquise mais sobre cada uma e comece a implementar!
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