Marketing Digital: O Que é? Quais as Suas Vantagens? Quais as Principais Estratégias?

Conhecer o marketing digital é fundamental na melhora do alcance e a autoridade do seu empreendimento na internet. Afinal, é através dele que conseguirá atrair e engajar uma audiência fiel para a sua marca.

Entretanto, para que isso aconteça é necessário que você esteja familiarizado com as principais estratégias dessa técnica. Ainda mais porque elas estão em constante atualização.

Dessa forma, nós separamos neste artigo as principais informações que precisa saber sobre o marketing digital. Bem como, quais são as principais vantagens e estratégias dessa ferramenta. Portanto, continue a leitura até o final.

O Que é Marketing Digital?

Marketing Digital: O Que é? Quais as Suas Vantagens? Quais as Principais Estratégias?
Marketing Digital: O Que é? Quais as Suas Vantagens? Quais as Principais Estratégias?

Basicamente, essa é uma modalidade do marketing que reúne diversas estratégias de divulgação de marcas na internet. Nesse sentido, ela leva em consideração qual é o perfil do consumidor online.

Assim como, qual é a melhor forma de atrair a atenção do público digitalmente. Dessa maneira, é importante ter em mente que os métodos do marketing tradicional não funcionam bem na internet.

Principalmente porque o consumidor online não gosta de ter a sua navegação e entretenimento interrompidos por propagandas. Na verdade, as pessoas tendem a desenvolver antipatia por marcas que anunciam seus produtos de forma invasiva.

Portanto, se quiser ter sucesso no marketing digital é importante aprender a instigar o interesse do público pela sua marca. Ou seja, fazer com que eles tenham vontade de conhecer mais sobre os produtos e serviços que oferece.

Por isso é necessário conhecer e aplicar as melhores estratégias de divulgação na internet. A fim de atrair a atenção do público a partir do compartilhamento de conteúdo relevante.

Afinal, as pessoas se sentem mais confortáveis ao comprar os produtos de marcas que contribuam com a sua rotina. Bem como, que demonstrem se importar com as suas opiniões.

Dessa forma, uma boa estratégia de marketing digital é baseada na produção de conteúdo e na interatividade. No entanto, se quiser que os seus resultados sejam ainda mais impactantes, é necessário investir tempo pesquisando sobre o seu público-alvo.

De tal forma que identifique qual é a principal demanda da sua audiência em relação a sua marca. Em outras palavras, como você pode utilizar seus produtos com intuito de trazer soluções que agreguem no dia a dia das pessoas.

Quais as Suas Vantagens do Marketing Digital?

Uma das grandes vantagens do marketing digital é a possibilidade de analisar os resultados das suas campanhas em tempo real. Nesse sentido, você pode controlar quantas pessoas acessaram o seu site, ou clicaram nos seus anúncios nas redes sociais.

Também é possível analisar a taxa de conversão das pessoas que chegaram até as suas páginas na internet. Ou seja, quantas delas passaram de público interessado no seu conteúdo a clientes reais da sua marca.

A partir da análise desses dados você pode mudar a sua estratégia de marketing digital com objetivo de tentar alcançar melhores resultados. Bem como, realizar testes que determinam qual é a melhor abordagem na geração de resposta na sua audiência.

Além disso, o marketing digital permite que segmente melhor a sua divulgação. Visto que é possível estabelecer padrões como:

  • Idade;
  • Gênero;
  • Classe social;
  • Nível de escolaridade;
  • Tipo de trabalho;
  • Interesses pessoais

Dessa maneira, os seus anúncios poderão atingir especificamente o público-alvo da marca. Assim como, a melhor audiência para um lançamento ou um projeto que esteja desenvolvendo.

Quais as Principais Estratégias?

Quais as Principais Estratégias de marketing digital?
Quais as Principais Estratégias?

Sem dúvida existem muitas estratégias que podem ser utilizadas no marketing digital. Porém, algumas são essenciais para garantia de bons resultados na internet. Então, nós separamos as principais estratégias que precisa conhecer a seguir:

Inbound Marketing

O Inbound Marketing também pode ser chamado de marketing da atração. Pois, ele tem o objetivo de fazer com que as pessoas cheguem até os seus produtos de maneira espontânea.

Para que isso aconteça é necessário compreender quais são as necessidades e particularidades do seu público. A fim de que possa estabelecer um canal de comunicação que ofereça soluções simples e diretas que atendam estas pessoas.

Marketing de Conteúdo

Como já mencionamos anteriormente, as principais estratégias do marketing digital estão relacionadas com a produção de conteúdo. Nesse sentido, o marketing de conteúdo é o meio pelo qual você aumenta o alcance das suas publicações na internet.

Basicamente, para atingir tal resultado você deve publicar materiais que contenham informações realmente relevantes. Assim, será capaz de encantar o seu público-alvo e desenvolver autoridade no mercado. Aumentando as suas taxas de conversão.

Email Marketing

Por fim, o email marketing permite que você esteja sempre em contato com a sua audiência através de mensagens automáticas. Além disso, você pode segmentar sua base de contatos para enviar a mensagem mais adequada para cada perfil de usuário.

Ou seja, você pode criar categorias dentro da sua audiência. Assim, poderá programar uma mensagem para quem acabou de conhecer a sua marca e outra para quem já te acompanha.

Dessa forma, conseguirá realizar uma nutrição mais adequada da sua base de contatos. E poderá fortalecer a imagem da sua marca a partir da comunicação com clientes reais e potenciais.

Marketing em Redes Sociais

As redes sociais, sem dúvida, são ferramentas poderosas dentro do marketing digital e consequentemente para quem investe em empreendedorismo digital.

Seria no mínimo tolice acreditar que hoje em dia alguém pode divulgar seu negócio sem estar presente nas mídias sociais. Isso porque estes ambientes possuem milhares de usuários conectados todos os dias e, certamente, seu público-alvo também está lá.

Mas qual a melhor rede social para trabalhar marketing? Quais as melhores estratégias?

Em síntese, não existe uma ou outra rede melhor, o que você precisa descobrir é onde seu público está.

Sendo assim, é necessário que se realize uma análise minuciosa em cada uma das mídias com intuito de descobrir onde seus concorrentes estão trabalhando e obtendo os melhores resultados.

Afinal, o Facebook pode ter milhões de usuários ativos, mas a sua persona pode preferir o Instagram.

Em relação às melhores estratégias, isso vai depender de cada ambiente, mas no geral você deverá:

  • Criar posts tipo: imagens, infográficos e vídeos;
  • Trabalhar com legendas que promovam engajamento;
  • Inserir imagens que despertem a curiosidade;
  • Postar todos os dias e no início, de 2 a 3 vezes ao dia;
  • Interagir com sua audiência;
  • Criar promoções para quem curte, compartilha, segue e marga amigos;

Uma dica importante é que nestes locais não se deve apostar muito em textos extensos, pois os usuários preferem informação objetiva.

Links Patrocinados – Marketing Digital

Os links patrocinados, também conhecidos como anúncios pagos, são conhecidos por sua eficiência em aumentar a visibilidade das marcas.

Na prática, não podemos afirmar que esta tática é a melhor recomendada quando o objetivo é aumentar as vendas, pois essa não é sua principal função.

Entretanto, os links patrocinados fazem com que as pessoas saibam que os negócios existem, e quando um cliente em potencial toma conhecimento de determinada marca existem grandes chances de que realize uma compra no futuro.

Resumindo, o anúncio pago age aumentando a visibilidade dos empreendimentos de forma rápida e contribui com o aumento das vendas a longo prazo.

Quando pensamos em links patrocinados, temos algumas ferramentas mais populares e seguras:

  • Facebook Ads;
  • Instagram Ads;
  • Google Ads;
  • YouTube;

Imagine um anúncio da sua empresa ou do seu produto aparecendo a milhares de pessoas que acessam estas plataformas digitais!

SEO

Principais estratégias de marketing digital - SEO
Principais estratégias de marketing digital – SEO

O tráfego pago é realmente eficaz, mas em se tratando de aumentar as vendas o tráfego orgânico é muito melhor.

Isso porque os visitantes que chegam ao seu blog ou loja através dele estão realmente interessados no que você oferece. São pessoas que realizam uma pesquisa no Google e encontram seu negócio.

Então, elas já estão com um problema ou dúvida e, certamente, desejam encontrar uma solução.

SEO ou Engine Search Optimization é um conjunto de diretrizes que quando bem executadas fazem com que os motores de busca reconheçam sua página como relevante no nicho.

Assim sendo, quando um internauta procura, os buscadores apresentarão você na primeira página de resultados.

Contamos com dois tipos de SEO e para que essa estratégia de marketing digital dê bons frutos é fundamental conhece-los. São o “on e off”.

Basicamente, o empreendedor terá que otimizar todas as páginas do seu site e também seus conteúdos.

Confira algumas técnicas vitais:

  • Palavra-chave: O uso de palavra-chave é imprescindível em qualquer texto dentro da sua página e em anúncios.

Nos textos ela deve aparecer em todo o desenvolvimento, no título e também nem subtítulos e meta descrição.

  • H2, H3: são subtítulos que devem aparecer para ajudar na divisão do artigo.
  • Parágrafos curtos: parágrafos curtos deixam os textos mais agradáveis de ler e menos cansativos. Isso facilita o entendimento do conteúdo.
  • Bullets: o uso de marcadores também auxilia na aparência do conteúdo e facilita a leitura.
  • Palavras e frases de transição: os artigos precisam ter termos de transição ou ficam parecendo recortes de informações soltas. Por isso, as práticas de SEO exigem uma porcentagem ideal a cada tamanho de texto.
  • Links: os links também são fundamentais na otimização, principalmente quando o assunto é ranquear no Google.

Então, é recomendado fazer linkagem interna, quando um texto do blog leva a outro, e linkagem externa, o mais difícil de conseguir.

Os links externos são aqueles advindos de terceiros, ou seja, quando outros empreendedores inserem links da sua página em seus conteúdos.

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