Como Começar a usar o Marketing de Influenciadores em seu Negócio?
O marketing de influenciadores vem se tornando cada vez mais comum entre as estratégias das empresas, haja vista que o retorno tem se mostrado bem interessante.
Além disso, os influenciadores estão muito mais presentes na vida tanto das empresas quanto dos consumidores.
No entanto, ainda que os números sejam animadores, é normal que você se pergunte sobre como começar a usar o marketing de influenciadores.
Por isso, no artigo de hoje, iremos responder algumas das principais dúvidas que você precisa a respeito dos influencers.
Dessa forma, você vai se sentir mais confiante para aplicar o marketing de influenciadores para a sua empresa. Então, sem mais delongas, vamos ao que realmente importa!
Marketing de influência é para minha empresa?

Antes de qualquer coisa, é normal que você queira saber se essa é uma estratégia da qual você precisa aplicar em sua empresa.
Quanto a isso, o que podemos dizer é que o brasileiro passa cerca de 9 horas conectado à internet e, desse tempo, grande parte é apenas nas redes sociais.
Só por esse fator já dá para notar que o marketing de influenciadores é para todas as empresas que querem se manter mais relevantes no mercado.
A verdade é que os influenciadores dominam os conteúdos das redes, haja vista que 71% das pessoas afirmam seguir algum tipo de influenciador.
Destes, 62% afirmam que têm um influenciador favorito. É interessante dizer que os influenciadores acabam por construir uma afinidade com os seguidores.
E toda essa intimidade acaba por gerar em confiança que, por consequência, facilita as vendas. Tanto é que 45% das pessoas afirmam que já compraram algum produto por conta da indicação de um influenciador digital.
Como escolher as pessoas certas para sua estratégia de Marketing de Influência?
Outro ponto que é importante falar sobre marketing de influenciadores é em relação a como encontrar as pessoas certas.
Primeiro, entenda que influencer não é apenas as grandes celebridades da internet. O segredo está em encontrar alguém que faça sentido para a sua marca.
Sendo assim, é preciso mapear os influenciadores do seu segmento, quais pessoas fazem a cabeça dos seus consumidores e quais conteúdos seus potenciais seguidores consomem.
Ao fazer essa análise, leve em conta qual objetivo da sua campanha de marketing de influenciadores, bem como o tamanho da empresa e da verba.
Ainda que você tenha em mente grandes influenciadores, saiba que os micro influenciadores podem ser mais úteis para a sua campanha.
Mesmo porque eles podem se adequar melhor a sua estratégia. Se o ticket de vendas for maior, pode ser mais adequado um especialista testando o produto, por exemplo.
Como usar o marketing de influenciadores?
Muitas empresas ainda têm dúvidas sobre como usar o marketing de influenciadores em suas estratégias. Por isso, abaixo, iremos falar um pouco mais sobre isso.
1. Não limite a criatividade
Saiba que as pessoas gostam de algo que seja verdadeiro, real e espontâneo. Por isso, o ideal é que você não coloque limites em sua estratégia.
2. Case canais, cruze campanhas e explore combinações
Uma boa campanha não diz respeito apenas ao influenciador. Na verdade, há todo um plano por trás, a fim de se ter um resultado adequado.
Isso quer dizer que você precisa pensar em usar outros canais a fim de aumentar o alcance da sua mensagem.
Além disso, caso vá usar mais de um influenciador, que tal criar um diálogo entre as suas comunicações?
3. PJ ou PF?
Se porventura você fizer pessoalmente a contratação do influenciador, sem que alguma agência intermedie, saiba que esse é um mercado novo.
Ou seja, muitos influenciadores ainda não têm empresa aberta e por isso, será como lidar com a contratação de pessoas físicas.
É verdade que o custo de fazer uma contratação RPA é muito maior do que fazer o pagamento de uma nota fiscal emitida pela pessoa que foi contratada.
Mas, se fizer sentido para o seu negócio, não deixe que esse detalhe seja um grande impedimento. Apenas se programe melhor antes de fazer a negociação.
4. Micro ou grandes influenciadores?
Se a sua empresa tem orçamento sobrando, é possível que cogite em contratar um grande influenciador, mas será que essa é a melhor escolha?
Avalie bem para que a sua escolha não lhe traga mais custos do que resultados. Ou seja, pense bem em qual é o seu objetivo.
Quer apenas fazer com que a sua marca seja mais conhecida ou quer fazer com que as pessoas comprem de você?
Grandes influenciadores até podem chamar mais atenção, mas os que são menores podem ter um melhor engajamento e gerar melhores resultados.
Então, a dica é não se deixar levar por números de seguidores, mas sim foque em marketing de influenciadores que vá lhe gerar resultados.
5. Cuidado com as praças
Não é sempre que você vai encontrar um influenciador que vai conseguir se comunicar com a cidade em que se encontra.
Sendo assim, questione ao influencer quais são as principais cidades de seus seguidores, até mesmo para entender melhor se anunciar com ele vai fazer sentido.
Para as empresas que são menores, anunciar influencers que irão trazer pessoas de outras cidades pode ser interessante.
No entanto, há vezes em que isso pode gerar uma demanda da qual você não consiga atender. Por isso, pesquise muito bem antes de fechar o seu contrato.
6. Fique atento ao comportamento anterior e posterior do seu influenciador
Nos dias de hoje, os influencers sabem que as suas redes sociais são marcas e, por isso, tentam não se envolver com polêmicas, até mesmo para não manchar a sua imagem.
Se isso acontece, é muito comum com que os seguidores cobrem alguma atitude dos patrocinadores, questionando se tal atitude ou comentário condizem com os valores da marca.
Para não gerar qualquer tipo de crise, se porventura o influenciador não condizer com o que a empresa prega, talvez a melhor solução seja encerrar o contrato.
7. #Publi ou #Ad
É vital que você deixe bem claro para o influenciador que se trata de uma propaganda, e que ele deixe bem sinalizado.
Deixar “#publi” em algum local escondido também não é a melhor alternativa, mesmo porque, de acordo com o Conar, publicidade velada não é ética, e a sua empresa pode sofrer punição.
Sendo assim, sempre garanta que uma dessas duas hashtags estejam inseridas no começo, ao longo dos stories ou ao final.
0 Comentários