Mãe Empreendedora Digital | Veja essas 6 Habilidades Necessárias
A internet vem oferecendo muitas oportunidades para mães conseguirem ganhar dinheiro, porém, muitas ainda não sabem como se tornar uma mãe empreendedora digital. Existem diversas maneiras de ter seu negócio na internet, mas hoje vamos falar sobre 6 habilidades necessárias para ser uma mãe empreendedor digital.
Você tem algumas vantagens em ter um negócio online, mas existem duas que ao meu ver são as melhores, que é poder ganhar dinheiro trabalhando em casa e ter liberdade financeira.
Algumas pessoas que já conhecem o empreendedorismo digital sonham em ser bem sucedido, mas os resultados não vem em um piscar de olhos. Para conseguir ter sucesso é necessário muito trabalho, perseverança e dedicação.
Creio que a pergunta que você pode estar fazendo é: como começar? O que preciso fazer e quais habilidades devo ter para ser uma mãe empreendedora digital? Por essa e outras dúvidas comuns, hoje vamos ver em detalhes sobre como funciona esse negócio.
Como Começar no Empreendedorismo Digital?
Uma ideia: basta olhar em nossa volta e ver que tem muita gente com problemas e dos mais variados, você tem uma ideia que pode ajudar as pessoas a resolverem algum desses problemas? Nas dificuldades podemos encontrar muitas oportunidades.
Quando começou a pandemia da COVID 19, as pessoas ficaram receosas de saírem de casa, porém elas continuavam precisando comprar e nesse cenário surgiram muitos empreendedores digitais. Pessoas que viram um problema e criaram lojas virtuais, sites com conteúdo que ajudasse, vídeos, etc.
Esse é apenas um exemplo, pois na internet podemos ajudar as pessoas em várias áreas. Mas se você não tem nenhuma ideia para começar seu negócio online, a minha dica é, observe em sua volta e na internet, tenho certeza que algumas ideias vão surgir.
Nicho de mercado: o nicho de mercado está relacionado com a sua ideia. Você quer criar um negócio na internet que ajude qual grupo de pessoas? Existem alguns nichos de mercado que estão em alta, porém tem aqueles que são menos abordados e que ainda assim podem gerar renda.
A grande pergunta é: sua ideia se encaixa dentro de qual nicho?
Existem muitos sub nichos dentro de um nicho, em alguns casos o público pode ser menor, porém a vantagem é que falando de forma mais específica você consegue alcançar mais pessoas.
Maneiras de ser uma Mãe Empreendedora Digital
Como falei no início do post, existem muitas maneiras de você ter seu negócio na internet. Depois de ter uma ideia e definir um nicho de mercado, agora é o momento de definir como você vai alcançar seu público.
Você pode criar um canal no YouTube, ter um blog, uma página no Facebook, produzir conteúdo no Instagram e produzir conteúdo que ajude as pessoas. Essas são algumas maneiras, porém existem muito mais.
Mas tenho certeza que você está se perguntando: como vou ganhar dinheiro?
Depois que tudo que falamos até aqui estiver definido, você pode usar seu canal de comunicação para ganhar dinheiro de algumas maneiras, veja as mais comuns:
Marketing de afiliados:
Desta maneira você pode ganhar dinheiro vendendo produtos de outras pessoas. Alguém cria um produto e coloca em plataformas como a Eduzz, Hotmart, Monetize, então você entra nessas plataformas e se afilia a esses produtos. Quando você fizer uma venda você ganhará uma comissão por cada produto.
Produtora Digital:
Você ainda pode ser uma mãe empreendedora digital que cria produtos online. Este produto deve ser a solução para o problema de determinado grupo, pois assim, você fará muito mais vendas.
As estratégias de vendas mais usadas são: disponibilizar seu produto para afiliados, fazer lançamentos e ainda é possível não disponibilizar para afiliados, porém desta forma você faz as vendas sozinho.
Google Adsense:
Quem tem um site, blog ou um canal no YouTube, pode fazer um cadastro no Google Adsense para que passe anúncios. Desta maneira, é possível ganhar dinheiro por impressão e por clique nos anúncios.
Patrocínios:
Donos de empresas podem te pagar para você divulgar o produto deles ou para colocar banner e links em seu site ou blog. Nesse caso, você publica alguns conteúdos sobre o produto do patrocinador.
Loja virtual:
As lojas virtuais são mais usadas para vendas de produtos físicos e por quem tem estoque. Com a pandemia, muitas pessoas que antes tinham apenas uma loja física criaram lojas virtuais. Isso é muito bom, pois você pode vender para pessoas de vários lugares e não apenas para o público da sua região.
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Dropshipping:
É possível vender produtos físicos através de uma loja virtual sem ter um estoque, funciona assim, a mãe empreendedora digital faz a venda na sua loja online e o fornecedor faz a entrega. Você cria sua loja virtual, divulga e a partir do momento em que o cliente fizer uma compra, o fornecedor será notificado e começará o preparo para a entrega.
Para você entender melhor, é possível ter um blog e fazer vendas como afiliado, ganhar com patrocinadores e o Google Adsense. Viu que legal?
Mas ainda existem seis habilidades que toda mãe empreendedora digital precisa ter, por isso vamos falar sobre cada uma delas.
6 Habilidades Necessárias para ser uma Mãe Empreendedora Digital
Marketing Digital
Para construir seu negócio na internet existem três habilidades do marketing digital que não podem faltar. É fundamental que você saiba sobre, SEO (Search Engine Optimization), Marketing de mídia social e (SEM) Search Engine Marketing “marketing de busca”.
Todas são fundamentais para que você consiga classificação nos mecanismo de busca e consequente alcance seu público alvo e gere engajamento com sua marca.
Sendo assim, você precisa saber sobre como otimizar seu negócio e como usar as mídias sociais para ser visto.
Principalmente para quem optar por ter um site ou canal no YouTube será fundamental entender sobre SEO, ou seja, você precisa saber como otimizar seu conteúdo, seu site e canal.
Marketing de conteúdo
Para qualquer estratégia que você escolher será importante fazer um bom marketing de conteúdo. Ele consiste em criar conteúdo de valor e que ajude seu público, para só depois tentar vender algo.
A mãe empreendedora digital que tem um blog, cria conteúdo através de posts, mas tem outras pessoas que preferem criar conteúdo em vídeo e publicar em seu canal no YouTube. Mas a quem prefere investir em conteúdo apenas para as redes sociais.
O conteúdo ajuda a conquistar a atenção do seu público e isso influencia na hora de fazer vendas.
Vale enfatizar que o conteúdo precisa agregar valor para o usuário, além de estar otimizado.
Habilidade analítica
Existem muitas ferramentas que te ajudam a saber sobre seu público e a mais conhecida é o Google Analytics. É importante analisar informações como, os dados demográficos do seu público, o que eles mais gostam, qual mídia social mais usada, etc.
O Google Analytics é muito útil para você entender o tráfego do site. Ele é uma ferramenta gratuita e para usá-lo basta fazer um cadastro e sincronizar com a URL do seu site.
Com essas informações fica muito mais fácil produzir conteúdo direcionado, por isso toda mãe empreendedora digital que deseja crescer precisa saber analisar seus dados e assim, elaborar estratégias para um público específico e resolver as dores deles.
Planejamento
Para qualquer negócio é primordial ter um planejamento e no empreendedorismo digital não é diferente. Quer você tenha um canal no YouTube, blog ou trabalhe apenas com mídias sociais, será preciso ter um cronograma.
Tenha uma estratégia clara e com base na sua escolha, defina datas de execução e metas a serem alcançadas.
Procure seguir o planejamento, porém não se prenda a ele, pois pode acontecer de ser preciso fazer mudanças e adaptações, é normal.
Nesse negócio tem muitas atividades a serem realizadas por isso, principalmente se você trabalha só, é bom ter um plano palpável e alcançável.
Relacionamento com seu público
Algumas pessoas insistem em ignorar isso, porém, é essencial criar um relacionamento com seu público e com empreendedores que estão no mesmo nicho que você.
Responder comentários e tirar dúvidas das pessoas é algo que faz as pessoas confiarem em você e perceberem que você sabe o que está falando. Por isso, essa interação é essencial.
Além disso, existe a estratégia de e-mail marketing, envie com frequência e-mail para seus leads. Pode ser e-mails falando das publicações recentes e vendas, porém, foque em falar do seu conteúdo e consequentemente as vendas acontecerão.
Uma Mãe Empreendedora Digital Precisa Ser Proatividade
Uma empreendedora digital precisa ser proativo pois, para o seu empreendimento gerar resultados você terá que fazer o que precisa ser feito e na hora certa.
Algumas pessoas não conseguem trabalhar por conta própria simplesmente por não terem a iniciativa de fazer o que precisa ser feito sem ser mandado. Na internet tem muitas distrações, por isso é muito fácil perder o foco.
Se você quer ser uma mãe empreendedora digital de sucesso, seja proativo. Não fique procrastinando.
Por isso, elabore seu planejamento e siga todo o cronograma e não deixe nada para depois.
O empreendedorismo digital é um tipo de negócio que precisa de constância, por isso é tão difícil um procrastinador conseguir ter sucesso nesse mercado.
Você gostou deste post? Creio que deu para esclarecer as principais dúvidas sobre como ser um empreendedor digital.
Agora o ideal é que você faça uma pesquisa sobre cada uma dessas habilidades e se for o caso faça um curso online que ensina o passo a passo, assim você vai ter alguém que te oriente e ensine mais sobre cada uma dessas habilidades.
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