Como o Google Search Console pode ajudar Otimizar seu Site!
O Google Search Console é um serviço gratuito fornecido pelo Google que permite acesso a uma serie de ferramentas e relatórios, com o objetivo de ajudar na otimização de sites nos mecanismos de buscas e como resultado proporcionar uma melhor experiência ao usuário.
Através desse serviço você consegue saber a opinião do Google sobre seu site.
Você identifica e corrigi erros relacionados ao rastreamento e indexação, e informa o Google sobre alterações em seu site.
Por isso e outras funções essa ferramenta é fundamental para otimizar seu site.
Então vamos entender melhor como ele funciona?
Registrando seu Site no Google Search Console
Caso seu site ainda não esteja registro no Google Search Console, é hora de fazer isso, pois você pode ir colocando em prática o que vou te falar.
Hoje esse serviço tem sido o meio que o Google usa para comunicar com Webmasters sobre possíveis problemas em seus sites e informar caso tenha alguma penalidade.
É fácil adicionar seu site no Google Search Console, veja os passos:
1° Acesse o site do Google Search Console;
2° Clique em iniciar agora;
3° Faça login com uma conta do google (gmail);
4° Adicione seu site;
5° Verifique a propriedade do seu site;
6° Coloque também todas variações do seu site.
Feito isso seu site já está registrado, mas continue lendo para saber sobre as próximas etapas.
Seu Conteúdo no Google
Goste ou não, o Google lidera os mecanismos de pesquisas, sendo o mais usado.
Ele é muito útil para que você consiga gerar renda na internet, por isso é tão importante entender como o Google Search Console funciona.
Você envia o mapa do seu site para o Google através de um arquivo XML chamado de sitemap XML.
Existem alguns Plugins que cria essa arquivo, mas eu uso o Yoast SEO, se você optar por também usá-lo siga o seguinte passo a passo:
- Instale o plugin Yoast Seo em seu site;
- Clique em SEO e depois geral;
- Recursos;
- Então basta clicar no ponto de interrogação que está logo à frente do Sitemaps XML;
- E veja o Sitemaps do seu site
Agora você entra em sua conta do Google Search Console, clica em Sitemaps e coloque o final do seu link do sitemaps e clica em enviar.
Fazendo isso seu conteúdo já está no GSC.
Solucionando Problemas de Indexação e inspecionando URL
O console tem recursos importantes e um deles é o relatório de cobertura do índice, usando esse relatório você tem a oportunidade de corrigir erros de rastreamento e indexação.
Através dessa ferramenta você tem uma visão geral do seu site, sabe quais páginas estão no índice do Google e as razões que ocasionou a exclusão de algumas.
Inspecionar URL é uma fantástica função do Google Search Console, pois você consegue encontrar erros e ver as causas dos problemas.
Com isso você tem a chance de corrigir os erros e pedir ao Google que valide sua página.
Se no relatório de cobertura existem páginas que não estão indexadas ou com erros, pode inspecionar o endereço dessa página e assim, descobrir as razões de não está indexada.
Notificações do Google
Uma das vantagens de ter um site registrado no Google Search Console, são as notificações enviadas em caso de algum problema de segurança ou de penalidades manuais.
Isso é muito bom, pois com essas informações é possível resolver problemas o mais rápido possível.
Otimização para celular e AMP
Grande parte do acesso à internet acontece através do celular, então ter um website otimizado para celular é fundamental para SEO e para uma melhor experiência do usuário.
Usando o Google Search Console você consegue ver problemas relacionados a otimização para celular e AMP, por isso você deve analisar como está seu site perante o Google.
Ao clicar no menu, Facilidade de uso em dispositivos móveis, você encontra as páginas que estão com problemas e tem a oportunidade de arrumar.
Informando o Google sobre alterações importantes em seu site
Migrou para um novo domínio? Adicionou em SSL ou realizou outras alterações importantes em seu site? Então você precisa notificar o Google.
Não espere que o Google descubra sobre as mudanças, em vez disso use o Google Search Console para notifica-lo e pedir reindexação do seu site.
Problemas em meu site – Posso através do GSC entrar em contato com o Google?
Não, o Google Search Console não permite comunicação direta com o Google, mas existem outras formas de tirar dúvidas.
Para entrar em contato existem fóruns de suporte, além disso você pode perguntar em reuniões das ferramentas do Google para Webmasters.
Diferenças entre o Google Search Console e o Google Analyctis
Apesar ambos serem usados para otimização e avaliação de sites eles são diferentes, mas ambos são importantes.
O Google Analytics mostra o comportamento do visitante dentro do seu site. Enquanto o Google Search Console informa como está o desempenho do seu site nos mecanismos de busca do Google.
No GSC você consegue ver por exemplo quais palavras chave gera tráfego orgânico.
Com o Google Analytics você sabe quais páginas foram visitadas, quanto tempo os visitantes permanecem em seu site, a demografia do seu público e etc.
Assim como o Google Search Console o Google Analytics também é uma ferramenta fundamental, pois ao saber como o usuário comporta dentro do seu site você tem a oportunidade de produzir conteúdo que ajuda seu público.
Como Usar o Google Search Console para melhorar técnicas de SEO
A principal função do Google Search Console é ajudar a analisar e otimizar o desempenho de um site nos resultados de pesquisa do Google.
Provavelmente se você é um iniciante, ficou um tanto confuso, mas para facilitar vou colocar um check-list com os principais passos para você aproveitar da melhor maneira possível o Google Search Console.
Passo 1: Adicionar e verificar seu site
Tudo isso só vai funcionar se registrar e verificar seu site no Google Search Console.
Pois fazendo isso é possível ter acesso as ferramentas e relatórios, então o primeiro passo para usar o console é adicionar e verificar seu site.
Passo 2: Criar e enviar o sitemap XML
O próximo passo é criar e enviar o mapa do seu site que deve ser em XML, nele tem informações como páginas, posts, categorias, tags e etc.
Enviar o mapa do seu site para o Google é uma forma de facilitar a vida deles, pois mesmo que você não envie o Google ainda pode descobrir e indexa-lo, mas se você quer agilidade o ideal é que você envie.
Passo 3: Pesquisar e corrigir erros de rastreamento e indexação
Com o envio do Sitemaps agora é possível verificar se há erros de indexação.
Páginas com problemas não fazem parte do índice do Google, por isso não podem aparecer em nenhum resultado de pesquisa.
Quem tem registros mais antigos são notificados sobre erros, porém se você estiver começando o recomendável é analisar todos os relatórios, a fim de encontrar e resolver quaisquer problemas.
Passo 4: Veja se existe problemas de segurança ou ações manuais
Faça uma verificação rápida em seu site e veja se existem penalidades do Google e problemas de segurança.
É possível fazer isso, clicando em segurança e ações manuais. Se houver algum problema, aparece detalhes de como resolver.
Passo 5: Melhore as páginas com baixa taxa de cliques
Através dos filtros de posição média e CTR média, você descobre quais páginas o CTR é baixo.
Usa esses relatórios para melhorar a posição de classificação de suas páginas e com isso aumentar seu tráfego orgânico.
Para páginas com CTR baixa o indicado é fazer melhorias como, o título da página e metas descrições. Faça ajustes que torne essa página atraente fazendo com que os usuários cliquem.
Sempre compare o desempenho de antes e depois das alterações e não se apresse em tirar conclusões.
Altere e aguarde algumas semanas para verificar os resultados, pois pode acontecer de você não ver diferenças logo no início.
Passo 6: Estude e classifique mais palavras-chave e consequentemente aumentará a visibilidade no Google.
Outra maneira de melhorar seus resultados e SEO é usando o Google Search Console para verificar para quais palavras-chave uma pesquisa está se classificando.
Sabendo isso você pode enriquecer seu conteúdo e assim ter uma classificação mais alta para essas palavras-chave.
Para ver isso basta usar o relatório “resultados da pesquisa” selecionando o filtro página, vão aparecer todas palavras-chave que determinada página está classificando.
Pode acontecer de em determinada página aparecer palavras que não estão inclusas no conteúdo da página, mas não se desespere.
Isso acontece porque o algoritmo de classificação usa inteligência artificial e outros fatores para classificar uma página para muitas consultas de pesquisa.
Sabendo disso você incluir essas novas palavras-chaves em seu conteúdo, pois com o tempo vai acontecer uma melhora na sua classificação para essas palavras chave.
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Google Search Console
Creio que depois desse artigo você compreende a razão do Google Search Console ser uma ferramenta obrigatória para todos proprietários de sites.
É muito importante saber qual opinião o Google tem sobre seu site e essa ferramenta é a que mostra isso.
O Google Search Console é uma ferramenta fácil de usar e ao entender como ele funciona, torna seu auxilio diário de SEO.
Para praticamente tudo dentro do console existe um pontinho de interrogação que ao clicar aparece a função, sendo possível ter acesso ao passo a passo.
Aqui falamos sobre os principais serviços oferecidos pelo Google Search Console e suas vantagens, pois isso comece a usar e veja o quanto essa ferramenta tem a oferecer.
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