Como Funciona o Google ADS – Guia Para Iniciantes
O Google Ads pode alavancar qualquer tipo de negócio, então conheça a mais poderosa ferramenta de links patrocinados do mundo e veja como usá-la.
Existe um consenso entre os especialistas em marketing digital: os links patrocinados são uma das principais ferramentas para se obter sucesso em estratégias online e também para gerar receita para a empresa.
Todavia, é impossível falar sobre os links patrocinados sem citar o serviço oferecido pelo Google Ads ou Google Adwords.
Em suma, a maioria das pessoas sente dificuldade em entender o funcionamento dessa ferramenta e como utilizá-la para gerar receita no marketing digital.
Se esse é o seu problema no momento, siga lendo o post e veja como funciona o Google Ads.
Confira o que selecione para este guia prático:
- O Que é Google Ads
- Por que Anunciar no Google AdWords
- Como Funciona o Google AdWords
- Como Fazer Anúncios no Google Ads
O Que é Google Ads
Em resumo, o Google Ads é uma plataforma de publicidade do Google que exibe anúncios através do serviço.
Estes anúncios são disponibilizados em forma de links patrocinados sempre que alguém realiza uma busca pelo seu nicho, seja em dispositivos móveis ou computadores.
Em síntese, os anúncios são exibidos principalmente nos resultados de pesquisa que tenham relação com a palavra-chave usada.
Esta é, sem dúvida, uma proposta interessante, tendo em vista que a ferramenta exibe propaganda relevante e que, ao mesmo tempo, entrega o que as pessoas buscam, no exato momento em que pesquisam.
Por conseguinte, além da rede de pesquisas existem outros formatos de anúncios no Google Ads.
Sua propaganda pode ser executada em forma de vídeos e banners e em ambientes de alta visibilidade em sites parceiros.
O Google possui um grande conjunto de sites parceiros incluindo a Rede de Display, que também inclui o YouTube.
A saber, o YouTube é hoje considerado o segundo maior buscador do mundo.
De acordo com dados do Statista, mesmo com o surgimento de várias outras plataformas de anúncios, como o Facebook Ads, o Google Ads ainda lidera o ranking mundial de receita com publicidade online.
A mesma gerou os incríveis 134 bilhões de dólares apenas no ano de 2019.
Desse modo, todo esse rendimento nos diz que as empresas precisam se fazer presente neste ambiente onde os clientes em potencial realizam pesquisas.
Links Patrocinados X Resultados Orgânicos
No intuito de diferenciar os anúncios pagos dos resultados orgânicos, o AdWords mostra o que parecer ser uma pequena etiqueta com o “Anúncio”.
Esta etiqueta já estava na cor amarela, mas hoje é apresentada na cor preta, o que faz com que o pagamento fique bem parecido com o resultado da busca normal.
Com isso, é possível alcançar um número maior de cliques dos usuários interessados nos resultados exibidos.
Extensão de preço
A extensão de preço tem como intuito exibir os preços de determinados serviços ou produtos antes que a pessoa clique no anúncio.
No entanto, esta opção somente é mostrada em buscas realizadas em smartphones.
Sendo assim, se o site, blog ou loja virtual não forem responsivos, ou não possuírem uma versão mobile, não funcionará.
Além disso, o anúncio deve estar presente na primeira posição do resultado de pesquisa para que a extensão seja mostrada.
Vale ressaltar que os preços aqui não são atualizados automaticamente como acontece no Google Shopping.
Portanto, os valores inseridos devem ser atualizados frequentemente, evitando divergências.
Imagine você inserir um anúncio com preço, não fazer a atualização e o cliente clicar e se deparar com um preço maior! Certamente, se a diferença for para menos ele pode gostar, mas se for o contrário seu negócio perde credibilidade.
Vantagens em Anunciar no Google Ads
A princípio, um anúncio eficiente precisa alcançar as pessoas certas no momento certo.
Por isso, o Google Ads é uma das melhores alternativas – se não a melhor – para quem deseja promover um negócio.
Os links patrocinados do AdWords também realizam um serviço de forma segmentada e seus resultados são mensuráveis.
Confira a seguir outros diferenciais que o Google Ads pode oferecer aos empreendimentos:
Poder de Segmentação do Google Ads
Além de disponibilizar anúncios mediante pesquisa de clientes em potencial, o AdWords possui ferramentas que permitem fazer segmentação, por exemplo:
- Palavra-chave: os anúncios são exibidos apenas para pessoas que fazem busca no Google usando palavras-chave.
Sendo assim, o resultado aparecerá para quem realmente demonstra algum tipo de interesse no serviço ou produto oferecido.
- Segmentação por canais e tópicos: é possível escolher um tópico específico, e os anúncios serão exibidos nos sites com este assunto.
Você ainda pode escolher diretamente em quais sites deseja que seu anúncio seja exibido, podendo escolher mais acessados pelo público.
- Público-alvo: escolhendo um público-alvo em sua segmentação suas propagandas serão exibidas em sites e plataforma de vídeos aos usuários que tiverem interesse pelo seu nicho, mesmo que no momento estes não estejam pesquisado sobre ele.
- Idade, idioma e local: a plataforma também permite que o usuário escolha a faixa etária, idioma e também a localização demográfica de quem verá o anúncio.
- Local de exibição: todavia, é possível escolher onde a propaganda será exibida, sites comerciais ou sites pessoais.
- Programação: existe ainda a possibilidade de escolher em quais horários e dias e com que frequência os anúncios serão mostrados.
- Segmentação por dispositivo: por fim, o usuário pode optar pela exibição em todos os dispositivos (celular, computador, tablet, etc.) ou em alguns deles.
Controle de Investimento do Google Ads
Com o link patrocinado do Google Ads o anunciante adquire total controle sobre os valores investidos.
Desse modo, é perfeitamente possível definir quanto será gasto durante o mês, diariamente ou por campanha.
Também pode-se optar por receber cobrança apenas quando o anúncio recebe um clique, por cada 1000 impressões (CPM) ou apenas quando o site converter.
Custo
Outra grande vantagem em anunciar no Google AdWords é seu custo que apresenta-se mais em conta do que em outras plataformas de divulgação.
Imagine quanto você pagaria para promover seu negócio ou produto na TV, ou em um outdoor! Certamente, sairia caro.
Aqui é possível começar com pouco, analisar o retorno e avaliar o engajamento do público e só depois aumentar gradativamente.
Avaliação do ROI
Um dos principais desejos dos anunciantes é obter dados sobre a interação do público sempre que faz um anúncio.
Desse modo, anunciando no Google Ads é possível contabilizar tanto os cliques quanto as impressões, saber quem clicou ou realizou a conversão no site.
Por isso, com o tempo os anúncios podem ficar cada vez mais assertivos e consequentemente lucrativos.
Além disso, você poderá acompanhar a pessoa que clicou ou comprou seu produto e exibir novas promoções por meio de remarketing.
Em síntese, o anunciante do Google Ads tem a condição de saber exatamente qual foi o retorno sobre investimento feito.
Como Funciona o Google AdWords
Decerto, não existe método melhor para usufruir de todas as vantagens do Google Ads do que conhecendo a ferramenta intimamente.
Estamos falando sobre uma plataforma funcional, simples e totalmente intuitiva, ou seja, ela vai indicando os passos que devem ser seguidos e o empreendedor só precisa inserir as informações solicitadas.
Não existe segredo para anunciar no Adwords, contudo, muita gente, com pouca experiência sente dificuldade.
Então, vamos conhecer melhor as principais ferramentas disponibilizadas pela plataforma e que será sua maior aliada no marketing digital:
Conexão de Pesquisa do Google Ads
A rede de pesquisa do AdWords é composta por resultados dos chamados “sites parceiros” e também pelos resultados de busca do Google.
Normalmente estes links patrocinados são exibidos em destaque nos resultados de busca e costumam ocupar as 4 primeiras posições.
Por outro lado, no caso de palavras-chave com alta concorrência, a propaganda também pode aparecer entre as 3 últimas posições.
Veja em quais canais o seu anúncio pode aparecer:
- Google, Google Play e Google Shopping;
- Resultados de busca e portais famosos como Terra e UOL;
- Sites menores que fazem parte do Google AdSense e também da rede de afiliados do Google;
Conexão Display
Rede de display do Adwords é composta por milhares de sites de variados segmentos e ainda sites específicos do Google como Gmail, Blogger, YouTube, Google Finance e sites específicos para dispositivos móveis.
Logo, é possível criar anúncios de vídeo, texto, gráfico, interativo e outros. Além disso, é possível inseri-los em sites relevantes para o produto ou serviço.
Google Shopping
Quem possui um e-commerce ou tem algum cliente que deseja anunciar seu negócio online, pode não saber como fará para anunciar uma gama de produtos.
Provavelmente, do modo convencional, levaria anos para que conseguisse criar um anúncio para cada produto.
Mas no Ads existe a possibilidade de criar Campanhas usando o Google Shopping para promover produtos e intensificar o tráfego para o site e lojas físicas.
Remarketing no Google Ads
Com toda a certeza, você já teve a sensação de que seu computador ou celular escutam o que você fala.
Sempre que você acessa a internet aparecem anúncios de produtos ou serviços pelos quais se interessa?
Então… Isso é estratégia de remarketing que visa exibir anúncios a pessoas que demonstraram interesse por determinado nicho anteriormente.
Logo, significa que quando pesquisamos sobre algo a plataforma guarda a informação e volta a exibir resultados para o que procurou.
Além destas ferramentas o Google Ads também possui anúncios para listas de e-mails, campanhas apenas para chamadas, público-alvo semelhante e campanhas para aplicativos móveis.
Espero que estas informações lhe tenham sido úteis. Ficou com alguma dúvida sobre Google Ads? Então deixe um comentário!
3 Comentários
[…] priori, a ferramenta mais popular no mercado é o Google Ads, por isso, vamos focar nele, neste […]
[…] Além disso, pense em guardar um pouco para investir em divulgação, depois que o material estiver pronto, por exemplo, no Google Ads. […]
Muito bom o seu post, parabéns! Conteúdo de qualidade, que ajuda pessoas.