Gestores de tráfego | Como trabalhar como gestor de tráfego?
Hoje em dia, os gestores de tráfego estão se tornando cada vez mais comuns no mercado atual, haja vista que esse trabalho vem se mostrando uma ótima estratégia de marketing digital.
Mesmo porque os gestores de tráfego são capazes de atrair mais visitantes para uma página na internet por meio de anúncios.
Os gestores de tráfego, também conhecido como gestor de mídia paga, têm sido uma posição cada vez mais difícil de se preencher nas empresas, haja vista a falta de profissionais qualificados.
Em vista disso, cada vez mais pessoas estão procurando saber sobre como trabalhar como gestor de tráfego.
Então, a fim de lhe ajudar nesses aspectos, no artigo de hoje iremos falar sobre tudo o que você precisa saber sobre gestores de tráfego. Sem mais delongas, vamos ao que importa!
O que faz um gestor de tráfego?
Em suma, o gestor de tráfego é a pessoa que se responsabiliza por gerar tráfego para um site na internet. Mas, para que isso possa acontecer, ela deve ter um certo entendimento analítico.
E isso acontece porque ele deve saber analisar os dados e entender qual é o melhor canal, as possibilidades de otimização e qual é a relação entre as diversas métricas que cada cada possui.
Sendo assim, o gestor precisa ter afinidade tanto com tecnologia quanto ferramentas de marketing digital.
Além de tudo isso, é vital que o gestor de tráfego tenha conhecimento multidisciplinar dentro do marketing digital. Apenas saber sobre mídia paga não é o suficiente.
E isso se dá devido ao fato de que, por vezes, a aquisição de tráfego pago e orgânico deve ser função desse profissional.
Quais as funções de um gestor de tráfego?
Isso pode depender de acordo com o local em que o profissional atua, mas há gestores de tráfego que também cuidam do inbound marketing.
Há os que fazem copys para anúncios e outras finalidades. Mas, em relação ao que as empresas mais pedem, citamos:
- Estudos da palavra-chave e de públicos, a fim de planejar e implementar campanhas;
- Desenvolver o planejamento, criação e otimização da campanhas de mídia paga;
- Alocar a verba entre os canais de mídia paga;
- Avaliar as campanhas de mídia, procurando por chances de melhoria;
- Criar contas, perfis ou gerenciadores de campanhas;
- Analisar o desempenho das campanhas, bem como o impacto de suas estratégias;
- Criar relatórios e dashboards a fim de mensurar resultados da conta.
Em relação a esse último, saiba que vale a fórmula de sempre oferecer duas informações nos relatórios. Ou seja, o “por quê” e “o quê”.
Isto é, o primeiro diagnóstico deve mostrar o motivo de tal performance está sendo apresentada. Em seguida, as ações de melhoria, ou o que será feito para a manutenção ou otimização da conta.
Vale mencionar também que todas essas funções podem variar de acordo com a empresa que você vai trabalhar.
Isso quer dizer que, a depender da complexidade do trabalho, pode ser que você tenha que acrescentar outras competências à lista.
Qual é a importância do gestor de tráfego no mercado atual
Os gestores de tráfego têm um grande protagonismo no mercado atual, uma vez que desempenham um papel gigante.
Uma delas é o fato de que a estratégia de uma campanha para outra pode ter uma série de variações. Porém, existe uma estimativa de que 50% a 70% do esforço precisa ser feito no topo do funil.
E isso acontece porque, assim que se converte um visitante em lead, ele se torna alvo da equipe de marketing.
O lead pode responder em outras campanhas, outros pontos de contato ou até ações distintas. Por isso, os gestores de tráfego são vitais, porque sem volume de visitantes, nenhuma estratégia vai ter sucesso.
Fora isso, outro motivo para que os gestores de tráfego tenham grande importância no mercado atual é devido ao fato de ser algo escasso.
Devido a alta demanda e cada vez mais as empresas migrando para o mundo digital, essa é uma vaga que há grande necessidade de pessoas.
Os gestores de tráfego vem se tornando mais do que necessário, mas sim um grande diferencial competitivo.
Quais são os tipos de gestores de tráfego?
Outra coisa que você precisa saber sobre como trabalhar com gestores de tráfego, diz respeito às posições que eles podem ocupar dentro das empresas.
A verdade é que os gestores de tráfego podem ter funções bem amplas, haja vista que há diversas ferramentas e canais para se administrar.
Tudo isso, é claro, com intuito de atrair cada vez mais visitantes para uma página. Então, dentre as principais divisões, podemos citar as seguintes:
Social Ads
Os gestores de tráfego, nesse caso, têm por responsabilidade criar anúncios em redes sociais, bem como o Instagram Ads, LinkedIn Ads e Facebook Ads.
Eles devem centralizar as suas atividades, em especial em cima dos perfis dos seus potenciais clientes, ou “personas”.
Isso quer dizer que eles devem conhecer seus interesses e especificações de acordo com detalhes, como formação, sexo, idade etc.
Tudo isso com intuito de criar um público que tenha uma maior aderência com tudo aquilo que a página da empresa está ofertando.
Google Ads
Agora, em relação aos gestores de tráfego do Google Ads, diferente do anterior, ele tende a atuar com maior foco no que o público está em busca naquele momento.
Sendo assim, ele precisa gerenciar os anúncios para que eles sejam exibidos nas buscas que são feitas pela internet.
Para tal, é vital não só ter conhecimento de técnicas, mas também conhecer as ferramentas que poderão lhe ajudar a chegar a uma maior quantidade, mas de forma qualificada.
Outros
Fora isso, ainda há as modalidades que não são tão comuns, mas que ainda assim podem suscitar em bons resultados.
Nesse caso, é possível fazer uso de redes sociais menos usadas para anúncios, como o Twitter, até outras estratégias que envolvem Native Ads ou Mídia Programática.
Mas, independente de ser menos comum, a verdade é que pode sim ser uma ótima estratégia para empresas ou produtos.
Sendo assim, os gestores de tráfego também podem optar por se especializar em alguns canais mais específicos.
Multidisciplinar
Os gestores de tráfego multidisciplinares são os mais requisitados. E isso acontece devido ao fato de conseguir atrair visitantes em diversos canais, bem como o Native Ads, Mídia Programática, Google Ads, Taboola e etc.
0 Comentários