Como se tornar um Gestor de Mídias Sociais?
Está buscando uma forma de ganhar dinheiro? Então veja essas dicas de como se tornar um gestor de mídias sociais.
Hoje praticamente todo mundo usa alguma rede social. Por causa disso muitas empresas tem usado as redes sociais para mostrarem seus produtos e alcançar seus clientes.
Mas para mostrar seus produto e alcançar clientes é preciso te algumas habilidades específicas. Além disso é necessário dedicar um tempo na criação de conteúdo, análise de dados e também no relacionamento com seu público. Por isso muitas empresas optam por contratar um gestor de mídias sociais.
E se você tem dúvidas sobre essa profissão continue lendo esse post, pois essa é uma carreira totalmente viável.
O que faz um gestor de mídia social?
O gestor de mídia social é responsável por cuidar de canais digitais e isso consiste em fazer planejamentos, executar, interagir e analisar os resultados das ações nas mídias sociais.
A profissão de gestor de redes sociais está entre uma das mais promissoras. Segundo um estudo realizado pelo Linkedln adivinha qual foi a profissão que apareceu em 2020 em primeiro lugar no rankinh brasileiro? Isso mesmo, o gestor de mídias sociais.
Por isso vale muito a pena conhecer mais sobre essa profissão, que além de promissora oferece muitas vantagens.
Como gestor de mídias sociais você pode trabalhar com empresas que tem investido em marketing digital, em agências de marketing e até como freelancer.
Quanto ganha um gestor de mídias sociais?
O salário pode mudar de acordo com a forma do emprego e contrato, mas pode ser em torno de R$ 3mil a R$ 10 mil. Fatores como o tamanho da empresa contratante, se é para uma agência ou não e até mesmo se você trabalhar como freelancer, podem influenciar na forma de pagamento.
Com a pandemia muitas empresas perceberam a necessidade de estar presente nas redes sociais e isso foi um dos fatores que influenciaram na buscar por gestores de mídias sociais.
Como se tornar um gestor de mídias sociais?
Apesar da grande maiorias das pessoas saberem usar as redes sociais, ser um gestor de mídias sociais está longe de ser uma atividade que basta ter um conhecimento superficial.
Se deseja ser bem sucedido nessa profissão também será necessário, além de talento, muito interesse em pesquisar e habilidade para planejar.
Administrar redes sociais é trabalhar para conquistar, estando sempre presente na vida de determinado público, para assim, atingir um objetivo.
É um trabalho diário de interação com um público e analise de resultados e isso é desafiador.
Por isso veja essas dicas de como se tornar um gestor de mídias sociais.
Veja também…
Como Ganhar Dinheiro No Instagram? 5 Formas de Monetizar Sua Rede
Como Criar Uma Agência de Conteúdo Digital – Primeiros Passos!
Esteja sempre buscando novos conhecimentos
Esse é um mercado que está em constante mudança e a cada dia surge uma novidade, por isso você deve ficar atento as mudanças.
Um curso de marketing para mídia social será muito útil para você ganhar dinheiro como gestor de mídias sociais.
Hoje sei muito sobre as principais mídias e confesso que tenho muito o que aprender, mas sempre que tenho alguma dúvida acesso a área de membros do curso que fiz.
Sempre surge novidades, por isso vale a pena fazer um curso.
Você sempre estará sendo observado
Ainda que você gerencie apenas uma conta pessoal, tome cuidado com o que você posta, use suas publicações para alcançar mais clientes.
Um gestor de mídia social precisa ter um alto nível de inteligência emocional. Sempre pensando em como suas publicações farão as pessoas se sentirem ou agirem.
Uma boa dica é constantemente fazer uma análise das suas publicações e remova aquelas embaraçosas.
Um gestor de mídias sociais deve conhecer as principais redes sociais
Hoje as principais redes sociais são instagram, facebook, twitter, linkedln, youtube e pinterest. Como profissional você precisa conhecer e dominar pelo menos essas plataformas.
Além disso, fique atento a outros canais como sites, blogs e fique de olho a novas plataformas.
Saber produzir conteúdo
O conteúdo é uma das bases das mídias sociais e isso pode ser feito em vários formatos como textos, fotos, vídeos, imagens, gráficos e etc. Sendo assim, um gestor de mídias sociais, precisa produzir esses conteúdos, com bons criativos e escrita.
Como gestor de mídias sociais as vezes você vai terceirizar alguns serviços, mas ainda assim é preciso dominar a produção de conteúdo, pois será sua responsabilidade revisar e fazer com que tudo saia como o planejado.
Um gestor de mídia social precisa trabalhar com boas ferramentas
Quer você queira ou não para ter sucesso nesse profissão você vai precisar obter um conhecimento sobre marketing de mídia social.
Por trás dos criativos e de engajamento existem dados que devem ser analisados.
Para ter sucesso como gestor de mídias sociais, você precisa estar atento ao lado analítico das coisas e ser capaz de usar os resultados para alcançar um público cada vez maior.
E para fazer isso a melhor maneira é estar atento aos softwares de gerenciamento de mídia social e marketing de mídia social. Muitos softwares oferece testes gratuitos, então aproveite para testa-los.
Veja algumas ferramentas fundamentais para um gestor de mídias sociais:
Ferramenta para gerir mídias sociais
Quem trabalha como gestor de mídias sociais precisa ter uma ferramenta capaz de facilitar sua vida.
As ferramentas de gestão de mídias sociais servem para organizar atividades, agendamentos, conteúdos, métricas, tudo isso e muito mais em uma só plataforma.
A ferramenta que uso para administrar minhas redes é a mLabs, ela é muito intuitiva, fácil de usar, com um suporte maravilhoso e além disso eles oferecem cursos que ajudam muito.
Editor de imagens e vídeos
Ter boas ferramentas para fazer edição de imagens e vídeos com certeza será fundamental para seu sucesso.
Praticamente em todas publicações será necessário usar alguma imagem, que quando bem elaborada e editada faz toda diferença.
O Canva mesmo no plano gratuito é uma ótima ferramenta para a criação de conteúdo. Uso ele para criar minhas postagens.
Ferramenta de gestão de projetos
Quando você tiver muitos projetos para gerir e até mesmo uma equipe, uma ferramenta de gestão de projetos será muito útil, pois elas permitem acompanhar a execução do trabalho e também manter organizados.
Uma gestor precisa de ferramentas de análise de dados
Ferramentas como mLabs faz relatórios das redes sociais, porém é necessário levantar dados do marketing digital como um todo.
E para fazer isso existem ferramentas com o Google Analytics, que é uma das mais usadas.
Através do Google Analytics você consegue ter uma visão geral da sua estratégia de marketing, e ver como as redes sociais tem contribuído para seus resultados.
Existem outras ferramentas como o Facebook, Instagram e Twitter Analytics que também mostra o desempenho da sua estratégia.
Além dessas existem outras ferramentas que devem ser usadas por um profissional gestor de mídias sociais. O ideal é você ir analisando cada etapa e ver quais serão necessárias, essas citadas aqui são as fundamentais para começar.
Creio que você percebeu como a profissão de gestor de mídias sociais é promissora, então se você gostou desse post deixe um comentário dizendo o que achou.
0 Comentários