Como fazer a gestão de tempo e ser mais produtivo? Veja dicas
Não é incomum que algumas pessoas tenham problemas com a gestão de tempo no dia a dia. Em outras palavras, não manter uma rotina fixa é o mesmo que não conseguir padronizar os seus afazeres, o que costuma gerar uma bola de neve.
Vale citar que muitas vezes tem-se a impressão de que o dia, com suas 24 horas, é insuficiente para dar conta das tarefas como um todo.
Aqui, não falamos somente de trabalho, mas também de tarefas cotidianas como faxinar uma casa, por exemplo.
No entanto, entenda que algumas dicas podem auxiliar o indivíduo que não consegue fazer uma correta gestão de tempo.
A organização é algo fundamental para isso, inclusive, um Guarda Estoques é de grande ajuda. Afinal, é possível ter um local para armazenar itens, deixando o ambiente doméstico mais ordenado e sem itens desnecessários.
Por isso, se você quer saber como manejar o seu dia de forma que você não fique preso em mil afazeres, saiba: você está no artigo certo.
Montamos um compilado de dicas para que você faça um gerenciamento mais saudável do seu tempo e melhore, por consequência, a sua qualidade de vida.
Continue conosco e boa leitura.
O que é a gestão de tempo?

A gestão de tempo tem por objetivo organizar e planejar como o seu tempo deve ser dividido enquanto você realiza suas diversas atividades rotineiras.
Em outras palavras, é através desse gerenciamento que se torna possível identificar a quantidade de tempo que você gasta para executar cada tarefa diária.
Prático, não é? No entanto, colocar em prática essa metodologia exige uma readequação e uma nova maneira de se comportar. Por isso, nem sempre é uma tarefa fácil.
Saiba que, se você começa o seu dia com diversas tarefas e não consegue ou possui extrema dificuldade em terminar uma delas, bem… Você está fazendo mal uso da sua gestão de tempo!
Acompanhe abaixo a importância e os benefícios que um correto gerenciamento das suas atividades pode trazer para o seu dia a dia.
Qual a importância da gestão de tempo?
Em primeiro lugar, a gestão de tempo faz com que seja possível focar em uma única tarefa ao invés das inúmeras que possuímos em um dia. Isso é benéfico porque, ao manter o foco, é natural que você consiga eliminar uma atividade mais rapidamente.
Entenda que estar ocupado não é sinônimo de ser produtivo, pelo contrário. A produtividade está diretamente ligada a sua capacidade de entregar tarefas de forma assertiva.
Por isso, fazer uma correta gestão de tempo anda lado a lado com dias menos estressantes e mais tarefas entregues.
Além disso, outro fator importante que diz respeito ao correto gerenciamento é a menor incidência de retrabalho. Afinal, se você se foca em apenas uma tarefa a probabilidade de que você cometa algum erro é bem menor.
Além disso, outro aspecto importantíssimo que se relaciona com o assunto é que a gestão de tempo permite que você tenha tempo de lazer.
Manter a qualidade de vida ao fazer coisas do seu interesse em horas vagas é fundamental para a saúde de um indivíduo.
Como fazer a gestão de tempo: 5 passos que vão te ajudar
Agora que você sabe o que é e a importância de fazer uma correta gestão de tempo das suas atividades, vamos à parte prática do tema.
Separamos, neste artigo, cinco dicas imperdíveis para que você faça um melhor uso e planejamento das suas atividades.
Confira!
Faça um planejamento
Em primeiro lugar, é preciso planejar a sua rotina. Sobretudo, neste primeiro momento, é importante que você coloque no papel todas as atividades que exerce no dia a dia.
Em seguida, coloque no papel quais as tarefas que consomem mais o seu tempo. Assim, é possível que separe essas das demais, uma vez que elas irão exigir mais foco e atenção da sua parte.
Uma boa dica é usar algum tipo de aplicativo para gerenciamento de atividades. O Asana, por exemplo, disponível em todas as lojas de aplicativos, pode ser uma boa opção.
Tenha metas e objetivos
Definir metas e traçar objetivos é fundamental para que você se mantenha motivado. Quando você executar um trabalho e perceber que está dentro do prazo, a tendência é que você sinta um grande alívio e se sinta mais motivado para dar sequência ao trabalho.
Defina prazos
Além de definir prazos, é importante que você faça isso de forma realista. Entenda que nem todas as tarefas do seu dia a dia são possíveis de serem realizadas em um único dia.
Isso porque algumas tarefas podem ser exaustivas. Então, para que elas não se arrastem por mais tempo que o necessário, estabeleça uma quantidade de tempo que você irá trabalhar em cada uma delas por dia.
A dica, neste contexto, é definir um número de horas para a realização de tarefas mais complexas. Sobretudo, evite distrações!
Priorize tarefas
Antes de mais nada, esse é um dos aspectos mais importantes quando falamos em gestão de tempo. Isso porque alguns trabalhos, naturalmente, são mais importantes e demandam mais urgência de entrega do que outros.
Por isso, vá até a lista de planejamento e separe o que é urgente e aquilo que pode esperar um pouco mais de tempo para ser entregue.
Delegue tarefas
Essa dica é essencial principalmente para aquelas pessoas que trabalham em equipe. Você não precisa abraçar o mundo e assumir todas as responsabilidades sozinho.
Ainda que você almeje um cargo em uma empresa, entregar uma tarefa mal feita pode contribuir para que você não alcance o seu objetivo.
Se o seu objetivo for um cargo de liderança, por exemplo, você já parou para pensar que uma das principais características de um líder é delegar tarefas?
Conclusão
Agora que você já sabe como fazer a correta gestão de tempo e ser mais produtivo, que tal pôr a mão na massa?
Lembre-se de que montar um cronograma é fundamental para que isso aconteça. Não caia na armadilha e torne o seu dia mais saudável. Afinal, gerenciar o tempo é uma forma de viver mais e melhor!
Obrigado por acompanhar este artigo. Até a próxima!
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