Funil de Vendas – Como Fazer de Forma que Funcione?
A sua campanha de marketing não está dando resultado como o planejado? Você está procurando formas mais eficazes de gerar leads, fazer conversões e mais vendas? Provavelmente é hora de otimizar seu funil de vendas.
Se você trabalha com marketing a algum tempo, creio que já ouviu falar do termo funil de vendas, mas caso esteja iniciando e não sabe o que isso significa, não se preocupe, hoje você saberá o que é e como otimizar seu funil de vendas.
Aqui nesse artigo vamos mergulhar fundo no mundo do funil de vendas e como você precisa otimiza – lo.
Encaminhar um lead para sua lista e concluir uma venda, não é tão simples. Seu público precisa ser conduzido por diversas fazes, antes que realmente se transforme em seu lead.
O que é FUNIL DE VENDAS?
É o caminho pelo qual um lead passa até se tornar um cliente. Esse percurso consiste basicamente em diferentes etapas como: perspectivas, leads, conexão, relacionamento, conversão e vendas.
Este percurso pode ser longo ou curto isso vai depender bastante do seu tipo de público e a cada etapa você deve se esforçar para levar seu cliente a próxima etapa.
Os estágios do funil de vendas sempre serão os mesmos, porém o funil de vendas pode ser diferente para negócios diferentes, dependendo do produto, da meta e do público.
Como Otimizar o FUNIL DE VENDAS?
O Funil de vendas é uma estratégia de marketing digital muito eficaz, pois através dele você consegue atrair, se relacionar e converter uma pessoa em cliente.
Ele se divide em 3 estágios sendo o “Topo do funil”, “meio do funil” e “fundo do funil.
Para ter um número alto de conversões, é importante um público certo de clientes potenciais. E a forma mais eficaz de atrair o público certo, é produzindo conteúdo de valor.
Otimizar seu funil de vendas é importante para que você não perca tempo e nem dinheiro, por isso observe essas dicas que vamos falar.
Conheça seu Público
Antes de iniciar a produção de conteúdo, você precisa conhecer seu público, será muito difícil otimizar seu funil de vendas sem saber com quem está falando.
Ao falhar na segmentação do seu público e atrair pessoas que não tem interesse pelo que você vende, você tem bastante trabalho e pouco resultado.
Mas como saber qual é o público certo? Então, para ter um público certo você precisa definir seu avatar.
Ele é a soma das principais características da maioria dos seus clientes combinados em apenas uma pessoa.
Depois de traçar seu avatar a sua comunicação de marketing passa a ser direcionado para uma única pessoa.
Esse definição do seu cliente ideal não será perfeita desde a primeira análise, é normal, mas você deve ir ajustando a medida que for conhecendo melhor o seu público.
Para definir seu avatar é importante responder algumas perguntas como:
- Quem é?
- O que eles consomem?
- Sentimentos (medo, desejos, obstáculos)?
- Quem são seus influenciadores?
- Quais são os mitos e mentiras que ele acredita?
Procure entender ao máximo seu avatar.
Para fazer isso existem algumas ferramentas, mas também é muito importante pesquisar nas redes sociais, vendo o que eles comentam ou compartilham.
Ofereça conteúdo de valor
Agora que você já sabe quem é sua persona, ficou mais fácil produzir conteúdo, porém não pode ser qualquer tipo de conteúdo.
O conteúdo precisa entregar valor, ser um ótimo conteúdo, capaz de ajudar quem procura por soluções para determinado problema.
Ao entregar conteúdo de valor você pode se posicionar como especialista, ganhar confiança do seu avatar e reconhecimento por ter ajudado.
Outro ponto importante na produção de conteúdo é a definição da palavra chave, e a distribuição dela dentro do seu texto.
Existe muito mais chance dos mecanismos de buscas mostrarem seu conteúdo para a sua persona, quando a palavra chave está bem definida e bem distribuída.
Então para cada conteúdo que você produzir você precisa ter palavras chave baseada no que seu avatar tem buscado.
Ferramentas como, planejador de palavras chave, google trends, facebook insights e etc.,vão te ajudar a descobrir o que sua persona tem pesquisado.
Seu conteúdo pode ser entregue através de artigos em blogs, canal no YouTube, live e etc. Seja qual forma você escolher foque em gerar valor no seu conteúdo.
FUNIL DE VENDAS – Capture um contato da sua persona
Para o cliente entrar em seu funil de vendas você precisa pegar um contato dele e normalmente é o email. Com o endereço de email dele é possível construir um relacionamento de confiança.
Quando um cliente compartilha o contato dele com você, significa que ele está interessado em ter um relacionamento e saber mais sobre o que você fala e vende.
Quando um possível cliente entra em seu funil de vendas, ela se encontra no topo do funil
Mas como obter um endereço de email?
Se você definiu seu avatar e está produzindo conteúdo de qualidade, essa etapa fica bem mais simples.
A forma mais comum de obter o endereço de email ou outro contato de um cliente, é através de uma isca digital.
A isca digital pode ser um ebook ou a inscrição grátis em um evento online, você também pode escolher outra isca digital, algo que combine com seu negócio.
Hoje a forma mais usada de capturar o contato de um cliente é através de ebooks.
Definido qual será sua isca digital, faz banners e cria páginas de captura. Os banner podem ser anexados no início ou final dos artigos, e até na coluna lateral.
Só tome cuidado para o excesso de banner não atrapalhar a experiência do usuário.
Um forma que pode ser usada, mas que não é tão eficiente é colocar formulários de inscrição em algum lugar dos seus artigos sem dar uma isca digital, mas a captura de email funciona melhor quando você oferece algo em troca.
Caso você opte por trabalhar apenas com um canal no YouTube, será necessário ter pelo menos uma página de captura, para que sua audiência entre em seu funil de vendas.
Capturou o email agora vamos para a próxima etapa!
FUNIL DE VENDAS – “Topo de Funil”, “Meio de Funil” e “Fundo de Funil”
Até aqui você provavelmente já conhece sua persona, sabe que tipo de conteúdo resolve o problema dela e capturou o contato por meio de um isca digital.
Após a captura do email você passa um email para entregar a isca digital, isso é feito através da programação de um serviço de email marketing.
Depois de entregue você passa um email de boas-vindas e nos 3 dias seguinte passe e um pela manhã e à tarde, mostrando prova e prova social do produto que você vende, depois um email fazendo a oferta.
Nem todos leads vão chegar ao fundo do funil, ou seja, concluir uma compra, isso é normal.
Concluído essa etapa os próximos email serão de conteúdo e não precisa ser todos os dias.
Esses email servem para vocês construírem um relacionamento e quase sempre será sobre novos conteúdos postados.
Entre conteúdo e oferta você estipula 80% para conteúdo e apenas 20% oferta, isso para que você não fique chato e só fale de vendas.
Vai acontecer o momento certo da oferta, e ele existe para trazer o máximo de clientes para o fundo do funil, finalizando vendas.
Nesse processo a organização é essencial, por isso o ideal e ter uma planilha, com datas e horários e títulos dos e-mails a serem e enviados.
É importante fazer um Funil de Vendas
Todo o processo desde a definição do seu avatar até o fundo do funil, depende muito do tipo do seu negócio.
O ideal é pegar essas informações, analisar o seu negócio, e ver como você pode adaptar isso para atingir seu objetivo.
Entendendo a essência do funil de vendas, é possível se adequar a qualquer tipo de negócio.
Porém não deixe de fazer o funil de vendas, pois ele é muito importante para o crescimento de um negócio.
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