Finanças Pessoais – Como Definir Metas Financeiras Alcançáveis
Definir metas financeiras alcançáveis é a chave para você ter sucesso. Porém, saber quais projetos priorizar, e o que fazer para alcançá-los pode ser complicado. Por isso, nesse artigo vamos falar sobre como definir metas alcançáveis.
Você sabia que muitos brasileiros não conseguem atingir suas metas? E uma das razões para isso é que não definimos metas razoáveis.
Seja qual for seu sonho, para alcançá-lo você precisa considerar suas prioridades e criar metas financeiras específicas e alcançáveis.
Aqui vamos falar sobre algumas metas financeiras que vão ser muito úteis para você. Porém, pode ser que alguma dessas dicas não se aplique a você agora, mas pode começar aos poucos e trabalhar para colocar todas em prática.
Como Definir Metas Financeiras Alcançáveis
1 Quitar dívidas
Se você tem dívidas em cartões de crédito, empréstimos estudantis, empréstimos de veículos e hipotecas, saiba que essa é uma realidade de muitos brasileiros.
Embora quitar dívidas seja uma das metas obrigatórias é uma meta difícil de alcançar. No entanto, é possível através de uma boa estratégia, por isso, a dica é, analise sua dívida e decida sobre quantos por cento dela você deseja reduzir.
Optar por reduzir 5,7 ou 10 por cento de sua dívida já é um início para conseguir pagar todas. É importante que você defina metas alcançáveis, pois assim você conseguirá quitar as contas.
Cada dívida tem sua peculiaridade, em algumas você pode conseguir bons descontos para pagar, outras não, por isso negocie cada uma de acordo com aquilo que você consegue pagar. Portanto, comece priorizando eliminar aquelas dívidas com juros mais altos e depois passe para as menores.
2. Faça metas de economia alcançáveis
Todo mundo em algum momento da vida já ouviu falar sobre a importância de economizar dinheiro, mas poucos realmente economizam.
Para você fazer diferente da maioria das pessoas, comece economizando uma quantia menor de dinheiro e depois vai aumentando.
Começar economizando aos poucos é uma forma de definir metas financeiras alcançáveis. Quando você tenta economizar uma grande quantidade de dinheiro a chance de você desistir é maior, pois isso exige um sacrifício muito grande daquilo que você gosta.
Defina metas específicas, menores e de curto prazo. Talvez seu sonho seja viajar ou comprar um novo celular, então defina uma meta de economia para conseguir comprar.
Quando você define uma meta menor e consegue atingir conforme o planejado, isso tem um efeito psicológico muito bom, e acaba te impulsionando a alcançar novas metas.
3. Saiba sempre quais são seus gastos
Muitas pessoas se sentem oprimidas quando tentam definir e manter um orçamento. Algumas começam empolgadas e desistem.
Então, ao invés de começar criando um orçamento inteiro, você pode começar controlando seus gastos para que tenha uma noção de onde está indo seu dinheiro.
Feito assim, comece a rastrear suas despesas mensais, sempre fazendo anotações e depois disso veja onde você consegue economizar dinheiro.
Acompanhar seus gastos e cortar aqueles desnecessários é fundamental para você definir metas financeiras alcançáveis.
Veja algumas dicas de onde economizar dinheiro:
- Energia;
- Água
- Economize em seu orçamento alimentar;
- Combustível
- Despesas de casa
Essas são algumas despesas que provavelmente você tenha, então faça uma análise e veja como você pode começar a reduzi-las.
4. Invista em você
Quando falo em investir em você, creio que a primeira coisa que pensou foi em comprar algo que você deseja muito, não é mesmo? Isso também é uma forma de investir em você, mas existem dois tipos de investimento que não pode ser deixado de lado, é a reserva de emergência e sua aposentadoria.
Reserva de emergência: A quem diga que a reserva de emergência não é uma forma de investir em você, porém penso diferente. Pois se acontecer uma tragédia e você não tiver nenhum dinheiro, todo seu projeto pode ser afetados, por isso para mim a reserva de emergência é sim, uma forma de investir em você.
A reserva de emergência é aquele dinheiro que você deixa guardado para eventuais problemas. Pode ser um problema de saúde, com o carro, a casa, etc.
Se você definir uma meta financeira e deixar a reserva de emergência de lado, é certo, que em algum momento tudo vai por água abaixo.
As tragédias e imprevistos acontecem, por isso antes mesmo de começar a guardar dinheiro para a aposentadoria, comece a guardar para sua reserva de emergência.
Aposentadoria: O próximo passo depois de ter sua reserva de emergência é começar a economizar o mais rápido possível para sua aposentadoria, quanto mais cedo você começar mais seu dinheiro poderá render. Mas pensa na aposentadoria como sendo um investimento em você.
Veja o valor que você pode investir mensalmente e decida sobre onde quer deixar seu dinheiro, mas escolha uma forma de investimento que tenha boa rentabilidade.
5. Cuidado para não desistir das suas metas financeiras
Definir metas financeiras é importante, porém é complicado aderir a novos comportamentos. Para te ajudar a não desistir desse novo hábito você pode mensalmente ou quinzenalmente fazer um balanço de como está se saindo.
Mas se for complicado fazer tudo que falamos nesse artigo, comece aplicando aos poucos. Faça primeiro uma meta para eliminar as dívidas e depois estipule um valor para a reserva de emergência e outro para a aposentadoria. E sem se endividar planeje realizar aqueles sonhos menores como por exemplo, comprar um carro ou fazer uma viagem.
Tenha sempre em mente quais são suas metas. Quando vier aquela desejo grande de comprar ou fazer algo que não está dentro do planejamento, controle-se e evite comprar por impulso.
Gostou? Então, comece a colocar em prática o que falamos, além disso deixe um comentário dizendo o que você achou e compartilhe.
0 Comentários