Você Precisa Ver! 5 Exemplos de Estratégia de Marketing
Uma estratégia de marketing é um conjunto de ações para promover os produtos ou serviços de uma empresa. No entanto, baseia-se nos 4Ps: Preço, Praça, Produto e Promoção. Tradicionalmente, a estratégia é baseada nas expectativas do público-alvo.
Seguir uma estratégia de marketing permite que uma empresa se comunique de forma eficaz com o público-alvo e crie interesse em seus produtos, além de definir metas e alcançá-las.
Estudar exemplos de uma estratégia de marketing ajudará um profissional de marketing a construir seu próprio plano de promoção com base em casos de sucesso de outras empresas. Isso aumentará o alcance dos consumidores e tornará a venda de bens e serviços mais eficiente.
Componentes-chave de exemplos de estratégia de marketing

As estratégias de marketing estão em constante mudança, portanto, o uso de algoritmos desatualizados não leva a empresa ao sucesso. Você pode escolher entre os métodos de comunicação relevantes de acordo com o orçamento para promoção do site e as características do seu público-alvo.
Para determinar a estratégia certa, é importante saber a quem sua mensagem se destina. Para B2B, aplica-se uma regra de comunicação eficaz, enquanto para B2C é mais apropriado referir-se a outras.
A maioria dos exemplos de estratégia online baseia-se nos seguintes canais de interação com potenciais clientes:
- Promoção do site nas redes sociais;
- Distribuição de e-mail;
- Programas de referência para atrair novos clientes;
- Interação com líderes de opinião;
- Publicidade paga no Facebook e Google;
- Marketing de conteúdo e SEO – aumente o tráfego orgânico para o site.
Se o orçamento permitir, você pode usar várias das opções acima de uma só vez ou concentre-se em apenas um canal. Por isso, observe que a lista contém métodos de promoção que exigem investimentos financeiros dependendo do nicho e da concorrência.
5 exemplos de estratégia de marketing
Uma estratégia de marketing tem vários objetivos ao mesmo tempo. Ela é chamada para:
- Aumentar a demanda por um serviço ou produto;
- Gerar interesse entre o público-alvo;
- Introduzir ofertas no site da empresa e criar demanda por elas.
Aqui estão os exemplos mais bem-sucedidos e originais de uma estratégia de marketing que pode ser transferida para praticamente qualquer marca – mesmo que seja uma loja de sapatos chiques menor do que as líderes de mercado listadas aqui.
Spotify
Este exemplo de estratégia de marketing mostra como manter os usuários e evitar que eles mudem para os concorrentes. O serviço de streaming de música Spotify apostou na praticidade da interface do aplicativo.
A atratividade e praticidade do design, a abundância de recursos e a disponibilidade de uma versão gratuita do serviço permitiram que ele se tornasse um favorito em termos de número de usuários – chega a quase 300 milhões no mundo. Ao mesmo tempo, metade dos amantes da música usa serviços de assinatura pagos.
A estratégia do Spotify é baseada na experiência e conveniência do usuário. Para isso, o aplicativo ainda emprega inteligência artificial, que seleciona novas músicas na coleção de áudio com base nas preferências do ouvinte.
GoPro
O objetivo da estratégia é criar um espaço de informação em torno da marca e atrair para ela o público-alvo, que será fiel à empresa. A fabricante de filmadoras de esportes radicais GoPro usa conteúdo de fãs em suas postagens de mídia social. Isso ajuda a popularizar a marca e atrair novos clientes interessados em vídeos de ação de alta qualidade.
A fabricante também oferece um editor de vídeo próprio, que, durante a edição, aplica automaticamente uma marca d’água com o logotipo da marca na sequência do vídeo. Assim, o usuário não apenas espalha histórias sobre suas próprias aventuras, mas também compartilha o segredo do tiro incomum.
Além disso, a GoPro realiza regularmente concursos entre seus usuários, recompensando-os por conteúdo original com equipamentos atualizados e outros prêmios valiosos.
Sephora
Nos mercados do Canadá e dos EUA, a marca de beleza Sephora adotou uma estratégia de retenção de clientes por meio de um lucrativo programa de afiliados. O sistema de níveis, utilizado para diferenciar os clientes, confere à marca elementos de exclusividade. Cerca de 80% das vendas são realizadas pelos atuais membros do programa de fidelidade – isso torna o negócio o mais estável possível.
Pesquisas de marketing mostraram que quatro quintos dos clientes usam um smartphone para selecionar ou encomendar produtos. Por isso, as lojas da marca oferecem Wi-Fi gratuito, além de um aplicativo da marca com uma interface atrativa e intuitiva.
Leia também: Estratégia de Marketing de Mídia Social Para Mães Empreendedoras
Vogue
A estratégia da empresa é criar um sentimento de pertencimento à vida de elite da publicação. Os clientes VIP têm a oportunidade de se comunicar com os editores, figuras-chave do mundo da moda e consultores de beleza. Eles também podem receber conteúdo temático privilegiado.
O interesse pela revista e sua versão online é sustentado por convites para eventos privados de entretenimento como convidados de honra ou pela oferta de descontos nos programas culturais mais interessantes.
Programa de fidelidade personalizado desenvolvido como resultado de uma complexa pesquisa de marketing. A estratégia de recompensas, segundo representantes da marca, tem efeito positivo nas assinaturas da publicação.
Nike
O objetivo da estratégia de conteúdo da Nike é manter o interesse em suas contas de mídia social. Para manter a atenção dos usuários, a marca distribui conteúdo motivacional e informações que apontam para a conveniência e praticidade dos produtos.
Desde que a marca foi criada, o fundador trabalha para popularizar a atividade e oferecer produtos que tornem o esporte mais conveniente e prazeroso. A Nike não usa conteúdo para anunciar diretamente seus produtos.
Em vez disso, ele associa suas roupas e sapatos a conquistas esportivas e vitórias pessoais. São essas informações que funcionam muito bem para o subconsciente e estimulam o público-alvo a novas conquistas. E isso significa novas compras de equipamentos.
Leia também: Posicionamento de marca: o que é?
Conclusão
Como mostram os exemplos de estratégias de marketing, a apresentação de produtos atraentes para o público-alvo pode ser original e tradicional. Para motivar as pessoas a falarem sobre sua marca ou produto, tudo o que você precisa fazer é chamar a atenção delas e atender às suas expectativas. Dessa forma, você pode contar com o boca a boca e o conteúdo viral que é direta ou indiretamente dedicado aos seus produtos.
Para construir uma boa estratégia de marketing, é importante contar não apenas com a criatividade, mas também com as características dos consumidores para os quais esta ou aquela campanha está sendo criada.
Use o desejo das pessoas de economizar dinheiro, torne-se parte de uma comunidade popular ou apenas faça uma pausa na vida cotidiana.
0 Comentários