Estratégia de Marketing de Mídia Social Para Mães Empreendedoras
Marketing de Mídia Social Para Mães Empreendedoras. As mídias sociais têm um enorme poder de alavancar nosso negócio. Apesar da maioria dos empreendedores terem pelo menos um pouco de conhecimento sobre mídia social e como elas ajudam a conectar empresas por meio de dispositivos móveis ou computadores, não são todos que sabem usar. Mas, quando você usa uma estratégia de marketing de mídia social de forma correta você tem uma enorme chance de aumentar seu faturamento.
Dependendo da mídia social, é possível conectar indivíduos de acordo com hobbies, carreiras, localização e dados demográficos, então isso une as pessoas com interesses semelhantes. Mas elas ainda têm o poder de manter as pessoas em contato, ainda que exista uma distância entre elas.
No entanto, as mídias sociais podem ser uma ferramenta espetacular na hora de fazer o marketing para uma mãe empreendedora que deseja alcançar um público específico.
Nos últimos anos as estratégias de mídias sociais passaram a ser algo indispensável quando o objetivo é conquistar autoridade, alcançar clientes e fazer grandes vendas. Por isso, mesmo que você seja uma grande empresária ou alguém que esteja iniciando, ou um empreendedor que já fatura muito, é importante marcar sua presença nas redes sociais.
Portanto, esse artigo foi feito para mães empreendedoras e para outros empreendedores que precisam de uma estratégia de marketing de mídia social.
Por isso, fique atento a todas dicas de marketing de mídia social para mães empreendedoras.
Defina quem é seu público e estabeleça metas
Definir o público alvo é um dos passos mais importantes para começar a aplicar alguma estratégia de marketing de mídia social. Por isso, com base no que você vende escreva quem são seus possíveis clientes, como por exemplo, são mulheres, homens, adolescentes, qual a faixa etária? Onde eles moram, o que consomem, etc.
Você tem muito mais chance de realizar vendas ao tratar seu cliente como único, ou seja, quando você sabe com quem está falando.
Mas como definir um público alvo?
Bom, se você não tem a menor ideia de quem é seu público alvo, você pode usar as ferramentas analíticas de mídia social, pois elas podem ajudar muito.
Com essas ferramentas torna-se relativamente fácil determinar um público alvo, saber seus comportamentos, os anúncios que mais atrai e o horário que mais usam a internet.
Uma vez que você tiver uma compreensão clara de quem é seu público-alvo o próximo passo é definir metas SMART.
Definir as metas de campanha vai ser útil para você aumentar o alcance e resultados, por isso não ignore essa etapa.
Aprenda com seus concorrentes
Em alguns aspectos a concorrência pode até ser vista como algo negativo, porém quando se trata de marketing de mídia social saber o que a concorrência está fazendo é algo benéfico.
Ao estudar de forma cuidadosa o que outros empresários de sucesso estão fazendo, ficará bem mais fácil saber o que está dando certo e o que não funciona.
A sugestão aqui não é copiar diretamente as estratégias dos concorrentes, mas pegar as boas ideias e adaptar para seu negócio.
Contas em mídias sociais
Existem muitas plataformas de mídia social, mas independente de qual você escolha é importante ter contas e perfis de alta qualidade e que são bem desenvolvidos.
Mães empreendedoras, procuram criar contas em mais de um mídia social, Instagram, Facebook, Sites, YouTube e tem tantas outras. Fazendo assim, seus possíveis clientes vão te acompanhar em mais de um lugar. Apesar de ter citado essas, você deve estar naquelas redes sociais onde seus clientes estão.
Cronograma de postagens nas mídias sociais
Para qualquer estratégia de marketing de mídia social funcionar será importante fazer um cronograma de postagens. Pois isso, torna mais fácil manter a consistência.
Quando se trata de construir presença online a consistência faz toda diferença. Eu sei que muitas vezes para nós mães é complicado fazer isso, por isso a importância de fazer um cronograma de postagens.
Ao analisar o público alvo, você consegue saber o horário de postagem ideal para os mais diversos canais. Então crie uma programação de postagem consistente, pois assim os clientes podem consumir mais seu conteúdo e tornar fiéis a sua marca.
Outro ponto importante, ao fazer publicações regularmente você mostra para seu público como seu negócio é organizado e responsável.
Fique atento aos dados analíticos
Qualquer estratégia de marketing de mídia social pode ser em vão se você não analisar os dados de suas campanhas.
As ferramentas analíticas são muito úteis para saber quais tipos de postagens e plataformas geram resultados.
Por isso, você deve saber fazer essa análise para manter o que estiver funcionando e alterar aquilo que precisa ser melhorado. Além disso, com esses dados você consegue oferecer ao público o que eles realmente precisam.
Linkagem para suas páginas
Ao criar uma postagem em uma plataforma de mídia social, uma boa dica é colocar na descrição um link para outras postagens do seu negócio.
Por exemplo, se você fez uma publicação no blog do seu negócio, é estratégico mencionar um tópico desta postagem em uma mídia social e fornecer um link para a postagem do blog.
Isso faz os clientes perceberem que seu negócio tem um bom desempenho, mas o mais importante, quando eles precisarem de um produto ou serviço seu, saberão que você pode ajudá-los.
Automação de mídia social
Apesar do gerenciamento de mídia social ser uma prática de marketing bastante demorada, existem bastante ferramentas que te ajudam a automatizar suas postagens e relacionamento com os clientes.
Dentre elas podemos citar a possibilidade de agendar suas postagens em páginas do Facebook e publicações no Instagram, mas não para por aí.
Sabe aquelas perguntas que geralmente o cliente faz? Pois é, tem como você usar ferramentas que dão essas respostas automaticamente.
Esses foram alguns exemplos de automação, portanto, se as mídias sociais estiverem te sobrecarregando, pense em automatizar.
Isso te ajudará a reduzir a carga de trabalho, porém sem perder retorno.
Postagens diversificadas
Um dos benefícios de ter contas nas redes sociais é a capacidade de fazer postagens diversificadas.
Crie postagens que são exclusivas e adequadas para cada rede social, por exemplo, o tamanho das imagens para o Pinterest é diferente das imagens para Instagram.
Ao criar uma publicação de acordo com a mídia social, o público não tem a impressão de que você está tentando empurrar uma abordagem padronizada, que muitas vezes não se adequa a mídia social. Quando os componentes do conteúdo são únicos e apropriados, eles mostram o lado mais humano de um negócio.
Concluindo
Implementar e seguir uma estratégia de marketing de mídia social é algo relativamente simples, porém é difícil de manter. Ter foco e organização fará bastante diferença.
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