Dropshipping Brasil – Guia Prático e Simples Para Iniciantes
Se você está pensando em empreendedorismo digital, precisa conhecer o dropshipping Brasil, um modelo de negócios online que é sua chance de mudar de vida!
Esta é, sem dúvida, uma grande oportunidade para quem sempre sonhou em criar um negócio, mas não possui capital suficiente para investir em uma empresa física.
Aqui você não precisará investir tanto e não terá que se preocupar com detalhes como montar estoque e enviar as mercadorias compradas.
Então, quer saber de que forma funciona esse negócio de vendas e como começar a ganhar dinheiro? Veja o que vamos discutir a seguir:
- O que é dropshipping e como funciona?
- Quais as Vantagens do Dropshipping Brasil?
- Dropshipping Brasil Como Fazer em 8 Passos
- Dropshipping Como Encontrar Fornecedores?
O Que é Dropshipping e Como Funciona?
Resumindo, o dropshipping é um modelo de gestão de e-commerce em que o empreendedor não precisa se preocupar com estoque de produtos, tão pouco com o envio das mesmas.
Desse modo, o lojista atua apenas como um intermediário entre o fornecedor e o consumidor.
O empreendedor precisa ter uma plataforma virtual para expor os produtos e atrair o público. É também nesse ambiente que será realizado o restante das transações, por exemplo, o pagamento.
Sendo assim, caso opte pelo dropshipping Brasil você não precisará ter nada em casa ou em um espaço alugado, pois toda a parte logística de embalagem, despacho do produto e acompanhamento do pedido fica por conta do fornecedor.
O sistema é simples: o lojista cria uma loja virtual, expõe os produtos, o cliente compra.
Em seguida, o empreendedor passa os dados da compra ao fornecedor e o mesmo fica responsável pelo preparo e envio.
Pode parecer algo novo, mas esse modelo já é bastante popular aqui no Brasil e muitos varejistas utilizam.
Um exemplo é a gigante Amazon, o Mercado Livre e diversos empreendedores digitais de sucesso.
Basta observar um pouco em lojas como as Americanas e perceberá que existem muitos produtos com anúncios que parecem duplicados de tão parecidos.
Certamente são pessoas que fazem esse tipo de negócio e possuem o mesmo fornecedor.
No Mercado Livre também acontece isso. É possível encontrar o mesmo produto sendo divulgado por preços variados. Significa que cada vendedor estipulou seu lucro na revenda.
Falando de modo mais fácil, seus ganhos advêm do valor que você colocar em cima do preço dado pelo fornecedor.
Quais as Vantagens do Dropshipping Brasil?
A ascensão do dropshipping Brasil não se deve apenas à facilidade de abrir o negócio. O mesmo apresenta muitas outras vantagens.
1. Baixo Investimento Inicial
Com toda a certeza, uma das características mais atraentes desse negócio é a possibilidade de criar uma estrutura sem precisar gastar muito e sem se preocupar em montar estoque.
Você só precisa mesmo investir na criação de uma loja online que seja profissional, atrativa e depois, selecionar os melhores fornecedores.
Quem não tem capital sequer para criar um e-commerce pode trabalhar em plataformas já existentes como as já citadas aqui.
2. Dropshipping Brasil e a Redução de Riscos
Nesse sistema o lojista só paga pelo produto após o consumidor realizar a compra, obtendo seus ganhos a partir da diferença entre o preço negociado com o fornecedor o preço de venda.
Sendo assim, não há risco de ficar com mercadorias encalhadas, tendo prejuízo.
3. Gestão Fácil
Outra vantagem aqui é que o sistema apresenta uma facilidade grande no que se refere à gestão.
A gestão de logística e de estoque exige uma série de processos burocráticos e que podem ser caros como é o caso do aluguel de espaços e o monitoramento das entregas.
Nesse modelo dropshipping só é necessário se preocupar com a venda e o resto do gerenciamento é feito pelos fornecedores.
Dropshipping Brasil Como Fazer em 8 Passos
Se quiser usufruir de todas as vantagens do dropshipping Brasil deverá aplicar o sistema de modo adequado, então, confira esse passo a passo e dê o primeiro passo para tornar-se um empreendedor digital de sucesso.
1. Escolha um Nicho Atraente
Antes de iniciar qualquer negócio, não importa o modelo, nem se é online ou físico, é importante definir um nicho de mercado. Trata-se da área de atuação.
Já pensou em qual área deseja trabalhar? Se a resposta for sim, já se perguntou se é um nicho lucrativo?
Na hora de escolher um nicho para atuar dentro do dropshipping Brasil é fundamental considerar algumas questões:
- Nível de lucratividade;
- Índice de habilidade ou paixão relacionada ao mesmo;
- Situação da concorrência no mercado;
- Viabilidade de produtos em se tratando de empreendimentos digitais;
2. Destaque Seus Diferenciais
O fato de você estar pesquisando sobre o assunto nos demonstra um pouco sobre a popularização do dropshipping Brasil. Sendo assim, isso também se apresenta como um forte indicativo de que o mercado está cada vez mais competitivo.
Por isso, se quiser obter sucesso você terá que entrar no ramo de forma séria e profissional. O caminho é procurar se diferenciar.
Leia também o post “Renda Extra na Internet – 3 Empreendimentos Altamente Lucrativos!“
Porque os consumidores devem comprar de você e não dos seus concorrentes? Quais vantagens seu negócio oferecerá aos clientes? Veja algumas dicas:
- Melhor preço e mais prazo
- Entrega rápida
- Melhores produtos e também devolução grátis
- Brindes
3. Defina Produtos – Dropshipping Brasil
Eu preciso que entenda algo muito importante: no mundo do dropshipping é comum, vários lojistas trabalharem com os mesmos fornecedores.
Portanto, o lojista precisa escolher seus produtos com muita atenção e inteligência, e o objetivo é criar um catálogo sob medida para seu público.
Sendo assim, é possível focar em apenas um nicho ou trabalhar com vários subnichos dentro dele. Isso porque é muito mais fácil vender maquiagem vegana para um público específico do que concorrer com a AVON.
Pelo menos no início, vale mais buscar um grupo menor, mas engajado do que concorrer diretamente com grandes marcas experientes.
4. Determine Sua Persona
Qual a melhor forma de encontrar estratégias mais assertivas e atingir o público com bons resultados? Saber para quem está vendendo.
Por certo, não é possível escolher produtos sem saber as necessidades de quem vai comprar. Então, defina uma persona, ou seja, seu cliente ideal.
A definição de público-alvo também é muito importante, contudo, a persona te permite criar estratégias detalhadas.
Assim, é possível trabalhar com nichos de mercado variados e atender a um número maior de consumidores, o que certamente, levará a maior lucratividade.
Para criar a persona é necessário responder a uma série de questões, por exemplo:
- Idade
- Cargo
- Hábitos
- Crenças
- Frustrações
- Estilo de vida
- Quais tecnologias usa
- Desejos
Dropshipping Como Encontrar Fornecedores?
Após dar respostas a estes e outros questionamentos, é preciso dar um nome à persona. Isso facilita muito os debates internos. Certamente, você se pegará em reuniões perguntando: mas será que Alice se interessa por isso?
Preste bastante atenção, pois esta é a etapa mais importante em se tratando de dropshipping Brasil.
Lembra-se de que quem fará todo o trabalho serão seus fornecedores? Então, isso significa que se ele errar você perde dinheiro e credibilidade diante dos seus clientes.
Encontrar um bom fornecedor é uma tarefa difícil e que exige muita pesquisa, portanto, na hora de escolher considere estes pontos:
- A priori, adequação dos produtos à sua loja e qualidade dos mesmos;
- Agilidade no cumprimento de prazos e igualmente nas entregas;
- Reputação no mercado igualmente é importante;
- Rapidez e segurança quando houver necessidade de troca ou devolução;
- Flexibilidade de negociação de preço e ainda da parceria no geral;
- Por fim, é preciso que os fornecedores ofereçam um serviço de SAC eficiente;
Resumindo, o lojista precisa encontrar fornecedores que sejam 100% confiável e ofereça produtos de qualidade. Assim diminui-se a possibilidade de trocas e devoluções, seja por má qualidade dos produtos, atraso na entrega ou danos durante o percurso.
Então, caso queira facilitar essa escolha, utilize ferramentas disponíveis no mercado e que vão te ajudar a encontrar fornecedores nacionais e internacionais. Um exemplo é o Oberlo.
Outra sugestão a “Lista Essenciais Fornecedores – Lista VIP Premium”
1. Crie uma Loja Virtual
Sem dúvida, a maioria dos investidores em dropshipping Brasil considera essa a etapa mais divertida. Já pensou em criar sua própria loja do zero mesmo sem entender de programação?
Felizmente, o mercado digital nos oferece diversas possibilidades de construtores de sites, e você pode começar com WordPress, Wix ou Shopfy. Todas são plataformas eficientes e confiáveis.
Os sites praticamente fazem tudo e o empreendedor que, por hora também será um web designer só precisa escolher layouts, cores, fontes, etc.
Até a inserção dos produtos na vitrine virtual é super fácil e os passos são bem intuitivos. Além disso, o consumidor pode realizar sua compra e o pagamento em um só lugar.
Apesar de ser tão fácil, é preciso ter alguns critérios ao escolher a empresa que ficará responsável por seu negócio, veja alguns:
- Nível de foco em conversão da loja: significa que a plataforma deve oferecer facilidades e ferramentas de edição que te permitam otimizar toda a página para que a mesma se classifique bem no Google.
- Variação de planos: opte por um construtor de sites que ofereça planos variados e que também atendam às suas necessidades;
- Preço: pelo menos no início é importante pensar no preço do plano de assinatura, afinal, todo negócio leva um tempo até começar a apresentar os resultados esperados.
Por fim, uma dica legal é que existem construtores de lojas que disponibilizam planos “gratuitos”, ou seja, eles não cobram mensalidade e sim uma pequena taxa sobre cada transação concretizada. Pode ser uma saída.
0 Comentários