5 Dicas Fundamentais para Aumentar as Vendas no Instagram!

Quer começar a investir em vendas no Instagram, mas não sabe exatamente como fazer isso? Se sim, saiba que há uma série de dicas que podem lhe ajudar nesse processo.

Não há como negar que o Instagram deixou de ser apenas uma rede social onde é possível interagir com pessoas.

A verdade é que, hoje em dia, é possível se utilizar da plataforma para fazer vendas também. Mas, para isso, é importante obter algumas dicas para aumentar as vendas no Instagram. É sobre isso que iremos falar no decorrer deste artigo.

Como aumentar as vendas no Instagram?

Dicas para aumentar as vendas no Instagram

Seja para quem está começando ou para aqueles que já possuem um e-commerce a um tempo, existem algumas dicas de como aumentar as vendas no Instagram.

E, dentre elas, podemos citar as seguintes:

1. Tenha uma conta comercial

Primeiro de tudo, você precisa ter uma conta comercial. Dizemos isso porque é apenas através da conta comercial que se pode ter acesso a uma série de recursos importantes.

A conta comercial detém funções que são vitais para entender a forma com que o seu e-commerce tem funcionado, em especial para saber quais são as melhores estratégias também.

E, caso queira migrar a sua conta pessoal para uma comercial, saiba que isso também é possível e o processo é bem simples. Consiste em:

  1. Acesse a opção “Configurações”;
  2. Clique nos dizeres “Conta”;
  3. Aperte em “Mudar para conta profissional”.

Em seguida, basta escolher a categoria que mais se enquadra com a sua empresa e pronto! Conta comercial no Instagram criada.

Assim que finalizar esse processo, será possível acessar todos os relatórios a respeito da forma com que o seu público se comporta diante de suas publicações.

2. Mantenha o seu perfil completo e atualizado 

Assim que terminar de migrar a sua conta para um perfil comercial, é hora de averiguar se todas as informações estão corretas e atualizadas.

Isso é importante para evitar com que o seu cliente tenha dificuldades na hora de entrar em contato, realizar compras, tirar dúvidas etc.

A primeira coisa que você deve se atentar é a respeito das informações de contato, tais como e-mail, telefone, e WhatsApp.

Feito isso, o passo seguinte é criar uma biografia que seja atraente e original, já que é o primeiro contato que os seus clientes terão do seu e-commerce.

A dica para criar uma biografia ideal é resumir todo o propósito da sua empresa em poucas linhas, desde que seja de forma criativa.

O mais adequado é que reflita toda a personalidade da sua marca. Então, se fizer sentido, não tenha medo algum de usar emojis.

Apenas tenha em mente que não é muito pertinente colocar hashtags na biografia, já que elas não ajudam na busca quando usadas nesse espaço.

Para finalizar, não esqueça de colocar um link de contato na sua biografia, a qual pode direcionar para o seu e-commerce.

Mas, para deixar o seu negócio ainda mais profissional e facilitar para o seu cliente, a dica é cogitar a possibilidade de criar um agregador de links.

Isto é, uma página onde deve conter os links mais importantes do seu negócio. O gerador de link da Nuvemshop é bem conhecido e uma boa alternativa grátis para quem quer fazer isso.

3. Não subestime o poder das hashtags 

Dentro de uma estratégia de vendas de um negócio no Instagram, o uso de hashtags é indispensável. Afinal de contas, ele ajuda com que outras pessoas possam conhecer a sua empresa.

Isso acontece porque as hashtags são como palavras-chaves, as quais facilitam a busca por tópicos dentro do próprio Instagram.

Todas as publicações que são etiquetadas com a mesma hashtag vão para a mesma página. Então, por mais que não se tenha muitos seguidores, são grandes as chances de mais pessoas conhecerem o seu trabalho.

O intuito por trás das hashtags é justamente mapear as mais usadas pelo público e colocar nas postagens que são pertinentes.

Ao fazer isso, torna-se mais fácil para que os seus potenciais clientes possam encontrar o seu conteúdo, por exemplo.

No entanto, antes de começar a aplicar essa dica, vai uma dica: preze pela qualidade, e não pela quantidade.

Evite ao máximo usar muitas hashtags na postagem, já que isso apenas irá contribuir para criação de legendas poluídas.

Hoje em dia, a rede social permite adicionar até 30 hashtags em cada post, mas o adequado seria focar apenas nos 5 termos mais importantes, mais ou menos.

4. Crie conteúdo de valor 

Na internet, o que vai chamar atenção das pessoas é sempre o conteúdo. Afinal de contas, é disso que todos estão atrás.

Mesmo porque, ao criar um conteúdo de qualidade, que de fato agregue algo na vida do seu cliente, ele passa a criar um vínculo com a marca.

Por consequência, também facilita na hora de fazer as suas vendas e ainda faz com que a sua marca fixe na mente dos clientes.

Uma ferramenta que pode contribuir bastante nesse processo é o calendário de postagens. Afinal de contas, trata-se de um recurso que lhe ajuda a ter um planejamento.

Mas, dentro desse calendário de postagens, não esqueça de sempre levar em consideração algumas datas mais específicas do ano, em especial as comemorativas e as que, de alguma forma, se relacionam ao seu nicho de mercado.

Através desse recurso, você vai conseguir criar conteúdo mesmo diante daquelas fases de bloqueio criativo.

5. Dicas para aumentar as vendas no Instagram – Poste nos horários certos 

Outra dica de como vender no Instagram é prestar atenção nos horários em que o seu público mais engaja.

Além de saber o que postar, deve-se entender também a melhor hora de disponibilizar o seu conteúdo para o seu público.

É verdade que há pessoas conectadas a todo tempo na rede social, independente do dia e horário. Porém, há momentos de pico.

Justamente nesses horários de pico é que você deve disponibilizar as suas postagens, já que isso irá aumentar as chances de engajamento.

Por consequência, também impulsiona o seu alcance e permite com que outras pessoas possam conhecer o seu negócio e virar seu cliente.

Apenas tenha em mente que o horário de pico não é o mesmo para todos os perfis. Na verdade, isso varia de acordo com o nicho e o seu público.

Por isso, outra dica é fazer um estudo de persona, a fim de encontrar essa caraterística do seu público.

Mas, assim que descobrir o horário mais adequado para as suas postagens, isso não quer dizer que você deve estar conectado para publicar o conteúdo.

Dizemos isso porque hoje em dia há várias ferramentas que ajudam na programação de postagens, tais como:

  • Later;
  • Postgrain;
  • MLabs;
  • Etus etc.

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