Dicas de Vendas pelo WhatsApp em seu Negócio
Se você possui uma empresa ou pensa em abrir um negócio, este artigo pode te ajudar. Hoje vamos dar preciosas dicas de vendas pelo WhatsApp. Assim, você vai alavancar as vendas na sua empresa, independentemente do tamanho dela.
Até porque as dicas de vendas pelo WhatsApp valem para todo o tipo de negócio (até para empreendedores individuais).
Sabemos que o app é a principal rede social da atualidade, a mais popular e, consequentemente, a mais usada. Diante disso, o app é uma ótima ferramenta para sua empresa manter um relacionamento próximo com o cliente.
E para isso, o aplicativo criou vários recursos que facilitam a vida de quem quer consolidar sua marca no mercado. O principal deles é o WhatsApp Business, projetado especialmente para negócios. Mas, vender pelo WhatsApp requer empenho e um básico conhecimento sobre o app e todos os seus recursos. E estamos aqui para te ajudar nesse processo. Então, confira a seguir algumas dicas de vendas pelo WhatsApp e aproveite para colocá-las em prática o mais rápido possível.
Dicas de Vendas pelo WhatsApp
Utilize lista de transmissão para suas vendas pelo WhatsApp
Muitas pessoas cometem um grande equívoco na hora de anunciar seus produtos: fazem grupos e adicionam centenas de pessoas. Isso pode afastar um provável cliente ao invés de aproximá-lo da sua marca. De forma geral, os usuários se sentem incomodados quando são inseridos em grupos aleatoriamente e sem aviso prévio.
Por isso, um recurso que pode facilitar a sua vida são as listas de transmissão. E ele funciona da seguinte forma:
- No menu do WhatsApp, selecione “Nova transmissão”;
- Agora você pode selecionar até 256 contatos;
- Depois de selecioná-los, clique no sinal “V” na parte inferior da tela;
- Por fim, escreva a mensagem desejada e, ao enviar, todos os contatos selecionados receberão sua mensagem, individualmente no privado.
Dessa forma, você pode selecionar aquelas pessoas que mais se interessam pelo tipo de produto ofertado ou ainda clientes de longa data. Mas é possível enviar essas mensagens apenas para contatos salvos no seu celular e para pessoas que possuam seu número salvo.
As listas de transmissão são úteis porque, antes de enviar essas mensagens, você precisa captar os clientes interessados. Assim, eles precisam salvar o seu número ou o número da sua empresa. Ou seja, o envio de mensagens não é feito de forma aleatória. Criando listas de transmissão, sua empresa estará fazendo uma espécie de funil de vendas.
Faça uso do WhatsApp Web
O WhatsApp Web é um outro recurso muito interessante pois, com ele, fica mais fácil gerenciar suas listas de transmissão, por exemplo. Além disso, depois que você conecta o app ao computador, não é preciso ter o celular sempre por perto. Você pode colocar o aparelho para carregar e continuar usando o WhatsApp Web.
Essa ferramenta poupa um tempo precioso para o seu negócio. Com o WhatsApp Web, é possível gerir melhor o negócio, principalmente quando você lida com arquivos excel e planilhas. Fica muito mais fácil, por exemplo, copiar informações do aplicativo e repassá-las para um banco de dados.
Ofereça um conteúdo relevante e agregador
Essa é uma das principais dicas de vendas pelo WhatsApp. Não adianta você utilizar listas de transmissão e compartilhar materiais sem conteúdo para o cliente. Mas o que é um conteúdo relevante? É aquele que gera interesse e que contribui, de alguma forma, para o cliente ter mais informações sobre o serviço ou produto. Esse tipo de conteúdo pode ser:
- Áudios;
- Vídeos;
- Resumo dos últimos posts do blog da sua empresa.
Então, oferecer um conteúdo relevante não é apenas oferecer o produto em si, mas fazer com que o cliente tenha acesso às informações sobre o tema. Você também pode pedir feedbacks para seus clientes, pois essa é uma forma de incentivar o engajamento por meio de algo relevante.
Divulgue o número da sua empresa para suas vendas pelo WhatsApp
Ter um número de WhatsApp ou WhatsApp Business e não o divulgar é um enorme vacilo. Assim, divulgue seu número e tenha paciência, pois os resultados podem demorar para aparecer. E você pode divulgar seu número de várias formas:
- Por meio de um cartão de visita;
- Através de outras redes sociais, como Instagram e Facebook;
- Em grupos de amigos e conhecidos;
- No site da sua empresa; Por fim, ao divulgar seu número, não esqueça de pedir para o cliente salvá-lo e mandar um “oi”.
Por fim, antes de adicionar o número do cliente, peça autorização para ele. Essa é uma gentileza e vai mostrar para o cliente que você é responsável e interessado.
Utilize o app para oferecer um suporte ao cliente
Quando falamos em dicas de vendas pelo WhatsApp, também estamos falando do pós-venda.Ou seja, do suporte ao cliente. Muitas empresas, depois que vendem o produto, praticamente desaparecem. E isso nós podemos ver em vários setores de serviços.
Vamos a um exemplo prático. Pense nessas duas situações:
- Situação 1: entrar em contato com a empresa para querer comprar algo;
- Situação 2: entrar em contato com a empresa para fazer uma reclamação ou informar sobre algum defeito do produto.
Você será atendido mais rapidamente na Situação 1 ou na Situação 2? O ideal é que o nível de atenção seja o mesmo para ambas. Mas, muitas vezes, não é isso que acontece. A empresa demora muito para resolver a Situação 2 e, em alguns casos, deixa o cliente no vácuo.
Isso está completamente errado, pois o WhatsApp é uma ferramenta para suporte ao cliente e precisa ser usado em todas as situações. Assim, esses fatores são determinantes para você adquirir a confiança do cliente:
- Responda o mais rápido possível;
- Resolva problemas e não complique ainda mais a situação;
- Demonstre interesse e profissionalismo;
- Se esforce ao máximo para resolver o problema pelo WhatsApp; Mas, se necessário, utilize outras ferramentas e métodos.
Mantenha a organização e crie um cronograma
Nem todos os clientes estão no mesmo nível de compra. Alguns podem já conhecer o seu trabalho, mas outros podem ainda não conhecer a dinâmica do seu negócio. Então, consequentemente, você não vai enviar as mesmas mensagens para todos.
Crie um cronograma levando em conta os estágios de compra de cada cliente ou grupos de clientes. Utilize outras ferramentas, como planilhas, para ajudar nesse processo. Mantenha tudo organizado da melhor forma possível, evitando confusão.
Você já ouviu falar em isca digital? Ele é fundamental para vendas pelo WhatsApp
Essa é uma das mais eficazes dicas de vendas pelo WhatsApp dentro de uma estratégia de marketing. Ela funciona da seguinte forma:
- Crie um material bem bacana para o cliente (vídeos, e-books, artigos, etc);
- Agora, ofereça acesso a esse material em troca do contato do cliente;
- Assim, o cliente te passa o contato dele e ganha uma recompensa digital;
- Se o conteúdo for interessante, o cliente não pensará duas vezes antes de fazer essa troca;
- E, a partir disso, você atrai novos leads, ou seja, possíveis clientes para a sua empresa.
Mas elabore conteúdos que despertem o interesse de um público específico. Para isso, você precisa conhecer seu público-alvo e o que ele procura.
Mais dicas de vendas pelo WhatsApp
Antes de finalizarmos este texto, confira mais dicas de vendas pelo WhatsApp e um resumo do que foi dito anteriormente:
- Faça uso de outras redes sociais (Instagram, Facebook, Twitter, etc);
- Invista na criação de campanhas de vendas direcionadas para o WhatsApp;
- Utilize gatilhos mentais para aumentar as conversões (mexa com as emoções do cliente);
- Além disso, utilize o status do WhatsApp paracompartilhar informações úteis a seus clientes;
- Não use seu número pessoal para vendas, mas sim um número profissional;
- Dependendo do tamanho da sua empresa, tenha uma equipe treinada para apenas lidar com o WhatsApp;
- Se for enviar áudios ou vídeos para o cliente, envie arquivos com duração curta;
- Não envie spam;
- Responda o cliente o mais rápido possível. Para isso, utilize botsou mensagens automáticas do WhatsApp;
- Se coloque no lugar do cliente, demonstrando interesse, empatia e interesse;
- Deixe claro o horário de atendimento;
- Disponibilize um catálogo de produtos para o cliente por meio do WhatsApp.
Considerações finais
Vender pelo WhatsApp pode ser uma grande solução para a sua empresa. Além das dezenas de recursos oferecidos pelo app, sua empresa pode utilizar o aplicativo para captar novos clientes e manter os já existentes.
Colocando em prática essas dicas, o WhatsApp se torna um grande aliado para os negócios, contribuindo para o crescimento do negócio. Além do aumento dos lucros (o que é muito importante), você manterá uma boa relação com o cliente e isso trará frutos no futuro.
Mas, pense no processo como um todo, incluindo:
- Captação de novos clientes;
- Primeiro contato com eles;
- Apresentação do produto ou serviço;
- Atendimento ao cliente;
- E, principalmente, atenção ao pós-venda, pois isso vai garantir a fidelização do cliente.
Agora, você pode colocar essas dicas em prática e dar um novo gás para o seu negócio, atraindo novos clientes e se consolidando no mercado.
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