Como Ser Um Consultor de Marketing Digital Sucesso!

Você sabia que trabalhar como consultor de marketing digital é uma excelente opção de carreira? Existe uma procura muito grande por profissionais que prestam esse serviço.

Um consultor de marketing digital além de poder trabalhar remotamente, pode ser bem sucedido e ganhar uma boa quantia de dinheiro.

Hoje você saberá o que esperam que esses profissionais façam e quais habilidades precisam ter.

Então continue lendo essa artigo até o final que tem muita coisa boa pra você conhecer!

O que é um Consultor de Marketing Digital?

Nesse post vamos falar sobre com ser um consultor de marketing digital!
Como Ser Um Consultor de Marketing Digital Sucesso

O Consultor de Marketing Digital é um profissional com bastante experiência, que usa diversos canais de marketing online para promover produtos ou serviços de uma empresa.

Seu objetivo é aumentar o conhecimento da marca, o tráfego e gerar vendas, por isso ele projeta e acompanha a execução de estratégias de marketing online.

Para ser um consultor de marketing digital, existem alguns pontos que são bem importantes, por isso leia esse artigo até o final.

Agora vamos falar sobre cada um deles agora.

Habilidades Necessárias para ser Consultor de Marketing Digital

Muitos pensam que basta fazer um curso básico e já está pronto para ser um consultor, mas não é bem assim.

Para ser um consultor de marketing digital é necessário buscar algumas habilidades e equipar –se, por isso é fundamental saber sobre:

  • Marketing de Conteúdo
  • Otimização e conversão
  • Email marketing
  • Marketing de mídia social
  • Otimização de mecanismo de pesquisa (SEO)
  • Publicidade paga

Marketing de Conteúdo

Uma das funções de um consultor em marketing digital é cuidar do gerenciamento de conteúdo. Existem diversas formas de publicar conteúdo e você precisa saber sobre cada uma delas.

Pode ser conteúdo para o site do seu cliente ou conteúdo para outros sites, como por exemplo as postagens em mídias sociais.

Para que você tenha êxito e consiga lidar com todas essas necessidades é importante projetar uma estratégia de conteúdo que seja bem elaborada e planejada.

Por trás de uma campanha de marketing de conteúdo bem sucedida existe uma estratégia de criação e publicação de conteúdo bem eficaz, por isso costumo falar que o conteúdo é a base de um negócio.

Otimização de Conversão

A otimização de conversão é o único fator capaz de aumentar o faturamento de uma empresa, sem aumentar o tráfego, por isso a importância de saber sobre otimização.

Um profissional especialista em otimização de conversão, pode gerar ganhos imediatos a uma empresa e com isso mais procuras por seus serviços e projetos.

Marketing de E-mail

Muitas empresas e até mesmo alguns profissionais de marketing digital ignoram a importância de construir uma lista de e-mail, que quando bem elaborada torna – se muito lucrativa.

Para usar a estratégia de e-mail marketing como um canal de vendas, você precisa entender sobre funis de vendas e sobre automação por e-mail.

Se esse conjunto de habilidades estiver faltando em sua lista, comece a estudar sobre conceitos básicos e avançados de e-mail marketing.

Você deve trabalhar para conseguir o contato de mais clientes e nutrir os que você tem.

Marketing de Mídia social

Hoje mais de 90% da população faz uso de alguma rede social, por isso um bom consultor de marketing digital precisa saber como usar as redes sociais como um canal de vendas.

É fundamental que o consultor saiba como criar campanhas, sempre usando todos recursos para obter resultados para seu cliente.

Antigamente algumas redes sociais eram deixadas de lado em estratégias de marketing, pois eram consideradas menos importantes para as conversões, mas isso mudou.

Redes sociais como o facebook Ads, são fundamentais para o crescimento de um negócio.

SEO – Otimização de Mecanismo de Pesquisas

Se você deseja iniciar uma carreira como consultor de marketing digital, então você precisa ter um amplo conhecimento de SEO, isso é simplesmente fundamental.

Para qualquer estratégia de marketing digital, você precisa saber como usar técnicas de SEO para aumentar a visibilidade de um site nos diversos mecanismos de busca.

Caso não tenha conhecimento e segurança sobre essa área, deve buscar e assim entender sobre Otimização de Mecanismos de Pesquisas.

O Google Search Console é uma das ferramentas fundamentais para otimização de um site e todo Webmasters costuma usar.

Publicidade Paga

Grande parte do orçamento de marketing online é usado em publicidade paga.

O consultor de marketing será o responsável por aumentar o retorno sobre o investimento de cada real gasto em anúncios, por isso deve saber sobre otimização de campanhas.

Hoje existem diversas plataformas onde você pode anunciar, as mais comuns são o google ads, facebook ads e bing ads.

Para executar seu trabalho com êxito, você precisa ter um bom conhecimento sobre cada uma delas.

Além dessas habilidades necessárias será muito bom se você tiver conhecimento sobre, gestão de negócios, habilidades analíticas e de relatórios, desenvolvimento de site e loja virtual.

Tendo esse conhecimento ficará mais fácil montar estratégias e gerir sua equipe.

Consultor de Marketing Digital – Defina seu Nicho

Escolha um nicho para trabalhar como consultor de marketing digital
Defina seu Nicho

Depois de adquirir essas habilidades chegou o momento de definir seu nicho, ou seja, sua área de especialização e mercado alvo.

Como um consultor você precisa conhecer todos canais de marketing digital, mas necessita escolher uma área em que possa realmente se destacar.

Pode perfeitamente ser área relacionada a sua experiência anterior de trabalho.

Tenho experiência como farmacêutica magistral e além disso habilidades para trabalhar como consultora de marketing digital, sendo assim, posso prestar consultoria para farmácias de manipulação.

É melhor se especializar em uma área, ao invés de tentar obter qualquer tipo de cliente.

A melhor maneira de se estabelecer como um especialista em determinado nicho, é fazendo publicações em um blog para seu mercado alvo.

Se você fosse tornar um consultor para farmácias de manipulação você deveria blogar sobre assuntos relacionados a “Marketing digital para farmácia de manipulação”.

Outro ponto interessante seria usar as redes sociais para se conectar com seu público e estar presente em eventos.

Sendo a resposta para qualquer assunto que um farmacêutico queira saber sobre consultoria de marketing digital.

Consultor de Marketing Digital – Trabalhe sua Marca Pessoal

As pessoas só vão te conhecer e saber sobre seu trabalho se você estabelecer sua marca pessoal.

Ainda que gerencie uma equipe, a sua marca pessoal é que vai trazer novos clientes e ser a cara da empresa.

A pessoa interessada em serviços de consultoria de marketing digital quer saber a experiência de quem administra e elabora as estratégias.

Por isso é essencial ter uma marca pessoal forte.

Mas com construir uma marca Pessoal Forte?

Consultor de Marketing Digital – Tenha seu Blog

Seu blog será o ativo mais valioso sendo seu veículo para conseguir novos cliente, por isso te aconselho a ter um.

É difícil falar de alguém que tenha construído uma carreira em marketing digital sem ter um bom blog, por isso se observar, os grandes nomes do marketing digital tem um blog.

Então ter um blog é a primeira coisa que você precisa fazer para ser um consultor de marketing digital bem sucedido, mas não faça seu blog de qualquer, pois ele será a amostra do seu trabalho.

Se já escolheu seu nicho, agora pode começar a produzir conteúdo sobre marketing digital para esse público.

Consultor de Marketing Digital – Mostre sua autoridade e experiência

Além de produzir conteúdo em seu blog, você também precisa mostrar sua autoridade e experiência, publicando em sites de autoridade.

Ao publicar seus artigos em sites que já tem autoridade, você obtém:

  • Mais clientes
  • Baclinks preciosos
  • Mais tráfego para seu site
  • Reconhecimento

Apesar de não ser fácil ser aceito como autor convidado, isso não é nenhuma tarefa impossível.

Mas para acontecer alguns pontos são importantes, como por exemplo, comece trabalhando em seu blog.

Ter um blog ativo com conteúdo de alta qualidade é uma obrigação, por isso é um dos tópicos desse artigo.

Ao se inscrever para publicar em outros sites, eles vão querer ver exemplos do seu trabalho, então tudo que fizer, faça bem feito.

Foque em produzir conteúdo de qualidade em seu site, pois fazendo isso sua chance de publicar em outros sites aumentará muito.

Escolha sua equipe

Escolha sua equipe para te ajudar a prestar consultoria de marketing digital.
Como Ser Um Consultor de Marketing Digital Sucesso – Escolha sua equipe

Como consultor em marketing digital você será contratado para prestar consultoria em marketing digital, mas a execução será feita por uma equipe interna.

Seu contrato será para fazer o trabalho do início ao fim, sendo assim será praticamente impossível fazer todas tarefas sozinho, por isso a importância de uma equipe.

Dentro dessa equipe é bom que você tenha:

Expert em campanhas: Como falamos antes, é essencial fazer a otimização das campanhas. Você é responsável por definir estratégias e os membros da equipe de executar.

Especialista em SEO: Por traz de um bom retorno financeiro existem sites bem otimizados , por isso a importância de um especialista em SEO.

Escritor um ou mais: Com certeza você vai precisar de muito conteúdo, então será muito útil ter excelentes escritores em sua equipe.

Desenvolvedor: Se o seu cliente já tiver um site, provavelmente será necessário algumas mudanças.

Caso ele não tenha um site será necessário fazer um, logo a função do desenvolvedor será cuidar dessa área.

Você pode contratar freelancer em sites como o workana ou montar sua equipe.

Isso ficará a seu critério, eu prefiro contratar freelancer no workana, por projeto.

Consultor de Marketing Digital – Como Definir o Preço do seu Trabalho

Quanto você cobra? Essa provavelmente será a primeira pergunta que seu cliente em potencial fará. Você precisa estar preparado para responder de maneira clara e concisa.

Você pode ser pago de três maneiras:

  • Mensalmente,
  • Horas trabalhadas
  • Por projeto.

Em todas formas de pagamento é fundamental analisar bem. Qualquer erro de precificação pode te causar prejuízo e não gerar retorno para seu cliente.

Sempre pense no benefício monetário que o cliente terá, e assim defina seu preço.

Continue buscando conhecimento para você e sua equipe

No marketing digital você nunca para de buscar por conhecimento, é uma profissão não tem preguiça de estudar.

Como consultor de marketing digital você nunca saberá de tudo, pois esse mercado está em constante mudança.

É importante que você e sua equipe estejam sempre fazendo novos treinamentos, pois assim vocês estarão sempre aprimorando suas habilidades..

Um excelente curso para aprender sobre marketing digital é o Formula Negócio Online, pois ele ensina tudo passo a passo, por isso vale a pena conhecer.

 

É muito bom trabalhar como consultor de marketing digital.

Nessa profissão você tem vantagens como, poder trabalhar remotamente, ser seu próprio chefe e ainda ganhar um bom salário.

Não é uma profissão fácil de iniciar, você  precisa trabalhar duro para ter as habilidades necessárias, além de experiência.

Contudo se você quer ser um consultor de marketing digital e ser bem remunerado, siga as estratégias que falamos.

Com trabalho e dedicação sua carreira como consultor de marketing digital será um sucesso.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante:

Nosso site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação.

Criado por WP RGPD Pro