Como Vender no Mercado Livre?
Hoje em dia, uma das formas de aumentar o seu número de vendas é através dos marketplaces, já que eles oferecem uma alta exposição do seu produto.
Diante desse contexto, diversas pessoas se perguntam sobre como vender no Mercado Livre. Fato é que se trata de um processo bem simples, e iremos explicar tudo através desse artigo. Confira!
Como vender no Mercado Livre?
Vender pelo Mercado Livre não é muito difícil, até mesmo porque a plataforma é bem intuitiva e fácil de usar.
Mas, devido a sua alta exposição, tem sido cada vez mais benéfico fazer anúncios na plataforma, já que possibilita com que mais pessoas possam conhecer a sua marca e produto.
Então, para saber como vender no Mercado Livre, tudo o que você deve fazer é:
1. Crie uma conta
Primeiro de tudo, você vai precisar criar uma conta no Mercado Livre, que também é bem fácil e dura menos de 5 minutos.
Assim que tiver a sua conta ativa, basta clicar na opção “Vender”, que fica no menu, no canto superior esquerdo.
Veja também:
-
5 Dicas Fundamentais para Aumentar as Vendas no Instagram
-
O que vender online? Quais os melhores produtos?
-
Como Vender Roupas Online? Melhores plataformas e forma de divulgação
2. Defina o que vai anunciar
Em seguida, você vai ter que definir qual produto irá anunciar, que pode ser:
- Produtos;
- Veículos;
- Imóveis;
- Serviços.
Cada uma dessas categorias possui alguns detalhes mais específicos. Mas, nesse caso, iremos falar sobre a venda de “Produtos”.
3. Crie um título para o seu anúncio
A estrutura do seu título deve ser simples e concisa, para que outras pessoas possam identificar com facilidade o produto à venda.
A dica é colocar: produto + marca + modelo + especificações. Dessa forma, o cliente já vai saber exatamente se o produto do anúncio é aquilo que ele quer.
4. Selecione a categoria do seu produto
A depender da forma com que você estrutura o seu título, o próprio Mercado Livre será capaz de sugerir a categoria mais adequada para o seu produto.
Se esse for o caso, apenas verifique se a categoria sugerida se enquadra com o produto que está vendendo.
Caso não, basta selecionar outra, de forma manual. A dica nesse caso é ficar bem atento, já que colocar na categoria errada pode dificultar as vendas.
Se porventura tiver dúvidas sobre como categorizar o seu produto, é só buscar em qual categoria o seu concorrente anunciou.
5. Escolha como vai anunciar
A depender do produto que você irá anunciar, é possível fazer isso no catálogo ou na lista geral, sendo que as duas maneiras estão corretas.
No entanto, a dica é para que você dê preferência pela opção de anunciar no catálogo, se tiver essa oportunidade.
Mas, se por acaso não aparecer a opção do catálogo, isso quer dizer que todos os anúncios de produtos semelhantes também não tem essa alternativa.
Portanto, todos estão competindo nas mesmas condições.
6. Preencha as informações do seu produto
Tenha em mente que, quanto mais bem detalhado for o seu anúncio, maiores serão as oportunidades de concretizar a venda.
Por isso, tenha bastante atenção durante esse processo, pois eles podem ser cruciais na escolha de fechar ou não a venda.
As informações de produto que você precisa preencher, são as seguintes:
- Fotos do produto: a foto deve ser bem nítida, para que o cliente possa ver como o produto de fato é.
- Estoque disponível: trata-se da quantidade real de unidades que ainda tem à venda do seu produto. Caso não coloque essa informação, o anúncio ficará abaixo nos resultados.
- Código universal do produto: é um código muito importante, já que ele permite identificar o seu produto, ajudando a anunciar de forma até mais rápida;
- Variações: refere-se a variação de cores, material, tamanho etc. Inclusive, é possível informar a quantidade de estoque que tem por variação, a fim de fazer com que o seu produto fique mais claro e organizado.
7. Preencha a ficha técnica
A ficha técnica é de grande importância para fazer com que o seu anúncio se mantenha mais relevante. Quanto mais completa for a sua ficha técnica, mais exposto será seu produto.
Afinal de contas, isso ajuda o Mercado Livre a entender melhor exatamente aquilo que está vendendo.
8. Informe o preço
Você pode colocar o valor que quiser no seu produto, apenas tenha em mente que há outros fornecedores que vendem esse mesmo modelo.
Além disso, conforme for selecionando as suas preferências, o Mercado Livre irá mostrar o cálculo final da sua receita a cada venda que conseguir fazer.
9. Escolha o tipo de anúncio
O Mercado Livre divide os seus anúncios em: Grátis, Clássico ou Premium, sendo que cada um possui características distintas.
Se você quiser ter a exposição máxima no marketplace, então você deve anunciar na versão “Premium”. Nesse caso, ainda oferece a opção de parcelamento para o cliente.
Já o Clássico você tem uma exposição maior, mas não oferece a opção de parcelar para os seus clientes.
Tenha em mente também que todos os anúncios são grátis, de certa forma. O valor será descontado apenas no caso de fazer a venda.
10. Conheça as formas de envio
O Mercado Livre possui um sistema de envio próprio, mas, se você quiser, pode oferecer a opção de o cliente retirar pessoalmente.
11. Dê mais informações
Para fazer com que o seu anúncio tenha ainda mais exposição e facilite as chances de venda, a dica é você colocar informações que sejam relevantes para o seu cliente, tais como:
- Informe se o produto possui garantia;
- Selecione se oferece a opção de NF-e para os clientes;
- Adicione um vídeo sobre o produto.
Outra coisa que faz com que o seu anúncio ganhe ainda mais destaque é a descrição. O mais adequado é adicionar uma descrição com base nas perguntas mais frequentes sobre o produto.
Direitos de propriedade intelectual de terceiros
Por fim, uma coisa que você deve saber sobre como vender no Mercado Livre é a respeito da Política para Cadastramento de Anúncios.
Você precisa garantir que o seu anúncio não está infringindo os direitos de propriedade intelectual, já que, do contrário, torna passível de denúncia.
Nesses casos, o Mercado Livre pode pausar ou cancelar o seu anúncio justamente por ir contra as políticas.
0 Comentários