Veja Como você Pode Usar a Psicologia das Cores em seu Marketing!

Você acredita que as cores influenciam nas decisões que tomamos? E isso faz delas algo essencial na hora de atrair clientes, por isso hoje vamos falar sobre como usar a psicologia das cores em seu marketing.

Muitas pessoas que trabalham com vendas sabem da importância de criar designs que chamem a atenção, e esses estão presentes no site, logotipo, loja virtual, uniforme, campanhas, etc.

No entanto, diante da infinidade de cores que existem, a tendência é ficarmos um pouco indecisos na hora de escolher as cores que vão representar a marca.

As cores podem causar uma infinidade de reações e podem definir como o usuário vai comportar diante de sua campanha de marketing, por isso a importância de criar designs chamativos e com as cores certas.

Quem trabalha em casa produzindo conteúdo para a internet sabe a importância de, além de produzir conteúdo de qualidade, criar um designer que conquiste um público.

Mas no geral, não são todos profissionais que sabem da importância de usar a psicologia das cores, por isso, seja trabalhando em casa e na internet ou em sua loja física, é importante saber como usar as cores no seu negócio.

Como você pode usar a Psicologia das Cores em seu marketing?

O que é a Psicologia das Cores?

Veja como você pode usar a Psicologia das Cores em seu marketing!
Veja como você pode usar a Psicologia das Cores em seu marketing!

A Psicologia das Cores estuda a maneira como nosso cérebro identifica e reage diante das cores, ou seja, de qual forma o cérebro reage diante das cores. As cores podem causar as mais diversas reações, pode emocionar, causar sensações negativas e positivas.

Mas, sabendo da influência das cores sobre nossas reações, percebe-se que em um negócio as cores são tão importantes quanto o produto.

Em uma campanha quando unimos um texto chamativo a um designer com as cores certas, a chance de um bom resultado é muito maior.

Por isso, a necessidade de criar um visual atraente em toda etapa do seu negócio, posts das redes sociais, anúncios, site, cardápios, em toda estrutura da sua loja física ou virtual.

Onde tiver sua marca é interessante usar as cores escolhidas para representar seu negócio. Mas agora vamos falar sobre o que as principais cores representam.

Psicologia das Cores – Vamos ver o que Cada Cor Representa!

Vamos ver o que Cada Cor Representa!
Vamos ver o que Cada Cor Representa!

Essa etapa é importante para que você saiba como usar a Psicologia das Cores em seu marketing e alcançar o objetivo que deseja, por isso até o final desse post você saberá como descobrir quais cores mais se encaixam com seu negócio.

Branco

Essa é uma cor muito usada, neutra, que transmite paz. Ela é tradicionalmente usada em casamentos e em outras cerimônias religiosas, pois ele passa a ideia de pureza, paz e harmonia. Porém, por transmitir a sensação de limpeza ele é muito usado em cozinhas, hospitais, consultórios e em lugares que desejam passar essa ideia.

Verde

O verde na tonalidade mais clara pode causar sensações como, saúde, frescor, naturalidade, paz e renovo. Mas os tons escuros geram a sensação de riqueza, sorte e firmeza. Mas a cor verde também tem o poder de nos levar a tomarem decisões mais equilibradas.

Laranja

O Laranja pode ativar o sentido de escassez e urgência, ele é uma cor quente que passa a ideia de criatividade, motivação e jovialidade. Em seu marketing e na identidade da sua marca o laranja pode ser usado para melhorar a comunicação com seu cliente e ajudar a ser mais amigável.

Azul

Essa é uma cor muito utilizada, principalmente em meios corporativos, pois ela transmite credibilidade. O azul é aceito tanto pelo público masculino como pelo feminino e por seu uma cor fria, pode causar a sensação de frescor e tranquilidade.

Vermelho

O vermelho é uma cor que pode causar um enorme impacto visual e pode transmitir muitas sensações, porém as principais são força, romantismo, mas também agressividade e excitação e confiança. Essa cor é ideal para negócios que querem causar essas sensações.

Amarelo

Principalmente em seus tons mais vibrantes o amarelo pode transmitir alegria e ser muito estimulante. Com certeza você já deve ter visto aqueles cartazes amarelos com preços em frente aos mercados e grandes lojas, mas você já observou como chama nossa atenção? Às vezes os produtos nem estão na promoção mas inconscientemente nosso cérebro já deduz que tem promoção.  E isso acontece porque o amarelo tem o poder de chamar a atenção e gerar impulsividade.

Violeta

O violeta costuma transmitir mistério e opulência, porém nos tons mais escuros passa a ideia de sofisticação e feminilidade, já os tons mais claros são mais infantis e alegres. Para os jovens, o roxo é símbolo de sagacidade e independência.

Rosa

Quando falamos de rosa, algumas reações já são automáticas, a gente logo pensa em algo mais romântico, delicado e inocente, o rosa causa esse tipo de sensação. O rosa chama a atenção das pessoas e principalmente das mulheres. Uma marca muito conhecida que usa o rosa são as lojas Marisa.

Como você pode usar a Psicologia das Cores em seu marketing

Dica para não errar a cor que representará seu negócio

Essa dica vale para a cor da sua marca e também para suas campanhas de marketing, pois em ambas as cores devem estar de acordo com seu objetivo. Sendo assim, a primeira pergunta é: qual o objetivo da sua marca? O que você vende?

Na maioria das vezes as cores causam reações que acontecem de forma inconsciente, por isso deve ser escolhida de forma estratégica e alinhada com seu objetivo.

Como usar a Psicologia das Cores – Faça testes

Pode acontecer de, a cor que você acha ser ideal para seu negócio não ser, por isso é importante realizar testes de cores. Às vezes, a cor que vai gerar engajamento do seu público não está na paleta de cores.

Existem muitas cores, além disso é possível fazer vários efeitos como, colocar sombra, iluminar, etc. você pode usar a sua criatividade para ser elegante e conquistar seu público.

Depois de testar as cores do seu marketing, procure ser consistente, pois isso é importante para as pessoas memorizarem a sua marca.

E isso é tão verdadeiro que quando você vê uma campanha onde a lata do refrigerante é vermelha logo você pensa na Coca cola. A empresa fez um marketing tão bem feito, evidenciando a cor da lata que para todo mundo o refrigerante da latinha vermelha é a Coca – cola.

Mas, para a nossa alegria, existem algumas ferramentas que podem ser usadas para nos ajudar na hora de definir a combinação de cores ideais para seu negócio. 

Veja algumas:

  • Check My Color
  • Color Blender
  • SpyColor
  • ColourCode
  • Color Hunter
  • Color Explorer
  • Sphere
  • ColorZilla
  • Adobe Color
  • ColourLovers

Bom, espero que você tenha compreendido como usar a Psicologia das Cores em seu marketing e como ele pode te ajudar a conquistar seu cliente.

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