Mães Empreendedoras | Veja Como Trabalhar com Marketing Digital

Se você está querendo saber sobre como trabalhar com marketing digital e não faz a menor ideia por onde começar este artigo é para você. Saiba que essa profissão é uma boa escolha! Posso dizer isso sem hesitação.

Nunca é tarde para mães com ou sem experiência entrarem no envolvente mundo do marketing online.

A boa notícia é que você consegue entrar nesse mercado sem precisar fazer um curso de marketing digital. Porém, à medida que você for ganhando experiência é interessante fazer um curso, pois assim você se tornará muito mais profissional.

Você pode iniciar a sua carreira no marketing digital vendo conteúdos online. Então, desenvolva as habilidades necessárias e depois comece a oferecer seus serviços a clientes de todo o mundo e a partir do conforto da sua própria casa.

É interessante começar a trabalhar com Marketing Digital?

Mães Empreendedoras Veja Como Trabalhar com Marketing Digital
Mães Empreendedoras Veja Como Trabalhar com Marketing Digital

Como trabalhar com marketing digital? Será uma boa escolha de carreira.

Hoje estamos em um mundo totalmente digital e em virtude disso o orçamento de marketing tradicional está mudando para o marketing digital.

Em meio a essa revolução temos empresas que buscam por visibilidade online e nesse contexto entra o profissional de marketing digital. Que pode ser você mãe empreendedora!

E o que atrai as mães para ganhar dinheiro trabalhando na internet é o fato de não ser preciso estar pessoalmente em locais específicos. Você pode iniciar seu próprio negócio trabalhando de casa ou de onde você preferir.

10 Dicas de Como Trabalhar com Marketing Digital

Dicas de Como Trabalhar com Marketing Digital
Dicas de Como Trabalhar com Marketing Digital

Você pode seguir as 10 dicas abaixo para iniciar uma carreira brilhante no marketing digital:

  • Compreenda os princípios básicos do marketing digital
  • Tenha seu próprio site
  • Estude sobre SEO
  • Tenha conhecimento sobre Google Ads
  • Conheça como funciona a publicidade no Facebook
  • Torne-se um especialista do Google Analytics
  • Ganhe experiência trabalhando no marketing digital como freelancer
  • Corra atrás de oportunidades de estágio
  • Mantenha-se sempre atualizado e busque continuar aprendendo
  • Aprenda a usar ferramentas de marketing digital.

Compreenda os Princípios Básicos do Marketing Digital

É importante que todas as mães que querem iniciar no Marketing Digital comecem entendendo sobre o que é o marketing digital, bem como a sua composição.

Então vamos lá! O conhecido marketing digital ou marketing online é usado para alcançar determinado público através da internet.

 O mesmo é composto por vários componentes, mas todos com o objetivo de promoção online.

É preciso entender que não se trata de uma única disciplina ou técnica, mas de vários meios que juntos fazem acontecer as atividades de marketing digital.

Especificamente, o marketing digital tem os seguintes canais:

O marketing em mecanismo de pesquisa – abrange duas áreas: otimização do motor de pesquisa (SEO orgânico) e publicidade na pesquisa paga.

Marketing de sites: promova sites, blogs ou lojas virtuais na web.

Marketing de Conteúdo: Como o nome já diz, o centro aqui é atrair e envolver o público através do conteúdo. Por isso, podemos usá-lo em conteúdo de blog, campanhas, mídias sociais, etc.

E-mail Marketing: É usar o e-mail para criar um relacionamento com o usuário, oferecer conteúdo relevante e vender produtos ou serviços.

Marketing de mídia social: Mãe empreendedora digital aqui, você pode usar as mídias sociais como Facebook, Instagram, Pinterest e outras redes, para fazer o marketing de algo.

Marketing em dispositivos móveis: Você usa os aplicativos para divulgar, atender clientes e etc., (Google Play, Apple Store).

Vídeo Marketing: Acontece em plataformas onde o conteúdo é publicado em forma de vídeo, dentre os mais comuns estão o YouTube, TikToK, Vimeo e outros.

Marketing de afiliados: Aqui, as mães empreendedoras conseguem ganhar dinheiro divulgando e vendendo produtos ou serviços de terceiros, e assim, ganham uma comissão.

Uma boa profissional de marketing digital tem conhecimento e sabe aplicar todos os canais acima. Mas não fique desanimada, você pode começar aprendendo aos poucos, não precisa querer saber tudo no mesmo dia.

Conforme for ganhando mais conhecimentos sobre o marketing digital, você também ganhará a oportunidade de aprender novas técnicas e a usar novas ferramentas. Por isso é uma profissão onde você aprende constantemente.

Tenha seu próprio site

Tenha seu próprio site
Tenha seu próprio site

Depois de entender o básico, a próxima etapa é praticar o marketing digital.

O seu site é uma ótima maneira para você aprender os diferentes canais de marketing. E vai por mim, você dificilmente conseguirá aprender marketing digital sem colocar em prática. Por isso, comece a usar seu site para aplicar diferentes conceitos e técnicas de marketing digital.

O marketing digital nunca foi baseado apenas em teoria, pelo contrário, ele é imensamente mensurável e prático. Por isso, não basta apenas saber teoricamente como aplicar técnicas de SEO, isso está longe de ser suficiente. É preciso associar teoria e prática.

O profissional de marketing digital é frequentemente solicitado para ajudar a promover sites, lojas virtuais, fazer campanhas. E o objetivo é sempre o mesmo, usar estratégias para envolver o público e fazer vendas online.

Nada melhor do que aprender essas habilidades e ganhar confiança praticando em seu próprio site. Sendo assim, crie seu blog e aplique técnicas de SEO, procure aumentar a autoridade dele, use estratégia de e-mail marketing e faça um funil de vendas.

E um aviso, esse processo leva tempo, por mais que você faça um curso e coloque em prática, os resultados não vão acontecer de forma súbita, leva um tempo para construir uma base sólida.

Seu site é importante por diversos fatores, além de ser importante para seu aprendizado, ele ainda pode ser sua vitrine, para alcançar novos clientes.

Quando um cliente em potencial precisa de um profissional de marketing digital, ele não olha quantas certificados você tem, mas eles buscam por trabalhos já realizados.

Estude e profissionalize em SEO

Com a minha experiência em marketing digital posso seguramente dizer que, para ter sucesso trabalhando com Marketing Digital uma das primeiras coisas que você deve aprender é sobre SEO. As outras habilidades você aprende no decorrer do tempo.

O SEO é fundamental na hora de criar um site. Quando você cria um site otimizado para os mecanismos de busca, você consegue aumentar o número de acesso das páginas. Mas o SEO também é uma parte essencial para criar campanhas no Facebook e Google Ads.

Além de estudar, pratique as técnicas de SEO em seus projetos e quando estiver pronto ofereça esse serviço.

Tenha conhecimento sobre o Google Ads

Uma das suas obrigações como consultor de marketing digital é saber usar o Google Ads. O Google Ads é a ferramenta mais usada  para divulgar produtos ou serviços.

Mas não desespere! Hoje existem vários cursos gratuitos e pagos que ensinam sobre a ferramenta, no entanto o Google Ads também oferece meios para você aprender e ainda obter uma certificação.

São muitos os recursos que o Google oferece para te ajudar a tornar-se um especialista em Google Ads. Pois ele é uma ferramenta fundamental na hora de ganhar novos clientes.

Conheça como funciona a publicidade no Facebook

Conheça como funciona a publicidade no Facebook
Como funciona a publicidade no Facebook

Essa sem sombra de dúvidas também é um fator importante na hora de ganhar dinheiro trabalhando com Marketing Digital.

O Marketing de Mídia Social é composto por anúncios e publicações nas mais diversas mídias sociais, mas agora vamos falar em particular sobre os anúncios do Facebook.

No entanto, como especialista em Marketing Digital é importante que você também entenda sobre como funciona o Instagram, Twitter, Pinterest, LinkedIn e etc.

O Facebook e Instagram são da mesma empresa, então ao criar uma campanha no Facebook você também pode divulgá-la no Instagram. Mas escolhi falar sobre o Facebook porque além de ser uma grande rede social, hoje ele é considerado a ferramenta mais importante para publicação de campanhas de Marketing Digital.

Conseguir exposição no Facebook de forma orgânica está cada vez mais difícil, por isso a importância de saber usar o Facebook como ferramenta de divulgação e vendas.

E a única maneira de aprender a subir uma campanha para o Facebook e se familiarizar com as políticas da rede, e estudando e praticando, por isso coloque esse momento em sua rotina.

Torne-se um especialista do Google Analytics

O Google Analytics é uma das ferramentas gratuitas do Google que todas as mães que querem aprender sobre como trabalhar com Marketing Digital precisam conhecer.

O Google tem diferentes ferramentas que nos auxiliam na hora de entender o tráfego de um site e o Google Analytics é uma delas.

Com ele você consegue saber coisas como, de onde está vindo seus visitantes, como eles acessam seu conteúdo, qual horário tem mais tráfego em seu site.

Essas e as outras informações que o Analytics oferece nos ajuda a obter muito mais resultados, por isso consideramos ele algo essencial para um profissional de Marketing Digital.

Ganhe experiência trabalhando no marketing digital como freelancer

O próximo passo em sua carreira como profissional de marketing digital é encontrar um emprego na área de marketing digital.

Criar seu próprio site (etapa 2 acima) é uma ótima maneira de praticar diferentes técnicas de marketing digital, mas o marketing digital para clientes é completamente diferente, pois envolve algumas outras habilidades.

Trabalhar com contas de clientes irá “forçá-la” a ter um planejamento, definir procedimentos, aprimorar suas habilidades analíticas e de relatórios, administrar orçamentos e gerenciar a comunicação com clientes.

Para conseguir trabalho você pode se cadastrar em alguns sites que conectam freelancer a empregadores, por isso vale a pena conhecer o Workana, fiver.com, 99freelas entre outros.

Até ganhar prática, minha dica é, comece pegando trabalhos fácil e rápido e depois aumente gradualmente seus projetos.

É complicado para freelancers sem experiência conseguirem empregos, então aqui vão algumas dicas:

  • Leia atentamente os requisitos necessários para preencher ofertas de emprego e responda todas perguntas.
  • Nos casos das ofertas de emprego que é necessário responder formulários, procure fazer isso rápido, pois assim você estará no topo da lista de freelancer interessados.
  • No início não vai ser possível cobrar um valor alto por seus serviços, então pelo menos no início cobre um valor razoável. Depois de ganhar experiência você aumenta seus valores.

Corra atrás de oportunidades de estágio

Você também pode aumentar suas habilidades conseguindo um estágio em agências de Marketing Digital. As agências de Marketing costumam ser compostas por vários profissionais que têm diferentes habilidades e o legal é que quase sempre você não precisa nem sair de sua casa.

Uma grande dificuldade em como trabalhar com Marketing Digital é, começar sua carreira sem ter experiência de trabalho em empresas, por isso é tão importante praticar as técnicas em seu próprio site. 

Mantenha-se sempre atualizado e busque continuar aprendendo

Mantenha-se sempre atualizado e busque continuar aprendendo
Esteja sempre atualizado sobre as novidades do mercado

As estratégias de Marketing Digital mudam constantemente. Para uns profissionais isso é bom, mas outros não gostam disso não.

O Google a maior empresa de busca, com frequência implanta novas melhorias relacionadas a buscas orgânicas e pagas. O Facebook não fica atrás e com frequência tem mudanças em seus algoritmos, por isso o marketing digital é extremamente dinâmico.

E diante desse cenário você precisa acompanhar essas mudanças. Por isso, você como profissional de marketing digital nunca para de aprender, o aprendizado deve estar no seu planejamento diário.

Dentro da minha rotina diária tem o momento dedicado a estudar e ler as novidades do marketing digital, isso faz parte do nosso negócio.

Aprenda a usar ferramentas de Marketing Digital

Além do Google Analytics existem outras ferramentas de marketing digital que são importantes, ou melhor mais que importantes.

Quando estiver trabalhando com vários clientes você terá que gerenciar pessoas, projetos tudo isso ao mesmo tempo, então por isso você deve saber usar ferramentas que facilitam a sua vida.

Outra ferramenta que não falamos, mas que é fundamental, é o Google Search Console, com ele você sabe o que o Google pensa sobre seu site e quais melhorias fazer. Então, coloque ele na sua lista de ferramentas fundamentais.

Conclusão Sobre Como trabalhar com Marketing Digital

Mães empreendedoras, trabalhar com Marketing Digital é uma excelente opção para ganhar dinheiro, no entanto exige uma grande dedicação, mas para nós dedicação não é problema, não é verdade?

Falei de forma honesta sobre as principais habilidades que precisamos ter, tudo isso você consegue aprender vendo conteúdos gratuitos na internet.

No entanto, se tiver condição será bom fazer um curso, pois isso evitará uma perda de tempo pesquisando por conteúdos aleatórios.

Enfim, espero que você tenha gostado e que esse post tenha respondido suas dúvidas sobre como trabalhar com Marketing Digital.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante:

Nosso site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação.

Criado por WP RGPD Pro