Como Fazer Um Orçamento Alimentar Mensal Que Funcione?
O valor que você gasta com alimentos pode influenciar em outros objetivos financeiro, por isso vou falar sobre como fazer um orçamento alimentar mensal. Ainda bem que existem algumas maneiras de garantir que você não gaste demais.
Apesar de cada família ter suas características, existe uma forma de se manterem nutridos e ainda ter um orçamento bacana.
Fazer um orçamento alimentar correto exige pratica. Por isso as dicas abordadas nesse post vai te ajudar a fazer um consumo inteligente, e assim ter dinheiro para atingir outras metas financeira.
Mas antes vamos falar um pouquinho sobre as vantagens e o porquê fazer um orçamento alimentar mensal.
Vantagens de fazer um orçamento alimentar

Conquistar outros projetos
Quando você faz um bom orçamento alimentar, você ganha uma margem para investir em outros projetos.
Seja comprar um carro ou casa, quem sabe fazer um curso ou uma viagem, não sei qual é seu sonho, mas com certeza com um bom planejamento você consegue alcançar suas conquistas.
Muitas das vezes não conquistamos nossos sonhos porque não planejamos e acabamos sem dinheiro para realizar. Ao seguir as dicas de orçamento alimentar mensal, pode sobrar dinheiro para que você invista em outros sonhos.
Evita desperdícios
Se tem uma coisa que me deixa brava é ver desperdício de comida, pois com tantas pessoas passando fome você acha justo jogar comida no lixo? Eu também não.
Quando você faz um planejamento alimentar diminui a chance de desperdiçar comida.
Oportunidade de ajudar outras pessoas
Existem tantos trabalhos lindos de assistência social e você pode fazer parte disso.
Cortar gastos e comprar apenas aquilo que você precisa, não necessariamente está ligado a você estar passando por dificuldades financeira. Você pode economizar para ajudar outras pessoas, não desperdiçar e ajudar outras famílias.
Talvez tem pessoas próxima de você que não tem o que comer, e fazendo e seguindo um orçamento alimentar você tem a oportunidade de fazer a diferença na vida dessas pessoas.
Com certeza existem muitas vantagens em fazer um orçamento alimentar, citei essas, porque para mim são as principais, mas se você tiver outras vantagens pode deixar aqui nos comentários.
Bom mas você deve estar se perguntando, como fazer um orçamento alimentar mensal? Então aqui vão algumas dicas.
Veja também…
Veja agora! Como Guardar Dinheiro Para Comprar Seu Primeiro Carro
Finanças Pessoais – Prejuízos de Gastar Mais Do Que Se Ganha!
Finanças Pessoais – Como Organizar Suas Finanças e Livrar das Dívidas
Como fazer um orçamento alimentar que funcione?
Você sabe o quanto você gasta por mês com mantimentos? O orçamento médio mensal com alimentação pode variar de acordo com a idade e por pessoa.
Considere também as opções dietéticas, como veganas ou sem glúten. Esses alimentos podem afetar significamente seu orçamento, por isso uma boa dica é fazer uma lista e comparar preços.
Fazer um orçamento mensal planejado e razoável permite que você e sua família tenham qualidade de vida sem gastar muito.
Analise o quanto você gastou com supermercado nos meses anteriores e decida se convém manter o orçamento atual ou se é necessário cortar gastos.
Faça um lista de compras
A lista de compra deve ser uma das primeiras coisas a ser feita antes de você ir ao mercado, pois ela é importante para evitar que você compre o que não é necessário, por isso é bom investir um tempo e fazer sua lista de compra.
Além disso ao ir a mercado sabendo o que você precisa comprar, você não perde tempo e evita gastos excessivos.
Ao ter o hábito de fazer sua lista de compras e seguir as dicas que vou falar, você conseguirá economizar bastante.
Considere a alimentação feita fora de casa
Você não pode deixar fora do seu orçamento alimentar o quanto você gasta com alimentação fora de casa.
Segundo dados da Pesquisa de Orçamento Familiares (POF) 2017-2018, as famílias brasileiras estão comendo cada vez mais fora de casa.
Em números, isso significa que cerca de 32,8% do que as famílias brasileiras gastam com alimentação, é usado para refeições fora de casa.
Se você tem o hábito de alimentar fora de casa, é fundamental que esse valor gasto entre em seu orçamento alimentar.
Ao deixar essas despesas fora do seu orçamento provavelmente outros projetos serão afetados.
Então se você chegou aqui se perguntando como fazer um orçamento alimentar mensal, essa é uma dica valiosa. Não esqueça da alimentação feita fora de casa.
Como fazer um orçamento alimentar mensal?
Participe de programas de desconto e oferta
Hoje, principalmente aqueles mercados grandes que são redes, costumam oferecer programas de descontos.
Apesar de normalmente não ser muito, esses descontos continua sendo interessante. Faça uma pesquisa sobre os descontos que os supermercados da sua cidade oferece, você consegue fazer isso usando a internet.
Outra dica top é comprar no dia de oferta. Eu mesma economizo bastante fazendo isso.
Tem alguns supermercados que tem o dia da promoção da carne, o dia das verduras, etc. você consegue economizar bastante seguindo essa dica.
Economize congelando comida
Tem muitas pessoas que não gostam de comida esquentada, mas se você não tiver problema com isso essa é uma boa dica.
Ao congelar comida além de evitar desperdício, você economiza tempo.
Se você seguir a dica de comprar em dia de oferta, pode acontecer de ter que congelar alguns alimentos. Isso evita desperdícios.
Crie um cardápio semanal
Faça um planejamento de suas refeições, pois assim você consegue determinar quais alimentos e a quantidade que você precisa comprar, antes mesmo de ir ao mercado.
Ao planejar suas refeições aumenta sua chance de comprar apenas aquilo que você realmente precisa.
É bem legal fazer um cardápio que use os mesmo ingredientes, assim haverá menos itens para a compra.
Como fazer um orçamento alimentar? Leve marmita para o trabalho

Almoçar todo dia fora de casa pode sair caro e acabar prejudicando seu orçamento alimentar, por isso um bom hábito é levar marmita para o trabalho.
Ao preparar sua alimentação, você pode fazer uma alimentação mais saudável e ainda economizar.
Não fique preso a marcas
Esse é um ponto que não vale apenas para a compra de alimentos. Alguns produtos são mais caros simplesmente por causa da marca.
Você consegue ter em sua cesta mensal bons produtos, que apesar de não serem de marca são de qualidade.
Se você resolvesse seguir apenas essa dica, você já conseguiria uma economia muito grande em seu orçamento.
Eu não sou muito ligada nesse negócio de marca, mas comparo muito os preços dos produtos até comprar e costumo comprar o mais em conta, por isso sei o quanto essa dica faz diferença.
Procure o mercado mais acessível
Creio que ninguém por mais rico que seja gosta de ficar desperdiçando dinheiro, não é verdade? E para você não gastar além da conta, faça uma pesquisa.
Pesquise nos diferentes supermercados e atacadões da sua cidade. Alguns atacadões independente do dia de oferta costumam ter um preço bom.
Em alguns casos você encontra, por exemplo, mercados onde produtos de limpeza são mais baratos, porém não compensa comprar alimentos.
Você vai descobrir isso pesquisando, no início vai ser um pouco cansativo, mas depois que você acostumar você vai saber o que comprar e em qual lugar.
Essa foram as dicas de como fazer um orçamento alimentar mensal que funcione, são dicas que sigo e gosto, creio que será muito útil para você também.
0 Comentários