Como Fazer um Marketing de Conteúdo que Funcione?
O marketing de conteúdo é a alma de um negócio na internet, por isso a importância de dedicar tempo e esforço para desenvolver uma estratégia sólida, que funcione.
Ao criar conteúdo envolvente e original você aumenta suas classificações de SEO e obtém mais tráfego orgânico, então vale muito a pena estudar sobre marketing de conteúdo.
A web está lotada de muitas informações e, se o seu negócio quiser ser relevante, não deve ficar publicando informações inúteis, mas terá que ser bom na criação de conteúdo de qualidade.
Produzir conteúdo de valor é um dos meios de atrair seu público, gerar autoridade e realizar vendas pela internet.
Para fazer um marketing de conteúdo que gere resultados, alguns pontos são importantes e vamos falar agora sobre cada um deles.
1. Crie conteúdo com seu público em mente

Sua presença online é uma forma do seu público aprender sobre seu negócio. Logo, seu conteúdo precisa falar diretamente com seu público.
Uma das primeiras coisas a fazer antes de iniciar no marketing de conteúdo é definir sua persona, ou seja, o perfil do seu público.
A persona deve ser tratada como uma única pessoa, então faz se necessário saber por exemplo, onde ela mora, qual o sexo, faixa etária, desejo, medos e etc.
Ao se definir a persona fica mais fácil criar conteúdo que atenda a necessidade dela.
Pode acontecer de a medida que o seu negócio for crescendo, você perceber que sua persona não é exatamente como você pensou, mas isso não é problema, faça as adequações e continue seu marketing de conteúdo.
Fazer um marketing de conteúdo com seu público em mente vai proporcionar muito mais retorno, do que se ficar escrevendo sem saber pra quem.
Veja também o post: “Marketing Digital: O Que é? Quais as Suas Vantagens? Quais as Principais Estratégias?“
2. Defina quais serão os tópicos do seu marketing de conteúdo
Ter sucesso como empreendedor digital fazendo marketing de conteúdo é o desejo de muita gente, mas a grande maioria inicia sem estabelecer uma estratégia de logo prazo e muito menos determinam em quais tópicos se concentrarão.
Fazer essa determinação de tópicos não significa que futuramente você não possa abordar outros, mas é importante para você saber sobre o que pesquisar.
A princípio defina seus principais tópicos, mas deixe espaço para a evolução do seu negócio, pois a medida que for crescendo perceberá que tipo de conteúdo faz bem para seu público.
Reserve um tempo para pesquisar quais tópicos seus clientes vão querer aprender.
Dentro de um site tópicos ficam organizados em forma de categorias, quando o visitante quer saber sobre determinado tópico eles clicam na categoria e assim vários conteúdos apareceram.
Para definir as categorias do seu marketing de conteúdo, tenha seu público em mente e o que eles precisam aprender para atingir um objetivo.
As palavras que serão seus tópicos também precisam ser palavras-chave corretas, usando palavras com bastante buscas logo suas publicações podem alcançar uma classificação elevada no Google.
Assim que fizer um levantamento desses tópicos use ferramentas como SEMrush, Planejador de Palavras-chave, Google Trends, para saber quais podem gerar mais trafego e envolvimento com seu público.
Essa pesquisa de palavras-chave também deve ser feita antes de criar o conteúdo, um marketing de conteúdo de qualidade tem boas palavras-chave, desde o título até a conclusão da postagem.
3. Escolha formatos e plataformas para postagem de conteúdo

Agora que você sabe quem é sua persona e os tópicos do seu conteúdo, defina em quais plataformas e em qual formato fará as postagens.
Pense onde seu público se encontra e trabalhe para alcançar um público orgânico e engajado.
Na minha opinião e na de muitos empreendedores digitais, o ideal é postar seu conteúdo em seu site ou canal no youtube e parte ou trechos desse conteúdo em plataformas com facebook, instagram e etc.
Esse pequeno conteúdo que é postado nessas redes sociais tem o objetivo de atrair seu público para que ele consuma o conteúdo completo.
Usando essa estratégia de marketing de conteúdo, logo seu site estará tendo bastante tráfego orgânico e consequentemente mais leads e mais vendas.
4. Promova ativamente suas postagens
Não basta criar um bom conteúdo, para acelerar o crescimento do seu site promova ativamente suas postagens.
Você pode promover seu conteúdo publicando constantemente em suas redes sociais. Publicando trechos pequenos que chame a atenção do seu público para o conteúdo maior.
Outra maneira de promover suas postagens é fazendo anúncios no Facebook Ads ou Google Ads.
Essas são as plataformas mais comum para anunciar, mas avalie qual será melhor para alcançar seu público.
A grande vantagem de anunciar é que você consegue segmentar seu público e com isso tem um retorno mais rápido.
Divulgar seu conteúdo de forma orgânica é interessante por ser de graça, porém leva muito mais tempo para ter retorno.
Analise o que é melhor para você, elabore uma estratégia de divulgação e seja constante.
Se você mim segue nas redes sociais, já deve ter observado que eu sempre faço postagens de trechos de conteúdo publicado aqui no site.
Essa forma de distribuição de conteúdo é muito eficaz, sendo usada por muitos empreendedores de sucesso.
5. Marketing de conteúdo que funciona precisa ter….
1. Títulos impossíveis de não serem abertos
Não adianta produzir um bom conteúdo se ninguém consumir. O título na grande maioria das vezes é a porta de entrada do usuário para seu conteúdo.
O título sem sombra de dúvida é uma das partes mais importante do seu conteúdo, por isso vale dedicar muito tempo nele.
Títulos que são bem elaborados chamam a atenção das pessoas e através deles você consegue envolver sua persona e criar interesse dela por seu conteúdo.
Bons títulos podem gerar mais tráfego para seu site e aumentar o tempo de navegação.
Faça uma pesquisa e observe como são os títulos, veja quais palavras estão sendo usadas naqueles que mais chamam a sua atenção.
2. Boas imagens
As imagens estão presentes em praticamente todas formas de postagens de conteúdo, é um item que não pode faltar, por isso invista tempo procurando boas imagens.
Nas postagens em blogs tem imagens dentro do conteúdo e aquela que é a imagem destacada e que serve para representar o conteúdo.
Ela precisa estar em proporções adequadas para a mídia escolhida, deve ter qualidade e se destacar.
Imagens com rosto de pessoas tende a despertar a curiosidade, gerando interesse. Os elementos são menos comuns, mas também conseguem chamar atenção para se conteúdo.
3. Marketing de conteúdo – Todo conteúdo precisa de Descrição
Nas inúmeras mídias de publicações de conteúdo a descrição é aquele elemento indispensável, então dedique um tempo elaborando.
A descrição das postagens além de descrever, também serve para motivar seu público a consumir o conteúdo completo.
Ela é muito importante e em alguns tipos de postagens ela é apresentada como um resumo do conteúdo, para que seu público escolha qual conteúdo quer ver mais.
4. Elabore um bom início
Segundo alguns estudos o usuário precisa de apenas 8 segundos para decidir consumir um conteúdo completo ou não, por isso a importância de criar um excelente início.
Para um bom início existem dois pontos importantes, você deve fazer a promessa do conteúdo e esta deve despertar interesse e curiosidade.
Tenha o início do seu conteúdo como a sua chance de vender o restante do conteúdo para seu público.
5. Marketing de conteúdo de qualidade entrega valor
O seu empenho em elaborar um título, fazer uma descrição, escolher uma imagem e criar um início para seu conteúdo, provavelmente prometeu algo para o usuário, sendo assim foque em entregar muito mais que a promessa.
Quando você promete e entrega você fideliza sua audiência, se fizer ao contrário, não conseguira êxito em seu marketing de conteúdo.
6. Conteúdo
Seu conteúdo deve ser entregue de forma simples, direta, clara e fácil, sem enrolação, pois isso é uma maneira de respeitar seu público.
Trabalhe para que cada conteúdo postado seja único e de muita qualidade, sempre com objetivo de ajudar o usuário.
O centro do marketing de conteúdo é o conteúdo, o nome mesmo já fala, então faça pesquisas, busque novidades e estude bastante sobre seu nicho, sempre com o objetivo de ajudar seu público.
Quando um conteúdo resolve um problema do usuário, ela gera um sentimento de gratidão, por isso crie conteúdo de qualidade.
Antes de pensar em realizar vendas, pense em ajudar seu público, e por consequência as vendas acontecerão.
7. Marketing de Conteúdo – CTA “Chamada para ação”

A chamada de ação serve para que o usuário dê o próximo passo, logo ela não pode faltar.
O objetivo da estratégia de marketing de conteúdo é ajudar determinado público e por consequência realizar vendas, por isso a importância de fazer a chamada para ação.
Ela pode estar no início, meio ou final do conteúdo, mas você deve avaliar qual a melhor posição da sua CTA.
Normalmente a chamada para ação é para que o usuário faça download de algum material em troca de um contato dele, feito isso ele entra em um funil de vendas.
Praticamente todos empreendedores digitais fazem isso, além de ser uma estratégia muito usada por afiliados.
Desenvolver uma estratégia de marketing de conteúdo sustentável e de longo prazo não é algo que acontece de forma rápida, e no início pode parecer uma quantidade enorme de trabalho para pouco resultado.
Mas ao elaborar um plano e executar de maneira certa, seguindo as dicas que falamos esse conteúdo ao longo dos anos vai impulsionar suas vendas.
0 Comentários