Como escolher a localização certa para o seu negócio

Quer saber como escolher a localização certa para o seu negócio? Então é só continuar a sua leitura nos parágrafos seguintes que iremos falar todos os detalhes a este respeito!

Escolher o local certo para estabelecer o seu negócio pode ser uma das decisões mais cruciais que você fará como empreendedor.

Afinal de contas, não se trata apenas de encontrar um espaço que se ajuste ao seu orçamento, é algo muito mais sério.

Afinal de contas, é preciso saber identificar um local que irá atrair o seu público, que se alinhe à cultura da sua empresa e que esteja de acordo para o tipo de negócio que pretende criar.

Então, se você quer entender um pouco melhor sobre como escolher a localização certa para o seu negócio, confira os parágrafos seguintes.

Qual é a importância da localização certa para o seu negócio?

Como escolher a localização certa para o seu negócio
Como escolher a localização certa para o seu negócio

Antes de darmos algumas dicas de como escolher a localização certa para o seu negócio, será que você de fato entende qual é a importância?

Fato é que a localização pode ter um impacto significativo no desempenho das vendas de um negócio. Por isso, deve-se ter um grande cuidado a esse respeito.

Mesmo se o seu produto ou serviço for excelente, uma localização inadequada pode prejudicar o seu sucesso. Portanto, é essencial selecionar um ponto comercial que favoreça o seu negócio.

Se a localização atual do seu empreendimento apresenta aspectos negativos, vale a pena considerar a mudança para um local mais estratégico, mesmo que isso signifique investir mais em infraestrutura e propaganda.

Escolher o local adequado para o seu negócio é uma das decisões mais importantes que você terá que tomar como empreendedor.

Uma escolha acertada pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso. Portanto, é crucial ter em mente alguns fatores-chave ao escolher a localização do seu negócio.

Como escolher a localização certa para o seu negócio?

Aos que querem saber como escolher a localização certa para o seu negócio, tenha em mente de que existem alguns fatores dos quais você deve levar em consideração.

Então, para facilitar, abaixo iremos falar sobre alguns deles.

1. Perfil do público-alvo

O local ideal para o seu negócio é onde o seu público-alvo está, certo? Por isso, ao escolher o ponto comercial, você deve ter uma compreensão clara do perfil do consumidor que deseja alcançar.

Nesse sentido, a nossa dica é que você analise informações como faixa etária, gênero, renda média e potencial de consumo.

O principal fator que torna um ponto comercial inadequado é a ausência do público-alvo em seu entorno.

2. Visibilidade

A visibilidade do imóvel é um dos fatores que mais influenciam a escolha do ponto comercial, haja vista que tem direta ligação com o sucesso do seu empreendimento, de certa forma.

Por isso, fique atento aos obstáculos que podem dificultar a visão da sua fachada, como bancas de jornais, fiação e árvores.

Mas, tenha em mente de que a visibilidade pode ser diferente para quem chega de carro, a pé ou de ônibus. Leve isso sempre em consideração.

3. Acesso e estacionamento

A acessibilidade da loja é crucial. É fundamental considerar o fluxo de pedestres no local, a facilidade de acesso e a disponibilidade de estacionamento.

Se os clientes tiverem dificuldade em chegar à sua loja ou estacionar perto dela, isso pode afetar negativamente as vendas.

4. Concorrência

Considere o número de concorrentes nas proximidades. Em alguns casos, ter concorrentes próximos pode ser vantajoso, especialmente se o seu produto ou serviço requer comparação.

No entanto, se os concorrentes são bem estabelecidos e atraentes, pode ser melhor escolher um ponto comercial longe deles.

5. Custo do imóvel

Tenha a certeza de que o preço do imóvel é compatível com a sua capacidade de investimento, o prazo de retorno e o movimento esperado.

Mas, não deixe de incluir na conta os custos de possíveis reformas e manutenções.

Pesquise o valor médio de compra/aluguel da região e tenha várias opções em mente caso a negociação não se concretize.

6. Crescimento da região

Antecipar possíveis mudanças na região do imóvel pode favorecer sua estratégia. Ainda que atualmente uma localização não pareça interessante, pode ser que tenha prospecção de ascender.

Portanto, sempre vá visitar o local com a mente aberta, pensando no futuro, em especial se deseja que o seu negócio seja a longo prazo.

7. Visite os pontos em potencial

Por fim, uma última dica de como escolher a localização certa para o seu negócio é justamente visitar o ponto em questão.

No entanto, tenha em mente de que não deve ser uma simples visita. O ideal é que você faça uma verdadeira investigação. Observe o movimento do ponto em diferentes dias e horários.

Fale com os vizinhos, converse com os passantes, anote suas observações. Enfim, tente enxergar o ponto comercial com os olhos do seu cliente.

Não tenha pressa. A escolha do ponto comercial é uma decisão estratégica que precisa ser feita com calma.

Faça uma análise detalhada e só feche o negócio quando tiver certeza de que aquele é o melhor local para o seu negócio.

Como os 4 Ps podem ajudar na hora de escolher o local do seu ponto de vendas?

Os 4 P’s são conceitos fundamentais de marketing que podem ser muito úteis na escolha de uma localização para um ponto de venda.

Ponto (Place)

O primeiro P refere-se ao “Ponto” ou “Place” em inglês. É aqui que ocorrem as vendas de seus produtos ou serviços.

A escolha do ponto de venda deve ser estratégica e considerar fatores como acessibilidade, visibilidade, fluxo de pessoas, proximidade com concorrência, e outros aspectos relevantes ao seu negócio.

Na hora de escolher o local do seu ponto de vendas, pergunte-se:

  • É fácil para os clientes chegarem até aqui?
  • A localização favorece a compra por impulso?
  • Como é o fluxo de pedestres na área?
  • Há concorrência próxima?
  • Há estacionamento disponível?
  • Seu público-alvo consegue chegar até aqui sem problemas?

Produto (Product)

Nos encaminhamos agora para o segundo P – “Produto”. É aqui onde se centra o que você comercializa. Sejam eles tangíveis ou intangíveis, seus produtos ou serviços devem preencher as lacunas das necessidades e anseios de seu público-alvo.

O produto que você vende é um fator de influência vital. Vamos refletir juntos, o local é apropriado para o tipo de produto que você fornece?

Para ilustrar, vamos pegar alguns exemplos: um restaurante, por exemplo, requer um local equipado com cozinha adequada e assentos confortáveis para os clientes.

Por outro lado, uma loja de roupas precisa de espaço suficiente para cabines de prova.

Preço (Price)

Agora, transitamos para o terceiro P, o “Preço”. Essa pequena palavra carrega um grande significado. O preço do seu produto ou serviço é um reflexo do seu valor e, é claro, deve estar em harmonia com o que seu público-alvo está disposto e capaz de pagar.

Agora, imagine, ao escolher o local para o seu ponto de venda, você precisa pensar: como a despesa de aluguel ou a compra do espaço afetará o preço dos seus produtos ou serviços? O local se encaixa na estratégia de preços que você delineou? Se o aluguel for um pouco acima do esperado, como isso influencia a competitividade dos seus preços?

Propaganda (Promotion)

O último P é “Propaganda”, também conhecido como promoção. Isso envolve como você comunica o valor do seu produto ou serviço para seu público-alvo.

Ao escolher seu ponto de venda, considere como você promoverá seu negócio. A localização é visível o suficiente para atrair passantes? Existe espaço para sinalização ou outras formas de publicidade? A localização ajudará a reforçar a imagem da marca que você deseja projetar?

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