Como Empreender do Zero em 2022: 8 Dicas para investir no seu negócio
Não basta ter uma boa ideia para começar a investir no próprio negócio. Por isso, entender como empreender do zero não é uma tarefa fácil.
Dito isso, entenda que essa é uma dúvida que permeia a cabeça de muitas pessoas que pensam em ter um negócio, mas não fazem ideia de por onde começar. Uma análise de FIIs, por exemplo, é um excelente caminho para fazer um bom investimento
Quer se aprofundar sobre o assunto? Você está no lugar certo! Esse artigo é feito exclusivamente para você que não quer deixar passar uma boa oportunidade e deseja entender como empreender do zero.
Continue conosco e boa leitura!
Afinal, vale a pena empreender do zero em 2022?
Antes de mais nada, saiba que o número de empreendedores no Brasil cresceu em 2022. Então podemos concluir que, desde que o negócio seja bem planejado, empreender do zero é algo que vale a pena.
De antemão: o momento é propício para quem deseja iniciar o próprio negócio. Afinal, o fim da pandemia está próximo, o que, por consequência, começa a dar um maior movimento ao mercado.
Além disso, muitos correm atrás de iniciar um empreendimento para terem a chance de “ser o seu próprio chefe”. Nesse sentido, cuidado! É preciso muita disciplina para empreender do zero. Continue acompanhando.
Como empreender do zero em 8 passos
Se você chegou até aqui é porque realmente está interessado em entender como empreender do zero. Vamos acabar com o mistério? Acompanhe abaixo as melhores dicas para você colocar de vez a sua ideia no mercado.
Tenha uma boa ideia e encontre uma oportunidade de mercado
Saiba que uma boa dica para entender como empreender do zero é identificar se o mercado local mostra alguma oportunidade.
Em outras palavras, busque por locais que tenham alguma “deficiência” que vá de encontro ao que você quer oferecer para as pessoas. Assim, você evita disputa direta com grandes corporações e ainda atende o comércio local.
Definir o seu segmento é uma das dicas de como empreender do zero
Este é o ponto em que os novos empreendedores se perdem. Isso porque é fundamental definir em qual segmento você atuará.
A importância disso está diretamente atrelada ao público que você irá atender. Em resumo, se você não tiver um segmento bem definido, como irá utilizar as mídias e falar para o seu público alvo?
Caso isso não esteja estabelecido, não será possível entender os anseios da sua clientela e criar soluções para o problema de cada um dos seus clientes. Esse é um importante passo para entender como empreender do zero.
Faça uma análise de concorrência
“Nem sempre a grama do vizinho é mais verde que a sua”. Esse ditado se aplica de forma direta quando você realiza uma análise da concorrência.
Isso se deve ao fato de que muitos acabam pecando em detrimento de copiar o que foi feito, ao invés de ter um olhar clínico e ver que o seu concorrente também enfrenta cenários adversos.
De antemão, saiba que muitas vezes o seu concorrente também comete erros estratégicos. Por exemplo, uma campanha cara demais que não trouxe os resultados desejados, ainda que ela possua muitas curtidas em redes sociais.
Por esta razão saber como empreender do zero vai muito além de uma boa ideia. Lembre-se: a visão ampla é fundamental para que o seu negócio decole.
Procure se capacitar
Muitas vezes, em um primeiro momento, o dinheiro para iniciar um novo negócio é extremamente contado e você terá que puxar a rédea de inúmeras situações.
Por isso, se capacitar para estar preparado para a demanda é imprescindível para começar a empreender do zero.
Aproveite cursos online que são oferecidos de forma gratuita na internet. Você pode, por exemplo, iniciar uma capacitação em marketing digital. Afinal, a presença online de uma marca é fundamental para que ela seja vista.
Produza conteúdo de relevância
Repita como um mantra: quem não é visto não é lembrado! Essa premissa é necessária para todo negócio sobreviver. Isso porque os primeiros meses são críticos para ditar se o seu empreendimento terá sucesso ou não.
Dessa forma, antes de abrir as portas, tenha definidas as estratégias necessárias para alcançar o seu público nas redes sociais.
Investir em bons produtos e serviços é fundamental para entender como empreender do zero
Em primeiro lugar, saiba que oferecer um produto “mais ou menos” para a sua clientela não é uma opção. Lembre-se, ainda mais quando for iniciar um empreendimento, de que quando se trata de negócios a primeira impressão é a que fica.
Ou seja, dificilmente você terá o retorno de um cliente que não sair satisfeito com o produto oferecido pela sua empresa.
Tenha um objetivo definido para empreender do zero
Antes de iniciar o seu negócio, é preciso definir qual o seu objetivo. Em outras palavras, é preciso que você estabeleça metas mensais e semestrais para se pautar quando abrir as portas para o público.
Tendo esse objetivo definido, você saberá quais passos precisarão ser dados em direção ao lugar que você deseja chegar. Isso potencializa sua chance de sucesso.
Como empreender do zero: formalize a empresa
Por fim, a parte burocrática para entender como empreender do zero é a que assusta muitos que vão iniciar sua jornada enquanto empreendedores. O ideal, nesse cenário, é contar com uma empresa de contabilidade para guiar os seus passos.
Se não for possível, consulte a documentação necessária no seu município para abrir sua empresa. No geral, o solicitado são os seguintes documentos:
- Cópia autenticada em cartório do RG;
- Cópia do CPF;
- Comprovantes de endereço residencial e comercial (de onde será a sede do seu empreendimento);
- Última declaração de imposto de renda;
- Atividade da empresa;
- Nome fantasia, dentre outros.
Conclusão
Agora que você já conhece as principais dicas e entende como empreender do zero, que tal pôr a mão na massa e realizar o seu sonho? Lembre-se do que foi dito no artigo e tenha muita disciplina.
Afinal, você não precisa se tornar mais um número entre negócios que figuram pouco tempo no mercado. Procure estar sempre atualizado e investindo em soluções modernas para manter a sua marca ativa. Obrigado por acompanhar o artigo. Até a próxima!
0 Comentários