Como Criar um Produto Digital? Veja quais os mais promissores!

Se você está pensando em abrir um negócio online, é bem provável que tenha algumas dúvidas a respeito do assunto. Você sabe como criar um produto digital, por exemplo?

Além disso, se você já é um produtor de conteúdo EAD, mas está em busca de potencializar as vendas de seus cursos, saiba que saber como criar um produto digital é o que você precisa.

Não há como negar que o mundo está cada vez mais integrado com a cultura digital, mesmo porque a grande parte das pessoas estão dando preferência às compras online.

De acordo com uma pesquisa feita pela Webshoppers 2019, cerca de 36% da população no Brasil é digital buyer, isto é, fazem compras online.

Por isso, no artigo de hoje, iremos falar sobre como criar um produto digital, além de dar algumas dicas dos mais promissores. Sem mais delongas, vamos ao que interessa.

Como criar um produto digital do zero?

Veja nesse post Como criar um produto digital
Como criar um produto digital?

Para saber como criar um produto digital, saiba que é necessário fazer uma boa pesquisa de campo, até mesmo para garantir o sucesso do seu negócio.

Então, confira nos tópicos seguintes tudo o que você precisa saber para criar um produto digital do zero.

1. Escolher o tema de trabalho

O passo principal para poder criar um produto digital é encontrar o tema que deseja trabalhar. Para tal, é necessário fazer uma reflexão a respeito das oportunidades que estão disponíveis, além das habilidades que precisa desenvolver.

Ou seja, encontrar a área de afinidade. Não basta apenas se guiar naquilo que está em alta no mercado se isso não faz sentido para você.

Procure investir em algo do qual você acredite e que consiga defender, de forma humanizada e emocional.

Veja também:

2. Pesquisar o mercado e o nicho de atuação

Se você quer saber como criar um produto digital, é vital fazer uma pesquisa de mercado e averiguar o nicho que pretende atuar.

Se você pretende dar um curso livre de bolos decorados, você precisa entender do ramo gastronômico, e saber se:

  • Há espaço para essa demanda?
  • Há muita concorrência?
  • Há algum tipo de segmento pouco explorado?
  • De que forma os concorrentes trabalham?
  • De que forma o mercado reage às diferentes formas de trabalhar?

Para obter essas métricas, você pode acompanhar as tendências, além de se apoiar em relatórios e pesquisas, a fim de entender melhor qual estratégia melhor se adapta ao seu negócio.

3. Desenhar a(s) persona(s)

Em suma, persona nada mais é que uma representação fiel dos clientes de um negócio. Sendo assim, para criar uma persona, deve-se levar em conta todos os detalhes em relação aos hábitos e costumes dos potenciais compradores.

Uma dica para criar a persona é usar as suas redes sociais a fim de entender quais são as necessidades e anseios dos que ainda não tomaram a decisão de compra.

Outra dica para criar a sua persona é fazer pesquisas de satisfação, a fim de coletar feedbacks de grupos amostrais, por exemplo. Dessa forma, será possível entender:

  • O que ele espera;
  • Como ele busca aquilo que precisa;
  • Quais canais ele usa;
  • De que forma prefere pagar pelos produtos;
  • O que considera uma boa experiência de compra etc.

4. Definir o melhor formato para o produto digital

Outra dica de como criar um produto digital está na necessidade de definir qual é o melhor formato para divulgar o seu material.

Para tomar essa decisão, a melhor coisa a se fazer é conhecer quais são as necessidades do seu público-alvo.

A princípio, pode ser que você tenha pensado em divulgar o seu produto em um formato de ebook, haja vista que é mais compacto, portátil etc.

No entanto, depois de fazer uma pesquisa de opinião com o seu público, pode acontecer deles terem mais interesse em consumir o seu conteúdo de outras formas, como em vídeo.

Se esse for o caso, pode ser mais interessante adequar o seu conteúdo para a necessidade dos seus consumidores.

5. Criar o material

Depois de saber como criar um produto digital e fazer uma profunda análise de mercado, do nicho de atuação e das necessidades do seu público, está na hora de começar a produzir o material.

No entanto, saiba que há dois principais caminhos para desenvolver o produto digital, que são:

  1. Produto digital autoral: é quando o infoproduto é desenvolvido e oferecido de forma interna pela empresa. Nesse caso, pode ser um curso EAD, ebook, conjunto de fotografias etc.
  2. Produto digital licenciado: é quando outra pessoa cria o produto, mas você compra a licença para vendê-lo.

Ideias de produtos digitais

Agora que você já sabe como criar um produto digital, está na hora de saber quais são os mais promissores. De todos, podemos citar os seguintes:

Ebooks

Hoje em dia, muitas pessoas buscam conteúdos úteis em forma de e-book, uma vez que eles são mais compactos e de fácil transporte.

Além disso, o e-book permite com que o usuário possa consumir o conteúdo a qualquer momento, em qualquer lugar.

Workshop

Ainda que tenha a dinâmica e vídeo, um workshop online é muito mais fácil de criar do que um curso online.

Mesmo porque, dessa forma, não há necessidade de edição, além de ser algo muito mais natural, o que agrada muito as pessoas.

Workbook

Para quem não sabe, workbook nada mais é que livros de exercícios. Ou seja, é uma espécie de ebook, só que mais prático.

Sendo assim, no caso de o seu público precisar de um planejamento, brainstorming ou apenas chegar a uma conclusão, um workbook se torna um excelente aliado.

Templates

Templates nada mais são que moldes já preparados de alguma coisa, onde o cliente pode usar em diversas áreas de sua vida, apenas fazendo alguns ajustes.

E a verdade é que há template para tudo, bem como:

  • Para Instagram;
  • Receitas;
  • Checklist;
  • Sites;
  • E-mail etc.

Curso por e-mail

Ao invés de gastar tempo em gravações, você pode optar por criar um curso por e-mail. Nesse tipo de dinâmica, as aulas são por escrito, onde os alunos recebem pelo e-mail as diferentes aulas, com a frequência que você definir.

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