Como Começar um Negócio?
Está pensando em começar um negócio? Aqui iremos te ensinar algumas coisas para abrir e ideias para direcionar o seu mindset. Continue a leitura!
Que tipo de negócio abrir?
Muitas pessoas querem mudar de vida, mas não sabem por onde começar. Muita gente opta por algum tipo de empreendimento que eles gostam. E isso acaba por fazer com que elas busquem franquias, por ter todo um jogo de coisas já garantido.
Existem uma série de coisas e opções no mercado que já foram testadas e que tem uma garantia maior de sucesso.
As franquias são modelos que já são implantados em outros locais e que já funcionam de forma plena.
Isso é metade do caminho, e depois basta você seguir corretamente a cartilha para ter sucesso.
Mas, despender tempo com a empresa também será o ponto principal da coisa. Sendo assim, procure franquias que te agradam, para você despender seu tempo em algo que gosta.
Procure unir o útil com o agradável principalmente se é seu primeiro negócio. Procure empresas com franquias de acordo com o seu perfil.
E aqui é o primeiro passo de como montar seu negócio do zero. Pesquise bastante sobre o tipo de negócio que quer montar.
Planejamento é o caminho para o sucesso
Se você já sabe qual a ideia de negócio que você quer, o próximo passo é planejar e pôr em prática o seu plano de negócios.
A intenção aqui é que você consiga ter todo o entendimento sobre seu negócio e montar a empresa de forma correta.
O plano de negócio é algo para quem quer ter segurança e uma maior garantia de sucesso. Estas instruções irão fazer com que a empresa cresça de forma correta.
E isso será o diferencial, e poucas pequenas empresas ou micro negócios aplicam.
Como fazer um bom planejamento?
Procure ferramentas para elaborar estes planos. Se você não tiver, procure uma franquia que já tenha um plano de negócio planejado e consolidado.
Existem uma série de ferramentas online que podem te ajudar a montar o plano de negócios.
Essas ferramentas irão te fazer uma série de perguntas. A principal delas é sobre qual o tipo de serviço ou produto que você irá oferecer.
Procure responder sobre como atua sua concorrência, e detalhe quem são os clientes potenciais para o seu negócio.
Responda também onde será o local que irá funcionar e quais as regras de implementação para que a empresa funcione.
Entenda tudo sobre a questão legal que envolve o seu negócio. Quantos postos de trabalho serão necessários para que você consiga fazer a empresa rodar.
Tenha em mente saber qual o correto capital de giro que a empresa irá precisar nos seus primeiros meses de funcionamento.
E assim, conseguir adquirir maturidade para rodar sozinha. Tenha em mente que tudo isso irá consumir capital, principalmente os custos de abertura.
Nem todo plano de negócio é infalível, mas, irá te ajudar a ter o caminho das pedras para passar por obstáculos.
Isso fará com que você não dispenda energia à toa nem gaste com coisas desnecessárias que não te trarão retorno.
Procure uma franquia com modelo de negócios vantajosos. Veja quais os passos iniciais para ela funcionar bem. Procure não cair na lábia de promotores de franquias.
Eles oferecem mundos e fundos e depois você terá que arcar com certas coisas “embutidas” não previstas.
Analise todo o material disponibilizado por eles para saber se ela é vantajosa, e procure franqueados para saber se é viável o negócio. Analise também se sua cidade é boa para a implementação desse negócio em específico.
Teste seu planejamento
Nesse ponto você já tem todo o seu negócio organizado e pronto para funcionar. No papel é uma coisa, mas na prática, tem de se testar se é viável.
Você poderá fazer um teste desse negócio de forma caseira, onde você terá um entendimento de como é ela na prática.
É como se o seu negócio fosse rodar de maneira informal, e depois ir para o passo de abertura definitiva. Faça um test-drive de toda a sua estrutura para ter um diagnóstico.
Recomendamos neste passo que você contrate uma consultoria. Procure criar todo o material de divulgação necessário para fazer o teste.
Teste ele no físico e no online, e procure seus primeiros clientes, para ver se conseguirá ter real retorno.
Neste passo, este teste informal irá fazer com que você tenha uma real noção de como tudo é na vida real.
Procure também entender a melhor forma de tributação da sua empresa, para ter uma melhor clareza de tudo, comesse como MEI, e depois vá subindo de categoria.
Teste vários preços de produtos, para saber qual melhor converte. Não esqueça de colocar os custos corretamente para precificar e vender seu produto.
Não leve em conta somente os valores cobrados pela concorrência, a depender do volume, eles baixam os lucros visando aumentar as vendas.
Como começar um negócio?
Existem alguns pequenos passos iniciais para se começar um negócio. Existem negócios simples, que podem ser abertos e que dão retorno. Um exemplo é como ganhar dinheiro vendendo coisas simples na internet.
Mas, para saber como começar um negócio siga estes passos:
1 – Saiba que negócio abrir
Se você quer se tornar um empreendedor, procure saber por onde começar o seu negócio. Tenha em mente quais as principais ideias de negócios e ramos de atuação.
Procure empresas no ramo e analise elas para ver como elas atuam de fato, e seus reais lucros.
2 – Veja se você tem perfil
Existem pessoas que não tem perfil para determinados setores de atuação. Sendo assim, procure um que tenha mercado e perfil com o que você sabe fazer.
Sendo assim, procure modelos de planos de negócios do seu nicho de atuação.
Analise eles e procure colocá-los em prática. Isso já ajudará você a ter um caminho a mais para o sucesso e um caminho melhor para chegar até onde você deseja.
3 – Principais informações sobre o seu negócio
Procure coletar informações sobre o seu ramo, e principalmente sobre como é a criação da empresa:
- Como Funciona o Mercado;
- Como Tratar as Finanças;
- Quais os Melhores Meios de Marketing;
- Melhor Localização Para o Empreendimento.
Procure fazer esse planejamento de forma detalhada.
4 – Organização
Procure organizar tudo isso e estudar minuciosamente o plano de negócios, para posicionar a empresa no caminho certo.
0 Comentários