Como Otimizar seu Site Para a Atualização do Google Core Web Vitals

O Core Web Vitals é uma atualização do Google Page Experience que já está em vigor, porém está sendo implementada de forma gradual e com a previsão de conclusão estimada para agosto de 2021. Por isso, você precisa alinhar seu site e deixá-lo de acordo com essa atualização do Google Core Web Vitals e resolver quaisquer problemas.

Essa atualização do Google Core Web Vitals afetará significativamente o desempenho do seu site nos mecanismos de busca, portanto, é preciso entender do que se trata essa atualização do Google Page Experience e saber como lidar com essas novidades.

O Core Web Vitals são novos sinais de classificação, portanto esteja atento e verifique se seu site está pronto para essa atualização. Por isso, se você quer melhorar sua classificação é uma boa ideia começar analisando seu site.

Essa atualização é tão importante, que na comunidade de SEO o assunto do momento é o termo “Google Core Web Vitals”.

Aqui, vamos entender como funcionam esses novos fatores de classificação e aprender como deixar seu site de acordo com essa atualização do Google Core Web Vitals, com isso você conseguirá melhorar sua pontuação e ter vantagem competitiva.

Compreendendo as mudanças estabelecidas pelo Google Core Web Vitals

O Google verifica como é a experiência do usuário dentro de um site que mede a classificação de pesquisa, a interatividade e usabilidade. Mas, a  intenção do Google é saber se a navegação é segura, HTTPS, se o site é compatível com dispositivos móveis e sem intersticiais intrusivos.

O lançamento da atualização do Page Experience foi divulgado pelo o Google em novembro de 2020, que inclui Core Web Vitals como fator de classificação adicional.

Essas atualizações tem o objetivo de melhorar a experiência do usuário na web. Então vejamos o que significa experiência do usuário.

O que o Google entende como experiência do usuário?

Veja o post: Como Otimizar seu Site Para a Atualização do Google Core Web Vitals
Como Otimizar seu Site Para a Atualização do Google Core Web Vitals

A experiência do usuário é uma abordagem que foca no ser humano para o web design responsivo que prioriza a completa interação do usuário com uma empresa, serviço ou produto. Mas de forma bem simples, a experiência do usuário é um termo amplo que diz respeito ao comportamento e sentimento de uma pessoa ao usar um site ou app.

O Google busca através dessas mudanças promover a qualidade da interação do usuário com sua página, proporcionando uma experiência rica na web e atender as necessidades de todos que usam a internet.

Por isso, agora vamos falar sobre os três elementos vitais e quais ferramentas da web usamos para medir se o seu site está de acordo com esses novos sinais de classificação:

Tinta com maior conteúdo (LCP)

Tinta com maior conteúdo que em inglês significa Largest Contentful Paint (LCP), se refere ao tempo gasto para carregar o conteúdo principal do site. Páginas lentas afetam e prejudicam a experiência do usuário, por isso o LCP é uma parte importante na atualização do algoritmo do Google.

Quando os usuários acessam seu site eles esperam ter uma interação eficiente. Por isso, provavelmente eles deixarão seu site se demorar para carregar.

Existem muitas ferramentas disponíveis para você medir o Core Web Vitals como, o PageSpeede Insights do Google, o Google Search Console e o Chorme DevTools.

Mudanças do Core Web Vitals – Quais razões para um baixo índice LCP

Se após verificar sua página você tiver uma nota baixa de LCP, isso pode está acontecendo pelos seguintes motivos:

  • Seu servidor é lento
  • JavaScript e CSS que bloqueiam a renderização
  • Tempo de carregamento de recursos
  • Renderização do lado do usuário

Esses são fatores que quando ruins causam baixa nota de LCP.

Então agora vamos para a próxima exigência do Core Web Vitals.

Atraso da primeira entrada (FID)

Atraso da primeira entrada em inglês significa First Input Delay (FID) é um dos sinais vitais que mede a interatividade da sua página. Essa métrica mensura a diferença de tempo entre uma interação do usuário com a página e o tempo que o navegador responde a entrada do usuário.

Essa interação pode ser um clique, pressionamento de tecla ou toque. Uma avaliação positiva do FID significa que seu site é interativo e tem capacidade de oferecer uma boa experiência ao usuário.

Os visitantes do seu site esperam uma resposta rápida, em menos de um segundo, então seu objetivo deve ser atender essa expectativa.

Para medir seu FID você pode usar as ferramentas que falamos antes. Porém, se der uma nota alta significa que  você precisa fazer melhorias, e vamos falar sobre isso agora:

Como Melhorar seu First Input Delay (FID)

Um FID ruim significa que algo está errado, portanto veja algumas melhorias que podem ser feitas:

  • Minimize os códigos de terceiros
  • Veja se existe algum problema com o Google Web Vitals em seu site
  • Use divisão de códigos
  • Otimize a vinculação interna
  • Teste sua página em vários dispositivos
  • Elimine códigos não usados de seus arquivos
  • Análise em mais de uma ferramenta

Mudança de layout cumulativa – Cumulative Layout Shift (CLS)

O CLS é a métrica que verifica a estabilidade visual do seu site.  Você já tentou clicar em um botão e de repente o layout mudou e você acabou clicando em outro lugar? É isso que o CLS verifica, essas mudanças além de ser ruim para o visitante, também gera pontuação de métrica baixa.

Se o seu site tiver problemas com mudanças inesperadas de layout ao ser carregada, será preciso resolver esse problema e se for preciso busque ajuda de especialistas técnicos de SEO, pois esse problema prejudica sua métrica CLS.

Mas existem fatores comuns que afetam sua métrica CLS e veja quais são:

  • Vídeos e imagens com dimensões desconhecidas
  • Widgets, anúncios ou iframes de terceiros
  • Imagens no geral com código HTML inadequado
  • Conteúdo injetado dinamicamente
  • Animações que provocam mudanças de layout
  • Fontes que causam Flash de texto invisível e flash de texto sem estilo
  • Ações que espera uma resposta da rede antes de atualizar os elementos (DOM) Document Object Model

Uma CLS baixa significa que sua página da web está estável. Muitos desses problemas estão relacionados com o seu tema. Às vezes quando estamos procurando por um tema a gente procura pelos mais bonitos e elegantes, mas esquecemos de observar detalhes que influenciam em nossos resultados.

Se você está com uma nota alta de CLS recomendo que verifique tudo que falamos e se não conseguir resolver procure ajuda de um especialista. Pois, é bem provável que os usuários vão deixar sua página se tiver elementos que atrapalham a navegação contínua.

Veja também…

SEO para iniciantes – [O melhor tutorial] O passo a passo para otimizar seu site!

Como o Google Search Console pode ajudar Otimizar seu Site!

Atualização do Google Core Web Vitals – Conclusão

Uma boa experiência com a página do Google significa estar em primeiro lugar? Não imediatamente, mas eventualmente sim. O Core Web Vitals foi previsto com um “fator de desempate” na classificação de sites nos resultados do mecanismo de pesquisa.

Sites que estão com uma boa pontuação de Core Web Vitals podem avançar na classificação, deixando outros para trás.

Existem em média 200 outros fatores que o Google usa para determinar a classificação de uma página. No entanto, se você não cuidar da otimização do seu site, poderá dar uma vantagem significativa a seus concorrentes. Por isso, procure deixá-lo pronto para a atualização do Google Page Experience.

É fundamental que você entenda os diferentes fatores de análise do Google Core Web Vitals e verifique constantemente, mas além disso, tenha uma estratégia para quando as pontuações não estiverem conforme o esperado.

Neste post, “Aprenda como melhorar sua pontuação do Google PageSpeed Insight”, falo como fiz para melhorar minhas pontuações. Com as medidas que tomei, consegui deixar meu site com uma boa pontuação e conforme a atualização do Google Core Web Vitals, vale a pena ler.

Gostou desse post? Seu site já está adequado? Deixe um comentário aqui, vai ser bom saber sua opinião e compartilhe.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante:

Nosso site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação.

Criado por WP RGPD Pro