A Importância das Redes Sociais no Marketing Digital
Você já parou para tentar entender sobre qual é a importância das redes sociais no marketing digital? Esse é um assunto que requer certas reflexões, é sobre isso que iremos falar no decorrer deste artigo.
De acordo com um relatório da ComScore, o nosso país já chegou a ultrapassar a marca de 122 milhões de pessoas presentes na internet somente no ano de 2020.
Trata-se de um grande crescimento, ainda mais quando comparamos com 2016, quando a quantidade era de apenas 116,1 milhões de usuários online.
Diante desse contexto e de todos esses números, não há como negar que as redes sociais desempenham um papel fundamental.
Até mesmo porque grande parte das pessoas conectadas estão presentes nas redes sociais, um dado muito importante para as empresas.
De acordo com o Relatório de Tendências em CX 2021, feito pela Zendesk com mais de 90.000 empresas, de 175 países distintos, acabou mostrando que a experiência digital que os negócios oferecem aos clientes é um dos maiores diferenciais para consumidores, em especial no consumo online.
Segundo o índice MCC-ENET, durante o mês de novembro de 2021, o e-commerce no Brasil acabou crescendo quase 52% se comparado com o ano anterior.
Todos esses dados, de uma forma ou de outra, nos obriga a refletir sobre as redes sociais no marketing digital.
O que é marketing digital?
As redes sociais, como o próprio nome sugere, são plataformas online que permitem que usuários compartilhem conteúdo, se conectem com outras pessoas e interajam em tempo real.
A grande maioria delas possui integrado um sistema de bate-papo, onde os usuários podem se comunicar de forma mais direta.
Agora, dentre as principais redes sociais utilizadas hoje em dia, podemos mencionar as seguintes:
Qual é a importância das redes sociais no marketing digital?
Existem diversas razões que fazem com que as redes sociais se tornem fundamentais no marketing digital, e isso não é para menos.
Afinal de contas, segundo dados feitos pela Emarketer, mais ou menos 100 milhões de brasileiros estão online em ferramentas como Facebook, Instagram e Twitter.
Esse número gigantesco só mostra o quão importante é criar estratégias das quais é possível aplicar na rede social.
Agora, falando em maiores detalhes sobre a importância das redes sociais no marketing digital, podemos mencionar os seguintes:
Visibilidade
Um dos grandes e principais motivos para investir nas redes sociais é o fato de oferecer uma melhor visibilidade.
Até mesmo porque, quando se tem conteúdos impulsionados, acaba sendo capaz de atingir milhares de pessoas que possam vir a se interessar pelo seu serviço ou produto.
E isso acontece de forma bastante rápida, simples e segmentada, haja vista que a grande parte das redes sociais permitem personalizar o público que quer atingir.
Vendas
A partir do momento que você utiliza as redes sociais no marketing digital, acaba sendo possível atingir uma quantidade de vendas superior.
Essa é uma consequência natural de praticamente todas as estratégias, haja vista que o público online já possui um certo costume de solicitar orçamentos ou mesmo fechar uma venda por meio da própria rede social.
Está enganado quem pensa que as vendas se limitam apenas aos produtos físicos, já que isso também não procede.
Esses canais de comunicação ainda permitem com que divulgar consultorias, assessorias, cursos online e coisas desse gênero.
Além disso, independente do seu segmento de vendas, você pode aumentar a quantidade de vendas por meio de uma estratégia inteligente nas redes sociais.
Aproximação
Quando se tem uma página nas redes sociais, essa acaba sendo uma forma de criar laços ainda mais fortes com o seu público.
Isso é algo importante para que eles possam se sentir confortáveis e como se fizessem parte da sua empresa.
Essa aproximação também serve para compreender sobre as particularidades dos clientes, tais como desejos, hábitos, comportamentos e opiniões.
Sabendo disso, ainda pode compreender sobre quais são as características do seu serviço ou produto, por exemplo.
Viralização
As redes sociais no marketing digital também se tornam fundamentais para melhorar o entretenimento e até o humor de alguns.
A partir disso, você consegue obter uma alta possibilidade de viralização, fazendo com que eles se disseminem muito rápido pela rede social em questão.
Tráfego
As redes sociais também contribuem para se obter um maior engajamento entre marca e público, sendo uma ótima forma de manter um tráfego interessante.
Inclusive, a rede social pode ser uma porta de entrada para o seu site ou loja virtual, por exemplo.
Quando você posta algum conteúdo com links e botões, você tem a chance de aumentar ainda mais o tráfego de visitantes.
Como usar as redes sociais no marketing digital?
Para usar as redes sociais de forma eficiente no marketing digital, é preciso entender seu público-alvo e escolher as plataformas certas para promover seu negócio.
Cada rede social tem um público diferente e uma linguagem própria, por isso é interessante adaptar o conteúdo para cada plataforma.
Além disso, é fundamental criar um planejamento estratégico, definindo objetivos claros e mensuráveis e elaborando um calendário de publicações.
O conteúdo irá postar deve ser relevante, de qualidade e que agregue valor para o usuário.
Outra dica benéfica é investir em anúncios pagos, que permitem alcançar um público maior e mais direcionado.
É possível criar campanhas com diferentes objetivos, como conversões, geração de leads ou aumento de engajamento.
Quais são os benefícios das redes sociais no marketing digital?
De forma resumida, alguns dos benefícios são os seguintes:
As redes sociais trazem diversos benefícios para o marketing digital, entre eles:
- Aumento da visibilidade da marca
- Melhora na reputação da empresa
- Aumento do engajamento com os clientes
- Geração de leads e conversões
- Maior fidelização do cliente
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